Buscar

AnaliseTextualProvaAv2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: CEL0014_AV2_201201541689 » ANÁLISE TEXTUAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201201541689 - LEONARDO PINHEIRO AMARAL DOS SANTOS
	Professor:
	ACCACIO JOSE PINTO DE FREITAS
MARCIA GONCALVES SILVEIRA FARIA
LARISSA CHRISTINA LEIFER NUNES
	Turma: 9069/AG
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 27/11/2014 19:09:28
	
	 1a Questão (Ref.: 201201866508)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A polissemia permite que se explore o sentido figurado que uma palavra pode assumir em um texto. Assim, as figuras de linguagem e de pensamento se utilizam desse fenômeno linguístico. Identifique em que frase a polissemia do verbo colher pode gerar uma figura de palavra.
	
	
	
	As verduras que foram colhidas na horta foram servidas no almoço.
	 
	Na vida, uma coisa é certa: os homens colhem o que plantam.
	
	As laranjas do suco foram colhidas minutos antes do seu preparo.
	
	Os agricultores colheram todos os grãos de trigo.
	
	Colhemos as frutas do pomar.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201862067)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia o texto a seguir.
Fico admirado como é que você, morando nesta cidade, consegue escrever uma semana inteira sem reclamar, sem protestar, sem espinafrar! E meu amigo falou da água, telefone, Light em geral, carne, batata, transporte, custo de vida, buracos na rua, etc. etc. etc. Meu amigo está como dizem as pessoas exageradas, grávido de razões. Mas que posso fazer? Até que tenho reclamado muito isto e aquilo. Mas se eu for ficar rezingando todo dia, estou roubado: quem é que vai aguentar me ler? Acho que o leitor gosta de ver suas queixas no jornal, mas em termos. Além disso, a verdade não está apenas nos buracos das ruas e outras mazelas. Não é verdade que as amendoeiras neste inverno deram um show luxuoso de folhas vermelhas voando no ar? E ficaria demasiado feio eu confessar que há uma jovem gostando de mim? Ah, bem sei que esses encantamentos de moça por um senhor maduro duram pouco. São caprichos de certa fase. Mas que importa? Esse carinho me faz bem; eu o recebo terna e gravemente; sem melancolia, porque sem ilusão. Ele se irá como veio, leve nuvem solta na brisa, que se tinge um instante de púrpura sobre as cinzas de meu crepúsculo. E olhem só que tipo de frase estou escrevendo! Tome tenência, velho Braga. Deixe a nuvem, olhe para o chão - e seus tradicionais buracos. (Rubem Braga)
Assinale a opção que NÃO corresponde ao gênero apresentado no texto acima:
	
	
	 
	Por ser uma crônica, as ações do texto transcorrem num longo tempo e os personagens são analisados e/ou caracterizados, havendo maior densidade dramática e um conflito resolvido no desfecho.
	
	O texto, por ser uma crônica, conta fatos do cotidiano, reais: necessita que o tempo, as personagens e o local sejam esclarecidos, porque não traz um contexto pronto. Logo, precisa do contexto da situação, exatamente por lidar com fatos do cotidiano.
	
	No texto, encontramos aspectos comuns às crônicas como o de analisar, comentar, argumentar, criticar determinadas situações.
	
	O texto é uma crônica, pois apresenta uma situação cotidiana. A narrativa é informal e a linguagem utilizada é coloquial.
	 
	Um grande propósito do texto da crônica é aproveitar o fato para fazer comentários e até apresentar aspectos divertidos da situação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201827954)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o trecho: "(...) Nossa leitura vai além, já que temos necessidade de recorrer ao nosso conhecimento (experiência de vida, senso comum, formação acadêmica etc.) para que um texto faça sentido, signifique alguma coisa. Já não basta mais garantirmos que as palavras sejam reconhecidas e que a sequência de palavras esteja encadeada de forma coesa e coerente. É preciso recorrer a outros recursos para se ler um texto." (UNESA / Webaula - Análise Textual).
 No que diz respeito às estratégias de leitura de textos virtuais, por exemplo, o leitor percebe novos caminhos, ampliando os limites do ato de ler ao clicar em links que se encontram ao longo dos parágrafos. Essa espécie de conexão, em que as informações podem ser lidas em diferentes sequências, é denominada:
	
	
	 
	hipertexto
	
	coesão sequencial temporal
	
	coesão referencial gramatical
	
	coerência
	
	coesão
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202161909)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a opção em que a frase apresenta o sentido de causalidade, principalmente pela presença do conector apropriado.
	
	
	
	Ela não faz inglês, somente espanhol.
	
	Mas quem deixou os sapatos aqui?
	
	nenhuma das respostas acima.
	 
	As ruas ficaram alagadas porque choveu muito.
	
