Buscar

Construindo o Estado Republicano - Cap5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O Estado socialdemocrático
As condições para o surgimento do Estado socialdemocrático não advém apenas das lutas socialistas e das lutas pelos direitos sociais. É apenas a crise do capitalismo de 1930 (Grande Depressão) que dá condições políticas para uma maior intervenção estatal na economia e na concessão de direitos sociais.
Socialdemocracia: Uso do termo democracia liberal. Confusão dos termos liberal econômico e liberal político (EUA)
O New Deal: Embora nos EUA tenha-se demorado a atribuir um papel decisivo ao Estado, após a crise de 30 ocorreu um crescimento das instituições governamentais na América do Norte e uma ampliação do Estado norte-americano.
Características intervencionistas do Estado socialdemocrático que já estavam presentes no plano de Roosevelt: Aumento do poder regulatório e aumento da capacidade de tributação.
Objetivos: estimular o crescimento econômico e administrar os problemas sociais.
Grandes responsáveis pelo Estado socialdemocrático: crescimento da capacidade política da classe trabalhadora e das classes médias. 
Karl Polanyi (1944): A criação, no capitalismo moderno, de sistemas de bem-estar social, cujas origens estão na Alemanha de Bismarck, foi uma resposta a uma exigência intrínseca do sistema de mercado. O capitalismo eliminou as formas orgânicas da existência, reduzindo a força de trabalho à condição de mercadoria a ser trocada no mercado.
Elementos que definem o Estado Socialdemocrático surgido após a 2ª Guerra Mundial: Intervenção deliberada do Estado no mercado, garantia dos direitos universais à saúde, à educação básica, a uma renda mínima e a condições justas de emprego.
Igualdade liberal: igualdade formal – Todos os homens são iguais.
Igualdade socialdemocrática: igualdade material – igualdade de oportunidades
Democracia Social ou Pluralista
A democracia social ou pluralista manteve elementos da democracia liberal (eleições regulares, partidos políticos competitivos, representação, proteção dos direitos civis e políticos).
Elementos chave
Características centrais da democracia pluralista ou social segundo David Held (economista britânico):
Negociação entre grupos de interesse;
Novo papel da opinião pública;
Natureza relativamente não hierárquica e competitiva (dos possíveis negociadores, grupos de interesse)
Direitos Sociais x Direitos Humanos
Reunião dos direitos sociais, civis e políticos sob a alcunha de Direitos humanos – DUDH de 1948.
Possível sinonímia entre Direitos dos Cidadãos e Direito Humanos. Em termos abstratos é possível.
Anos 30 – importância dos direitos sociais. Acreditava-se que os direitos civis e políticos estavam garantidos.
Anos 60 e 70 – Retomada da importância dos direitos civis em virtude dos regimes autoritários de direita que se instalaram principalmente na América Latina.
Cidadania formal x cidadania real: Desafios dos tempos atuais. Em que pese a democracia ter concedido aos pobres a cidadania formal é objetivo da democracia social e do Estado socialdemocrático conceder estender essa cidadania real (de direito) aos pobres. 
A educação e a imprensa livre foram responsáveis por uma maior efetivação dessa cidadania real, com uma maior participação dos pobres na política e a obtenção de direitos sociais mínimos.
Os direitos civis (de primeira geração), originalmente se orientavam contra o Estado opressor (Leviatã de Hobbes). Eram de direitos que exigiam a abstenção do Estado. São os direitos de liberdade, propriedade, os direitos liberais.
A democracia trouxe os direitos de segunda geração, os direitos políticos, de votar e ser votado.
Porém, era necessário que o Estado não só se abstivesse ou permitisse a participação de todos. Para que os direitos fossem efetivos, reais era necessário que o Estado agisse, protegendo os direitos sociais dos seus cidadãos, em especial os mais pobres.
4 modelos de capitalismo
Divisão Tripartite de Gøsta Esping-Andersen:
-Capitalismo liberal: Estados Unidos – limita direitos sociais, grande desigualdade.
-Capitalismo corporativo: Alemanha – meio termo. Privilegia a integração social
-Capitalismo socialdemocrático de bem-estar social: Suécia – privilegia a igualdade (real, material)
Os quatro modelos de capitalismo segundo Bresser-Pereira:
- Modelo anglo-saxônico do capitalismo de mercado. Os países que primeiro se industrializaram, EUA e Inglaterra e ainda Austrália, Nova Zelândia e Canadá.
- Modelo social Europeu. Alemanha, França e países escandinavos e também os demais europeus e Rússia, inclusive.
- Modelo desenvolvimentista asiático. Japão, Coréia do Sul, e os outros países em franco desenvolvimento da região. Índia é um caso à parte, tendo mais em comum com o grupo seguinte.
- Modelo misto latino-americano. Típico do Brasil, do México e da Argentina, por exemplo.
Uma burocracia desenvolvimentista
Consequência da ascensão do Estado socialdemocrático (1940-70): Aumento do aparelhamento do Estado. Crescimento da burocracia estatal.
Nos países anglo-saxônicos essas burocracias apesar de não serem visíveis no aparato estatal, que é mais enxuto, são vistos em grande número em organizações internacionais (Banco Mundial, FMI, UM)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais