Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
cláudia e beto

Pré-visualização | Página 1 de 2

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES- URI - CAMPUS DE SANTO ÂNGELO- RS
DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE
EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO
SEMINÁRIO DE APROFUNDAMENTO DOS ESPORTES- ATLETISMO II
VIVIANA DA ROSA DEON
CLÁUDIA ELIZANDRA LEMKE
ROBERTO PINHEIRO MACHADO
RELATÓRIO DO SEMINÁRIO EM APROFUNDAMENTO DE ESPORTES
ATLETISMO
SANTO ÂNGELO, NOVEMBRO DE 2013.
INTRODUÇÃO
O Presente relatório tem por objetivo apresentar as vivências proporcionadas pela disciplina de Seminário de Aprofundamento em Esportes – Atletismo realizado no 4º semestre do Curso de Educação Física- Bacharelado.
Foram realizadas quatro intervenções, sendo a primeira no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS localizado no Bairro Pippi no Centro Social Urbano com crianças de 5 a 11 anos de idade e as outras intervenções no Colégio Estadual Missões com uma turma de crianças com 8 anos de idade.
LEVANTAMENTO DA REALIDADE
A população do CRAS – CSU era composta por 17 alunos do sexo masculino em diferentes níveis de aptidão física e habilidades, com idade entre 5 e 11 anos de idade, uma população considerada de risco, em vulnerabilidade social, onde apresentavam diversas vivências motoras conforme o observado, possuindo coordenação motora, habilidades motoras básicas bem desenvolvidas. O local onde foram realizadas as intervenções é um bom local, com amplo espaço possuindo uma quadra de piche e um campo, havendo sombra o que proporciona o bem estar para os alunos. A turma apresentou-se ativa, disposta e realizou as atividades com êxito, seguindo a proposta das intervenções.
No Colégio Estadual Missões a turma era composta por 30 alunos heterogenios em diferentes níveis de aptidão física, sendo 12 do sexo feminino e 18 do sexo masculino, todos com 8 anos de idade, apresentando-se coordenados e com habilidades motoras básicas em desenvolvimento. Os alunos apresentaram-se bem dispostos a realização das atividades, cooperando uns com os outros e auxiliando no que possível os colegas e os professores.
O local das atividades foi a pista de atletismo da escola, contando com um espaço amplo e piso de pó de pedra, e ainda, pode ser utilizado o campo de futebol que contava com um ambiente de sombra. 
OBJETIVOS
Objetivo Geral
	Aprimorar as habilidades básicas e as capacidades coordenativas, coordenação de multimembros, tempo de reação, equilíbrio, velocidade de membros inferiores, velocidade, resistência e ritmo a fim de auxiliar os alunos da Educação Básica no domínio de suas possibilidades motoras utilizadas no mini atletismo.
Objetivos Específicos
-Vivenciar atividades que auxiliem os alunos nas habilidades básicas das corridas de velocidade a fim de aprimorar estas habilidades;
-Realizar atividades que auxiliem na habilidade básica do saltar, além dos elementos da psicomotricidade a fim de que os alunos adquiram domínio de suas habilidades motoras;
-Experimentar atividades que auxiliem no conhecimento das habilidades do corpo e no desenvolvimento das habilidades básicas do saltar e correr;
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
As atividades realizadas foram desenvolvidas individualmente, em pequenos grupos e no grande grupo, além das atividades auxiliarem nas composições motoras de correr, saltar, arremessar em circuitos psicomotores, circuitos de agilidade e velocidade e de habilidades motoras básicas. 
CRONOGRAMA
	DATA
	CONTEÚDO
	08/11/2013
	Habilidades Motoras Básicas ( Correr);
	02/12/2013
	Habilidades Motoras Básicas;
	03/12/2013
	Habilidades Motoras Básicas;
	04/12/2013
	Habilidades Motoras Básicas;
INTERVENÇÕES
AULA 01
DATA: 08/11/2013
Objetivo: Vivenciar atividades que auxiliem os alunos nas habilidades motoras básicas das corridas de velocidade e nos arremessos.