	A moça caiu, mas não se machucou.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202162074)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A coerência se estabelece por uma série de fatores que afetam os possíveis sentidos de um texto. A estes fatores, damos o nome de Fatores de Coerência. Entre estes fatores, NÃO podemos citar
	
	
	 
	contextualização.
	
	conhecimento de mundo.
	
	conhecimento particular.
	 
	conhecimento pleno da norma padrão.
	
	conhecimento linguístico.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201833055)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Veja o texto a seguir.
"Meus concidadãos: estou aqui na frente de vocês me sentindo humilde pela tarefa que está diante de nós, grato pela confiança que depositaram em mim e ciente dos sacrifícios suportados por nossos ancestrais. Agradeço ao presidente Bush por seu serviço à nação, assim como também pela generosidade e cooperação que ele demonstrou durante esta transição. Quarenta e quatro americanos já fizeram o juramento presidencial." (Discurso de posse de Barack Obama, publicado no portal G1 em 20 de janeiro de 2009 ).
Qual o tipo de texto presente no parágrafo acima? 
	
	
	
	texto injuntivo
	 
	texto dissertativo
	 
	texto argumentativo
	
	texto descritivo
	
	texto narrativo
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201833080)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Observe a seguinte situação:
Amigos notam que uma amiga não usa mais a aliança de casamento, assina com o sobrenome de solteira, diz que mudou de endereço e não inclui mais o marido nas reuniões, festas e convites recebidos. Todos concluem dessas particularidades que a mencionada amiga se separou.
Explique, em pelo menos um parágrafo, como os amigos alcançaram a conclusão de que a referida pessoa se separou.
	
	
	
Resposta: eles concluiram que a amiga agora assina com o sobrenome de solteira e notam que a amia não usa mais a aliança de casamento sendo assim pode se concluir que ela se separou.
	
Gabarito:
Sabemos que raciocínio indutivo é o processo pelo qual, dadas diversas particularidades, chegamos a uma generalização.  A conclusão é tirada pela generalização, alcançada por meio do raciocínio indutivo.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): correta.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202165437)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Suponho que a cadeira onde estou sentado aguentará o meu peso. Que justificativa tenho para acreditar nisso? Bem, a cadeira sempre aguentou o meu peso no passado. Portanto, concluo que aguentará também desta vez. É evidente que o fato de a cadeira ter aguentado comigo no passado não me dá garantia lógica de que agora aguentará. É possível que a cadeira se desmorone. Ainda assim, supomos que o fato de a cadeira ter sempre aguentado comigo me dá razões para acreditar que continuará a fazê-lo. (LAW, 2007, pp. 179-189, apud MARQUES, 2008).
Este tipo de raciocínio, usado também por cientistas, é considerado:
	
	
	
	dedutivo
	
	linguístico
	
	matemático
	
	complexo
	 
	indutivo
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201840111)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Reúna as frases abaixo em um só período, empregando o conectivo mais adequado para expressar as relações
indicadas entre parênteses. Faça as adaptações textuais necessárias.
I. Festeja-se o Carnaval em outras cidades do Brasil. (concessão).
II. Muitos turistas estrangeiros procuram o Rio de Janeiro.(explicação).
III. A cidade possui um Carnaval muito famoso.(explicação)
	
	
	
Resposta: Muitos Turistas estrangeiros procuram o Rio de janeiro alem de a Cidade possuir um Carnaval muito famoso, Festeja-se o carnaval em outras cidades do Brasil.
	
Gabarito: "Embora se festeje o Carnaval em outras cidades do Brasil, muitos turistas estrangeiros procuram o Rio de Janeiro, pois a cidade possui um Carnaval muito famoso." OU "Apesar de se festejar o Carnaval em outras cidades do Brasil, muitos turistas estrangeiros procuram o Rio de Janeiro, porque a cidade possui um Carnaval muito famoso." É preciso empregar conectivos que estabeleçam as relações indicadas entre parênteses, além de fazer os ajustes gramaticais necessários.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): "Embora se festeje o Carnaval em outras cidades do Brasil, muitos turistas estrangeiros procuram o Rio de Janeiro, pois a cidade possui um Carnaval muito famoso." OU "Apesar de se festejar o Carnaval em outras cidades do Brasil, muitos turistas estrangeiros procuram o Rio de Janeiro, porque a cidade possui um Carnaval muito famoso." É preciso empregar conectivos que estabeleçam as relações indicadas entre parênteses, além de fazer os ajustes gramaticais necessários.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202169933)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como estudamos há diversas estratégias para os sentidos estarem implícitos, e percebemos isso pelo esforço que é necessário para interpretar determinadas mensagens. Sendo assim, podemos concluir que interpretar é
	
	
	
	desvendar sentidos, o que queremos, desprezando sempre as ideias do autor.
	
	desvendar sentidos, sempre o que queremos e o que está claro na mensagem.
	 
	desvendar sentidos, não o que queremos, mas o que está posto na mensagem.
	
	desvendar sentidos, a partir do que queremos, e não o que está posto na mensagem.
	
	desvendar sentidos, o que queremos e o que está posto na mensagem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes