Buscar

AV2 DE FUNDAMENTOS DA CIENCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0089_AV2_201403085269 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201403085269 - ANA PAULA RIBEIRO DE SOUZA
	Professor:
	JOSE GUATEMOZIN LOPES DA SILVA
PAULO SERGIO DE OLIVEIRA
	Turma: 9050/AX
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 27/11/2014 19:21:04
	
	 1a Questão (Ref.: 201403329269)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	É importante ressaltar que "crenças" transmitidas por profetas, sobre o reconhecimento que pessoalmente alcançam os heróis e os demagogos, durante as guerras e revoluções, nas ruas e nas tribunas, convertendo a fé e o reconhecimento em deveres invioláveis que lhes são devidos pelos governados, corresponde a um tipo de dominação. A obediência a uma pessoa se dá devido às suas qualidades pessoais. Segundo Weber estamos nos referindo a:
		
	 
	Dominação Carismática
	
	Dominação Legal
	
	Dominação Tradicional
	 
	Dominação Cultural
	
	Dominação Instável
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403273494)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As Ciências Sociais se dividem em três ciências específicas: A Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política. Cada ciência social específica aborda distintos aspectos da realidade social. Essa realidade social é repartida conforme as diferenças existentes entre os diversos aspectos que a compõem. Esses aspectos constituem aos objetos das três ciências. Assinale a alternativa que expressa corretamente qual aspecto da realidade cada ciência social toma por objeto.
		
	
	O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Antropologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia
	
	O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Sociologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Antropologia.
	 
	O uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia; o uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Antropologia.
	 
	O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Antropologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Sociologia.
	
	O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Antropologia; o uso do twitter como fato social é objeto da Ciência Política; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403112369)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Berlusconi acha que Ocidente deve "conquistar povos" (Agência Estado - 26/09/2001) - Segundo o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, "o Ocidente deve ter consciência da supremacia de sua civilização e continuar a ocidentalizar e conquistar os povos". Referindo-se aos atentados a Nova York e Washington como "ataques contra nossa civilização, da qual reconhecemos a superioridade", ele afirmou que esta civilização, com suas descobertas e invenções "nos deu as instituições democráticas, o respeito aos direitos humanos, religiosos e políticos que não existe nos países islâmicos". Para o líder italiano, o Ocidente deve conquistar os povos como fez no passado. O texto acima é explicado pelo conceito de:
		
	 
	Etnocentrismo
	
	Funcionalismo
	
	Relativismo cultural
	 
	Diversidade cultural
	
	Anomia
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403111780)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Não faz muito tempo, houve no Rio de Janeiro, um congresso internacional de turismo e seus planejadores sentiram que os visitantes não poderiam converter em espetáculo os setores excluídos da vida tecno-civilizada da cidade. Convocaram-se as empresas de tabuletas (out-doors como manda o figurino) para tapar o que não se podia mostrar: os pardieiros, o lixo, as favelas. Ficou evidente que, além de apregoar salsichas e alpargatas, os tapumes coloridos tinham a importante função social de modernizar a paisagem, de reajustar uma imagem da terra às exigências estéticas das retinas. Veja-se bem: não se cogitou nem uma vez sequer de restruturação do espaço social, mas das atitudes prováveis diante desse espaço. É exatamente isto o que chamamos de tele-visão do mundo." ( Muniz Sodré) Com base no texto acima e nas aulas de Fundamentos das Ciências Socias, assinale a única alternativa que explique o texto acima:
		
	
	O texto revela a preocupação dos governantes com a questão do meio ambiente, cuja degradação deve-se à falta de consciência da população mais pobre.
	 
	O texto faz uma crítica severa à forma como o espaço urbano é organizado, gerando a desigualdade social.
	
	O texto faz uma crítica severa à formação do povo brasileiro que em tudo dá um jeitinho, revelando uma completa falta de cultura.
	
	O texto faz uma crítica severa à industria do lazer , que cada vez mais deve primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria de cada país.
	
	O texto faz uma crítica severa ao consumismo, mostrando que o encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403323738)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando as diferenças básicas existentes entre as ciências sociais e as ciências naturais, no que se refere aos seus objetos e métodos, podemos afirmar que:
		
	
	As ciências sociais estudam fenômenos de causas simples, o que torna o método objetivo o mais apropriado para esse tipo de investigação.
	
	As ciências naturais tratam de fenômenos complexos, facilmente observáveis, que permitem classificação e, portanto, o método mais indicado é o subjetivo.
	
	As ciências naturais estudam fenômenos simples e exigem um afastamento entre investigador e objeto investigado, sendo a análise subjetiva a indicada para esse tipo de observação.
	
	As ciências sociais tratam de fatos ou fenômenos complexos, facilmente isoláveis, recorrentes e que podem ser reproduzidos em laboratório.
	 