Conteúdo: Corridas de velocidade; arremessos;
Recursos: Cones; Bambolês; Bolas;
- Aquecimento: os alunos formando duas colunas com seis alunos cada deveriam em forma de estafeta percorrer um determinado espaço delimitado com cones, onde ao percorrer o espaço correndo e retornava tocando a mão do colega para que este realizasse o percurso. A atividade será realizada duas vezes.
2º momento
-Na mesma formação anterior os alunos fara o percurso com uma bola na estafeta onde quicará a bola e retornara correndo entregando ela para o colega para que este realize o percurso;
-Na mesma formação anterior os alunos com a bola nas mãos caminham lançando a bola para cima e pegando, repetem o lançamento três vezes ao longo do percurso e retornam com a bola nas mãos correndo e entregando para o próximo da coluna realize as atividades; Obs: A equipe que perder o percurso realizara abdominais;
-Na mesma formação da primeira atividade os alunos deveram realizar a estafeta com saltos frontal por um cone deitado e retornar para que o próximo colega realize a atividade;
-Os alunos dispostos em duas colunas deverão realizar uma série de saltos num percurso delimitados por cones onde passaram saltando primeiramente alternadamente com os pés e depois com ambos juntos por bambolês e cones.
-Os alunos na formação anterior deveram realizar uma corrida em zigue zague passando com saltos alternados por bambolês e com retorno para que o próximo colega realize as atividades;
- Na mesma formação ainda realizaram:
	*Corridas com Skipping alto;
	* Corridas com skipping baixo;
	* Corridas laterais;
	*Corridas com retorno de costas;
	* Deslocamentos até os cones e realização de um polichinelo;
	*Deslocamentos até os cones com a realização de flexões de tronco;
3º momento
-Alongamento final;
-AVALIAÇÃO: Considerar positiva a aula se os alunos ao realizar as atividades desenvolverem atenção, percepção, autonomia além das habilidades básicas do correr e arremessar;
RELATÓRIO AULA 01
	Os alunos demonstraram bastante interesse na aula, inicialmente foi realizada uma estafeta para o aquecimento onde percorriam um trajeto e retornavam tocando a mão do colega para que o próximo realizasse o trajeto, nesta atividade eles a realizam com intuito competitivo e demonstraram bastante interesse em ganhadores e vencedores, as professoras enfatizaram que as atividades deveriam ser realizadas com o máximo esforço e eficiência sem a competição, porém os alunos continuaram nesta ênfase.
	Seguiram-se as atividades e os alunos continuaram nos intuitos competitivos, pois as demais brincadeiras recorriam estafetas, seguindo isto, as professoras utilizaram da estratégia dos perdedores realizarem abdominais, porém os vencedores como espirito de equipe após vencerem também realizaram as abdominais.
	Ao lançar as bolas para cima e retornarem uma das professoras interviram porque os alunos estavam jogando a bola muito rapidamente pelo espirito competitivo, então aconteceu uma pausa e os alunos foram instruídos novamente.
	A aula neste dia foi de extrema importância para a aprendizagem dos acadêmicos, pois surgiram situações problemas onde foram difíceis as tomadas de decisões e intervenções por parte das professoras necessárias, a aula em si foi produtiva, pois os alunos realizaram as atividades com êxito. 
AULA 02
DATA: 02/12/2013
Objetivo: Realizar atividades que auxiliem nas habilidades básicas do correr, além dos elementos da psicomotricidade a fim de que os alunos adquiram domínios de suas possibilidades motoras o conhecimento do próprio corpo;
Conteúdo: Corridas;
-Aquecimento: pega-pega da corrente: há uma brincadeira onde há um pegador e quem for pego, pega na mão do colega e então os dois pegam os demais, sempre quem for pego pega na mão do colega e sempre quem for pego pega na mão dos colegas, quem está na ponta pode pegar os demais.
2º momento
-Logo após os alunos dispostos em coluna realizaram as seguintes estafetas em 4 colunas, sendo 2 a 2 uma de frente para a outra: Corrida com elevação do joelho frontalmente; Corrida com saltos alternando os pés; Realizar a elevação lateral do joelho com pequenos
Página12