Buscar

7-MARSHAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

MARSHAL
Duas questões:
Maximizar a utilidade pelas famílias
Maximizar a utilidade pelas firmas
Das famílias:
Formulou a noção de utilidade marginal decrescente e as condições necessárias para a maximização da utilidade do consumidor através da troca.
Determinou uma curva negativa da procura:
Os gostos do consumidor eram constantes
Utilidade marginal do dinheiro era constante.
a)+ b) = ligação da tabela de utilidade com a de preço, que surgiu a curva de demanda individual que totalizada dá a demanda total.
‘Toda queda no preço de uma mercadoria de uso geral aumentara suas vendas totais, mantendo-se inalteradas as outras coisas.’
- A preocupação com a análise de equilíbrio marginal parcial fica evidente na passagem transcrita acima mantendo-se inalteradas outras coisas.
Define elasticidade do preço da procura e excedente do consumidor.
MAXIMIZAÇÃO= vendas dos fatores de produção. Dos três fatores de produção- terra, capital, e trabalho- trabalho e capital envolviam utilidade negativa, e renda era entendida nos moldes de Ricardo.
TRABALHO E CAPITAL- UTILIDADE NEGATIVA
RENDA- MOLDES DE RICARDO
Com base nas vendas dos serviços do trabalho e do capital as famílias faziam seus cálculos de utilidade: ‘... as pessoas estavam sempre calculando as trocas apropriadas envolvidas na minimização da dor do trabalho ou da espera, comparando-as com o prazer obtido com a aquisição de mercadorias para consumo’
A maximização da utilidade, por meios de ajustes marginais de quantidade de mercadorias, compradas e vendidas, era possível, por causa da possibilidade de substituição de uma mercadoria por outra, e as condições de maximização da utilidade eram asseguradas.
DA FIRMA:
O problema de maximização era o mesmo que das famílias se os fatores de produção fossem substituíveis no processo de geração de renda. Se houvesse uma combinação fixa de fatores, coeficientes técnicos de produção, implicaria na possibilidade de uma tecnologia, uma receita, aos moldes de Ricardo e Menger.
Dois conceitos atribuídos a Marshall:
Os empresários buscam reduzir os custos de produção substituindo um fator por outro
Quando a firma aumentava a quantidade usada de um fator, em relação a quantidade usada de outro fator, o incremento marginal à produção total de um aumento igual ao do primeiro começaria, a partir de um certo ponto, a diminuir
A possibilidade de substituição de fatores semelhantes à dos bens, e a lei dos rendimentos decrescentes cumpririam um papel semelhante a lei da utilidade marginal decrescente. O problema da firma passaria ser maximizar a diferença entre custos de seus insumos e a receita de seus produtos.

Outros materiais