Buscar

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	Tipo de Avaliação: AV2 
	
	Professor:
	ALISSON HYGINO SILVA
	Turma: 9004/T
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 28/11/2014 16:37:40 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301458884)
	sem. N/A: doenças e agravos não transmissíveis
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), violências e acidentes representam graves problemas de saúde pública com alto impacto sobre a morbimortalidade da população. Nesse contexto, comente o principal objetivo do monitoramento de doenças e agravos não transmissíveis.
		
	
	
Gabarito: A redução da incidência e a prevalência desses problemas de saúde, prolongando, dessa forma, a vida dos seres humanos com qualidade. Viver uma longa vida, não significa vivê-la com qualidade. Portanto, as ações individuais e coletivas devem ser voltadas para a preservação da vida com qualidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301333233)
	5a sem.: Formas de ocorrência das doenças
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A elevação do número de casos de uma doença ou agravo em um determinado lugar e período de tempo, que caracteriza, de forma clara, um excesso em relação à frequência esperada é a definição de:
		
	
	Endemia.
	
	Epidemia.
	
	Pandemia.
	
	Infecção
	
	Surto.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301335060)
	1a sem.: Indicadores Epidemiológicos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Classificação Internacional de Doenças e de Problemas Relacionados à Saúde (CID): 
		
	
	Fornece a uniformização na denominação das doenças e causas de morte (classificação dos óbitos).
	
	Nomeia todos os indivíduos que morreram por motivos de doença.
	
	Um Banco de Dados com informações da rotinas hospitalares no mundo.
	
	Realiza Diagnóstico de doenças raras.
	
	Constitui um Banco de Dados referência do cadastro de doentes no mundo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301334090)
	3a sem.: Comissão Nacional sobre DSS
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS) foi criada em março de 2005 sendo composta por especialistas e personalidades da vida social, econômica, cultural e científica do país. Sua constituição expressa o reconhecimento de que a saúde é um bem público a ser construído com a participação solidária de todos os setores da sociedade brasileira. Sobre os objetivos da CNDSS são feitas as seguintes afirmações: I A identificação e o enfrentamento das causas de natureza social, econômica e cultural da situação de saúde da população brasileira poderão ser feitos com maior precisão. II A identificação de políticas públicas de saúde e de iniciativas da sociedade que ajudem a enfrentar os determinantes sociais de saúde poderá ser feita com maior precisão. III A equidade e as melhores condições de saúde e qualidade de vida para os brasileiros poderão ser alcançadas. Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Apenas a afirmação I é falsa.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmações I e II são verdadeiras
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301335067)
	4a sem.: Indicadores Epidemiológicos
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	São indicadores diferentes na interpretação da Epidemiologia:
		
	
	Taxa de incidência cumulativa e Risco.
	
	Mortalidade Infantil Precoce e Mortalidade Neonatal.
	
	Mortalidade e Letalidade.
	
	Letalidade e Fatalidade.
	
	Susceptibilidade e Nível de Fragilidade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301334649)
	2a sem.: WHOQOL
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Para o desenvolvimento do instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100 - World Health Organization Quality of Life) a Organização Mundial de Saúde criou um projeto colaborativo e multicêntrico que foi desenvolvido com a colaboração de 15 centros que trabalharam, simultaneamente, em diversas culturas. Sobre as principais características do WHOQOL-100 são feitas as seguintes afirmações: I O WHOQOL-100 avalia a qualidade de vida através de um único aspecto fundamental: a presença de dimensões positivas na vida. II O WHOQOL-100 encontra-se disponível em vários idiomas. III O WHOQOL-100 resultou de um desenvolvimento transcultural. IV O WHOQOL-100 enfatiza a percepção do indivíduo sobre sua qualidade de vida. Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa I é falsa.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301347069)
	6a sem.: Princípios do SUS
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O SUS (Sistema Único de Saúde) representa o conjunto de ações e serviços de saúde prestados por Órgãos e Instituições Públicas Federais, Estaduais e Municipais, da Administração Direta e Indireta e das Fundações mantidas pelo Poder Público, e de forma complementar pela iniciativa privada (Art. 4° Lei 8.080). Por ser um conjunto de unidades, de serviços e de ações que interagem com um mesmo propósito, organizando-se nas três esferas governamentais: Federal, Estadual e Municipal, dizemos que o sistema é único. Com relação às principais características ou princípios do SUS podemos afirmar que: I A universalidade quer dizer que todas as pessoas têm o direito ao atendimento, independente da cor, raça, religião, local de moradia, situação de emprego ou renda. II A equidade quer dizer que todo o cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme as suas necessidades. III Com relação à integralidade, as ações de saúde devem ser combinadas e voltadas ao mesmo tempo para prevenção e a cura. IV A descentralização está relacionada à redistribuição das responsabilidades das ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo. Agora, assinale a alternativa correta: 
		
