Buscar

Av2 - remuneração estratégica

Prévia do material em texto

� Fechar�
	Avaliação: GST0212_AV2_201301948527 » REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201301948527 - EDSON GASPAR RESENDE JUNIOR
	Professor:
	SILVANIO AZEVEDO DA CUNHA
	Turma: 9007/AN
	Nota da Prova: 8,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 19/11/2014 20:10:40
	�
	 ��1a Questão (Ref.: 201302203730)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	No livro REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA (2004), de Picarelli Filho e Wood Junior, registra-se que "nos Estados Unidos a remuneração por habilidade é uma das inovações gerenciais que mais crencem em popularidade" (p.60). No Brasil, por outro lado, o tema ainda é visto como novidade, embora os autores destaquem crescimento de tal abordagem. Entre as razões para a adoção da remuneração por habiliidade, temos o "foco no aperfeiçoamento contínuo" (p.61). Em que medida - ou de que forma - tal programa de remuneração pode estimular o aperfeiçoamento contínuo dos trabalhadores?
	
	
Resposta: O programa de remuneração por habilidades faz com que o colaborador tenha um procura constante por apefeiçoamento pois quanto mais habilidades certificadas ele tiver maior tentederá ser seu salário. Além do senso de identidade, comprometimento e orientação para os resultados.
	
Gabarito: O aluno deve demonstrar entendimento sobre a ideia central dos programas de remuneração por habilidade ou por habilidades certificadas. Tais programas buscam uma relação entre a progressão salarial e aquisição de habilidades ou bloco de habilidades. Quanto mais habilidades certificadas um empregado tiver, maior tenderá a ser o seu salário (p.65). Tal conexão pode, segundo os autores, estimular que um empregado esteja permanentemente sendo treinado e adquirindo novos conhecimentos.
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 201302249642)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Quais as formas de remuneração que uma empresa pode utilizar para atrair e conservar os seus talentos?
	
	
Resposta: Remuneração por competências, por habilidades, funcional, variável, por desempenho.
	
Gabarito: Pode utilizar as formas de remunerar existentes na remuneração funcional, salário indireto, remuneração por habilidades, remuneração por competências, previdência complementar, remuneração variável, participação acionária ou alternativas criativas.
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 201302177335)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Pensar estrategicamente a remuneração é pensar em diferentes componentes de um pacote de remuneração para diferentes públicos (empregados individuais, equipes de trabalho ou o conjunto dos colaboradores) e de forma alinhada aos interesses dos negócios de uma organização. Pacotes de remuneração podem ser formados por diferentes componentes, tenham eles natureza direta ou indireta. De uma forma geral podemos afirmar que um pacote de remuneração - no contexto da nossa disciplina - deve conter, de forma estruturada:
	
	
	Benefícios indiretos, salário por habilidade e incentivos financeiros de longo prazo;
	
	Salário funcional, por habilidade e por competência, conforme o perfil do cargo;
	 
	Salário, benefícios e incentivos financeiros na forma de recompensa e de reconhecimento;
	
	Incentivos financeiros de curto prazo, benefícios indiretos e salário por competência;
	
	Incentivos financeiros, salário funcional e assistência médico-hospitalar;
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 201302177339)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Planos de cargos e salários (PCS) ¿ explorados com mais detalhes na disciplina de Administração de Cargos e Salários - são normalmente representados por um conjunto de instrumentos essenciais para a gestão dos recursos humanos de uma organização. Tais instrumentos estão normalmente presentes nas organizações que possuem um PCS formalmente implantado. Estão entre tais instrumentos:
	
	
	Levantamento de funções (entrevista, questionário e observação local) e benefícios sociais, recreativos ou supletivos;
	
	Tabelas salariais, pesquisas salariais, levantamento de funções e programa de participação nos lucros;
	 
	Descrição e especificação dos cargos; tabela ou estrutura salarial;
	
	Estruturas funcionais e salariais; entrevistas, questionário e observação local;
	
	Participação nos lucros ou resultados, programa de bônus para executivos e estruturas salariais;
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 201302117168)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O termo benefício é usado em diversas situações no contexto organizacional. Dentro das discussões envolvendo remuneração estratégica o referito termo assume um conceito particular, podendo representar uma vantagem ou facilidade, normalmente vinculada a um serviço oferecido pela organização. Qual dos benefícios a seguir não seria considerado "remuneração indireta" ou "salário indireto"?
	
	
	Assistência Médico-hospitalar;
	
	Auxílio transporte;
	 
	Salário maternidade;
	
	Assistência Jurídica e financeira aos empregados e seus dependentes;
	
	Auxílio-refeição ou alimentação;
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 201302287751)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como é chamado o sistema de remuneração baseado nas descrições de atividades e responsabilidades de cada função, ou seja, com foco no cargo?
	
	
	Remuneração por Desempenho
	
	Remuneração por Competências
	 
	Remuneração Funcional
	
	Remuneração por Habilidades
	
	Remuneração Variável
	
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 201302249623)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os sistemas de remuneração tradicionais são conhecidos por possuírem determinadas características, marque a questão abaixo que traduz as características de um sistema de remuneração tradicional.
	
	
	Inflexibilidade
	
	Metodologia desatualizada
	
	Falsa objetividade
	 
	Todas as respostas estão corretas
	
	Conservadorismo
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 201302178499)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A empresa ALFA está implantando um Plano de Classificação de Cargos e Salários (PCS) para as atividades operacionais da área industrial. Você, que atua como gestor de RH da referida empresa, ficou encarregado de entender e registrar as críticas envolvendo a chamada remuneração funcional. Em seu relatório final à diretoria, você teria destacado que:
	
	
	As críticas não seriam registradas, na medida em que nenhum autor ou profissional de RH considera a remuneração funcional inadequada ao contexto organizacional;
	
	A remuneração funcional, proveniente da adoção de um PCS na forma tradicional, considera um cargo como um conjunto de funções de mesma natureza e de equivalentes níveis de responsabilidade e complexidade;
	
	A chamada remuneração por competência é uma alternativa importante, nesse caso, à remuneração funcional, na medida em que estimula os empregados a buscarem novas habilidades e competências, tanto operacionais, como de liderança;
	 
	A chamada remuneração funcional - expressão adotada por alguns autores - não considera, na forma de progressão dos cargos e dos salários, as habilidades individuais dos trabalhadores, não estimulando o contínuo aprendizado técnico profissional;
	
	A remuneração por habilidade está direcionada para cargos cujas funções sejam, predominantemente, padronizadas e repetitivas. A "reprodutibilidade" é uma característica importante das funções inseridas no contexto de tais programas;
	
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 201302287991)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como é chamada a forma de concessão de benefícos em que a empresa seleciona um conjunto de benefícios que serão concedidos a todos os empregados?
	
	 
	Tradicional
	
	Escolha Livre
	
	Flexibilização Parcial
	
	Modular
	
	Menu de Opções
	
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 201302116960)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É um dos objetivos da remuneração variável :
	
	
	Eliminação dos custos com salário fixo.
	
	Facilitara pesquisa salarial.
	
	Rever o plano de cargos e salários.
	
	Compartilhamento da remuneração.
	 
	Transformação do custo fixo em variável.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes