Buscar

av1 Principios e tecnologia dos materiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Professor:
	JOAO MARQUES DE MORAES MATTOS
	Turma: 9003/AK
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 07/10/2014 13:00:51 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301895478)
	1a sem.: CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Os materiais formados por duas fases (uma matriz e uma dispersa), podendo ser uma combinação de materiais diferentes ou não, aliando as propriedades de ambos são classificados como: 
		
	
	Cerâmicas
	
	Metais
	
	Materiais avançados.
	
	Polímeros
	
	Compósitos; 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301859159)
	1a sem.: Propriedades Mecânicas
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A questão do aquecimento global é uma grande preocupação das autoridades mundiais. O Protocolo de Kioto obriga os países desenvolvidos a reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera; porém os EUA não assinaram este documento, uma vez que isso faria com que eles diminuissem a produção de suas fábricas e consequentemente sua economia, mas esta é uma questão política. O que eles tem que fazer é produzir energia por fontes limpas e diminuir o consumo de petróleo. A energia eólica é uma boa candidata a isso. Atualmente, a maior parte das turbinas eólicas, ou aerogeradores, são fabricados a partir de plásticos reforçados ou fibras de vidro. Fibras de carbono, aço e alumínio são usados em menor escala. Novos materiais compósitos com base em matrizes metálicas também continuam sendo pesquisados e usados. A respeito dos metais, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	não são dúcteis
	
	são densos e resistentes à fratura
	
	são rígidos
	
	muitos apresentam propriedades magnéticas
	
	apresentam estrutura cristalina
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301989550)
	2a sem.: Estrutura Cristalina dos Materiais
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Um modelo físico muito comum e de fácil entendimento para explicar a constituição da estrutura da matéria é o átomo de Bohr, que considera a estrutura atômica como uma miniatura do sistema solar , ou seja, composto de NÚCLEO (sol) em órbitas circulares ou elípticas onde se localizam os ELÉTRONS (planetas). Considerando a teoria atômica relacionada ao modelo anteriormente mencionado, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Na ligação metálica, os elétrons são compartilhados por vários átomos. Assim admite-se que o átomo encontra-se constantemente no estado de perder, ganhar e dividir elétrons-valência com os átomos adjacentes.
	
	Na ligação covalente, um átomo compartilha seus elétrons com outros átomos adjacentes.
	
	Vários materiais cerâmicos possuem como base de agregação atômica a ligação iônica.
	
	Na ligação iônica, os átomos dos elementos de valência facilmente liberam esses elétrons, tornando-se íons carregados positivamente.
	
	Na ligação de Van der Waals, ocorre influência mútua das ondas eletrônicas estacionarias, ocorrendo compartilhamento dos elétrons de forma semelhante a ligação covalente.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301989563)
	2a sem.: Estrutura Cristalina dos Materiais
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Muitas vezes, uma substância assume diferentes estruturas cristalinas, dependendo da temperatura e da pressão. Este fenômeno é conhecido como alotropia. Um dos mais famosos é o caso do Estanho branco e do Estanho cinza. O primeiro é tetragonal de corpo centrado a temperatura ambiente, enquanto o segundo possui uma estrutura cúbica semelhante ao do diamante, que passa a predominar a partir de 13,2oC. Quando ocorre a alteração, também ocorre a variação dimensional da substância e o seu esfacelamento. Porém, esta transformação não é preocupante, uma vez que sua cinética é muito lenta, havendo tempo para remediá-la.
Considerando a teoria cristalográfica, assinale a opção que está CORRETA.
		
	
	A célula cúbica simples possui em um padrão cúbico átomos situados nos oito vértices do cubo e um átomo situado no centro de cada face do cubo.
	
	A célula cúbica de face centrada possui em um padrão cúbico átomos situados nos oito vértices do cubo e um átomo situado no centro do cubo.
	
	A célula cúbica de corpo centrado possui em um padrão cúbico átomos situados nos oito vértices do cubo e um átomo situado no centro do cubo.
	
	A hexagonal possui em um padrão cúbico seis átomos compartilhados com os oito vértices do cubo.
	
	A célula cúbica de corpo centrado possui em um padrão cúbico apenas átomos situados nos oito vértices.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301989701)
	3a sem.: Propriedades Mecânicas dos Materiais
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A vasta maioria dos materiais é submetida a cargas quando colocados em serviço. As asas de ligas de alumínio de um avião literalmente batem em um esforço repetitivo para manter a aeronave em voo; as molas e toda suspensão de um carro quando este trafega por ruas acidentadas executam também um esforço periódico de sustentação da estrutura do veículo; um prego fixo na parede que suporte a carga constante de um quadro. Para a escolha do tipo de material que iremos utilizar no componente de interesse, é necessário que conheçamos o comportamento do mesmo sob as condições de utilização. Para simular tal comportamento, existem diversos ensaios realizados em laboratório.
Considerando os ensaios mecânicos estudados, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	No ensaio de flambagem, as forças atuantes exercem um esforço de tração em uma barra de seção transversal pequena em relação ao comprimento, que tende a produzir uma curvatura na barra.
	
	No ensaio de tração, as forças atuantes tendem a provocar um alongamento do elemento na direção da mesma.
	
	No ensaio de compressão, as forças atuantes tendem a produzir uma redução do elemento na direção da mesma.
	
	No ensaio de cisalhamento, as forças atuantes provocam um esforço de compressão em uma barra de seção transversal pequena em relação ao comprimento, que tende a produzir uma curvatura na barra.
	
	No ensaio de flexão, as forças atuantes provocam uma deformação do eixo perpendicular à mesma.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301989718)
	3a sem.: Propriedades Mecânicas dos Materiais
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O ensaio de tração é muito utilizado em laboratório para se determinar algumas características dos materiais; consiste em submeter o corpo de prova a uma carga uniaxial, que é aumentada gradativamente, e observar a reação do material até sua ruptura. O comportamento é registrado em um gráfico tensão x deformação. Para que os resultados sejam comparáveis em todo o mundo científico, as características de execução deste ensaio, assim como a de outros, são padronizadas. O módulo de Young pode ser interpretado como uma espécie de rigidez do material a deformação elástica. Considerando a tabela a seguir e o ensaio anteriormente mencionado, assinale a opção que mostra a ordem crescente de resistência a deformação elástica dos materiais considerados. 
	Liga Metálica 
	Módulo de Elasticidade (GPa) 
	Alumínio 
	 69 
	Magnésio 
	45 
	Tungstênio 
	 407 
	Aço 
	 207 
                     
		
	
	Magnésio, aço, alumínio e tungstênio.
	
	Magnésio, tungstênio, alumínio e aço.
	
	Tungstênio, aço, alumínio e Magnésio.
	
	Alumínio, magnésio, aço e tungstênio.
	
	Magnésio, alumínio, aço e tungstênio.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301990830)
	4a sem.: Diagramas de Equilíbrio
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Diversos parâmetros controlam a microestrutura de um material, entre eles está a taxa de resfriamento, que pode originar estruturas de grão finos ou grãos maiores, impactando nas propriedades mecânicas dos materiais. Com relação ao exposto anteriormente, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	Em altas temperaturas, quanto maior o tamanho de grão (TG), maior a resistência. 
	
	Em baixas temperaturas, quanto menor o tamanho de grão (TG), maior a resistência mecânica.Ao sofrer deformação a frio, os grãos não sofrem deformação suficiente para impactar nas propriedades mecânicas dos metais.
	
	À medida que um material é resfriado, os núcleos formados crescem e novos núcleos são formados. O crescimento de cada núcleo individualmente gera partículas sólidas chamadas de grãos.
	
	Grãos muito grandes em temperaturas normais diminuem muitas das propriedades mecânicas dos materiais, principalmente o requisito ductilidade, pois o material fica mais frágil e resiste menos a esforços de impacto.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301895550)
	4a sem.: PROPRIEDADES MECANICAS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Deseja-se produzir um bastão cilíndrico de 10,0 mm que, quando em utilização, sofrerá uma carga máxima de tração de 128.000 N. O bastão não poderá sofrer nenhuma deformação plástica. Dentre os materiais abaixo, qual (is) eu poderia utilizar para sua fabricação? Material Tensão de escoamento (MPa) Liga de alumínio 200 Liga de latão 300 Liga de aço 400 Liga de titânio 650 
		
	
	Todas as ligas 
	
	Liga de aço e liga de titânio apenas; 
	
	Liga de aço, liga de titânio e liga de latão apenas; 
	
	Nenhuma das ligas; 
	
	Liga de titânio apenas; 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302079990)
	sem. N/A: SOLUÇÃO SÓLIDA
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Uma solução sólida é constituída da interação de átomos que se misturam, soluto e solvente, com este último sendo incorporado a matriz do solvente. Considerando as características das soluções, identifique a afirmação CORRETA. 
		
	
	As fases da mistura sólida não se modificam com a variação da temperatura. 
	
	Na solução sólida, não há limite de solubilidade do soluto no solvente, não ocorrendo precipitações.
	
	Fase é a porção de matéria fisicamente heterogênea e perfeitamente distinguível. 
	
	Depois de resfriado a solução sólida, não é possível alterar as propriedades mecânicas. 
	
	O solvente pode ocupar posições atômicas ou intersticiais. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302074912)
	sem. N/A: Tratamentos térmicos
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Na alta Idade Média, alguns tratamentos térmicos em aço já eram praticados, tais como o rápido resfriamento de uma espada aquecida ao rubro, o que originava um utensílio mais duro. Os artífices não sabiam explicar o porquê destas mudanças nas propriedades mecânicas; hoje, sabemos que os tratamentos térmicos provocam mudanças microestruturais. Considerando a descrição de tratamento térmico anterior, identifique nas opções a seguis aquela que melhor a descreve:
		
	
	Deformação a frio.
	
	Revenido.
	
	Têmpera
	
	Recozimento.
	
	Cementação.

Outros materiais