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	Somente a afirmativa I é falsa.
	
	As afirmativas I, II e IV são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301427108)
	2a sem.: Evolução no conceito de saúde
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	De acordo com os novos paradigmas da saúde, as doenças humanas não estão relacionadas apenas ao bom ou mau funcionamento de uma célula, tecido ou órgão, possuem também uma dimensão psicológica (vivências e emoções), sociocultural (coletiva), e psicobiológica (individual). Mesmo os fatores religiosos ou políticos devem ser considerados, pois podem influenciar o desencadeamento das doenças. Ao avaliar a dimensão do conceito de Saúde, elaborado na VIII Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília (1986): "Saúde é a resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acessos aos serviços de saúde, é assim antes de tudo, o resultado das formas de organização social", observa-se o vínculo indissociável entre a saúde e os Componentes do Complexo da Qualidade de Vida (Habitação; Saneamento e meio ambiente; Saúde; Educação; Alimentação e Nutrição; Cultura, Esporte e lazer; Trabalho e renda; Previdência e Assistência Social; Transporte). No contexto da qualidade de vida, o instrumento de mensuração da qualidade de vida proposto pela Organização Mundial da Saúde (WHOQOL) foi desenvolvido para avaliar de forma holística os indivíduos através dos domínios: físico, psicológico, nível de independência, relações sociais, meio-ambiente e espiritualidade/religiosidade/crenças pessoais. Essa concepção é fantástica e demonstra o caráter revolucionário dos novos paradigmas em saúde ressignificando o conceito de coletivo, como campo estruturado de prática social. Dessa forma, qual é aimportância das intervenções em saúde voltadas para o coletivo considerarem as relações da vida cotidiana entre os homens, ou seja, seus afetos, medos, incertezas, entre outros aspectos?
		
	
	
Gabarito: Porque as intervenções curativas e orientadas para a cura e/ou risco de adoecer são retrógradas e insuficientes para a promoção da saúde e da qualidade de vida em uma sociedade.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301347111)
	7a sem.: Pesquisa em Epidemiologia
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A pesquisa em epidemiologia no Brasil vem crescendo e adquirindo reconhecimento científico em nível mundial, estando o Brasil entre os seis países de maior produção científica da América Latina. As pesquisas têm sido conduzidas, basicamente, para dois eixos temáticos principais que são:
		
	
	patologia nutricional e epidemiologia genética.
	
	gestão de sistemas de saúde e determinantes sociais da saúde.
	
	adaptação fisiológica e metabólica.
	
	princípios do SUS e imunologia.
	
	varíola e peste bubônica.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301334826)
	10a sem.: Vigilância Epidemiológica
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Constituem ações dos serviços de Vigilância Epidemiológica: I- Avaliar as situações epidemiológicas e definir ações específicas para cada realidade. II- Promover a busca ativa de causadores de agravos e doenças. III- Implantar e promover a notificação compulsória de agravos e doenças. IV- Promover a qualificação de recursos humanos para a Vigilância Epidemiológica. São CORRETAS as afirmativas: 
		
	
	I, II e IV somente
	
	II, III e IV somente
	
	Todas estão corretas
	
	I, II e III somente.
	
	I, III e IV somente

Outros materiais