	As ciências sociais estudam fenômenos complexos, que ocorrem em situações não controladas e em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja subjetiva.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403167418)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Émile Durkheim (1858-1917) introduz no primeiro capítulo da sua obra As Regras do Método Sociológico em que procurou estabelecer o método de abordagem do objeto da ciência sociológica, o conceito de:
		
	
	caos social.
	 
	fato social.
	
	realidade social.
	
	reciprocidade grupal
	
	anomia social.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403322104)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Analise o texto e a seguir responda: As ofensas racistas contra o meio de campo Tinga, do time do Cruzeiro. Sofridas durante partida do jogo de futebol da Taça Libertadores das Américas, contra o Real Garcilaso em Huaucayo, no Peru em 13/02/14. Provocaram uma forte reação no futebol brasileiro com manifestações diversas e posicionamento formal da Presidente do Brasil Dilma Rousseff repudiando o ato. (fonte: www.esporte.terra.com.br acesso em 16/02/14). Explique como a atitude racista dos agressores pode ser interpretada utilizando como referência a análise antropológica de cultura?
		
	
Resposta: Podemos analisar que, esse fato social tem acontecido muito na sociedade, racismo,preconceito,mesmo vindo de minoria mas tem tido com frequência, mas com o meio de comunicação que temos hoje fica mais fácil rebatermos com manifestações e de rápido retorno. Na antropologia esse fato é conhecido como fato social e coeção social.
	
Gabarito: A atitude dos agressorespode ser percebida como um ato de natureza etnocêntrica por avaliar uma cultura diferente a partir dos padrões de sua própria cultura e, nesse sentido, considerando a sua superior.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403134151)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Em seu trabalho metodológico Émile Durkheim procurou definir o objeto de sua sociologia. Em seguida procurou estabelecer certas distinções entre fenômenos normais e fenômenos tidos como patológicos. Nesse sentido, leia atentamente os fragmentos de textos exposto abaixo e responda as questões propostas. NÃO É NOVIDADE que o país enfrenta grave crise de segurança pública, na qual o Rio, São Paulo e outras regiões metropolitanas estão no epicentro. Também é sabido que a principal mola propulsora dessa indústria do crime é o tráfico de drogas, uma praga mundial que, por uma série de contingências geográficas e sociais, transformou o Brasil em mercado consumidor e em escala estratégica nas rotas internacionais de distribuição. E já faz algum tempo, o comércio de drogas converteu-se no vértice da maioria dos crimes praticados no país; de alguma maneira ele se relaciona com grande parte dos delitos do cotidiano. O FATO NOVO e assustador em todo esse drama é a velocidade com que, nos últimos tempos, o crime organizado expandiu-se, articulou-se e passou a ameaçar as próprias instituições republicanas. Não há registro no Brasil, mesmo nas fases de turbulências políticas, de um momento como este, em que os direitos e a vida dos cidadãos corressem tantos riscos. Crimes graves, de grande repercussão, ocorrem em qualquer país. O problema é quando eles se sucedem de forma encadeada e passam a representar uma ameaça ao próprio Estado e a tudo o que ele simboliza. HÁ GRAVES e alarmantes sinais do deslizamento da sociedade para um estágio de barbárie e insegurança característico de situações de ruptura institucional. Entre esses sinais estão as evidências de infiltração do crime organizado em altas esferas de poderes da República como o Judiciário e o Congresso. Embora desgastada, o câncer é a mais adequada imagem para designar o estágio no qual a criminalidade acaba de entrar no Brasil. Se não for tratada a tempo, a multiplicação desenfreada dos tentáculos do crime levará à morte da própria democracia.A COMPARAÇÃO não é nova mas nunca foi tão pertinente: o Brasil de hoje pode vir a ser a Colômbia de amanhã. (Folha de S. Paulo, dez, 2006.) A) Qual seria para Durkheim o objeto de estudo evidenciado no texto? Justifique dentro da postura metodológica proposta pelo autor. B) O fato tratado no texto é anômico, patológico ou normal? Justifique.
		
	
Resposta: Para Durkheim esse fato anômico porque totalmente dependente do individuo e não de fenômenos para que aconteça.
	
Gabarito: A) Direito como fato social (geral, exterior ao indivíduo e coercitivo). B) Pode ser anômico ou patológico. O aluno deverá responder coerentemente. Se considerar que o fenômeno em questão não ultrapassa os limites impostos pela consciência coletiva, trata-se de um fato normal. Se há quebra da ordem social, esgarçamento do tecido sicial, configura-se caso de anomia.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403168791)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na Idade Média, há uma transformação nas relações de trabalho, mas não muito radical e que resultou na estruturação da sociedade feudal. O fracionamento territorial pós Império Romano produziu diferentes formas de organização social e política, mas apesar desse fracionamento e da diversidade de estruturação do sistema feudal, podem-se definir algumas características predominantes no sistema. São características do trabalho no sistema feudal:
I - Os trabalhadores têm direito de usufruto e à ocupação das terras, mas nunca à propriedade delas.
II - Dominou no período a relação de assalariamento definido pelo Sr. Feudal.
III - O trabalho ligado à terra era preponderante, contudo isso não significava que outras formas de trabalho não existissem.
IV - A terra é o principal meio de produção, e as relações sociais desenvolveram-se em torno dela. Mas a terra não pertence aos produtores diretos, isto é, os camponeses e artesãos, pertencem aos senhores feudais, devidamente hierarquizados.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Estão corretas as proposições I, III e IV
	
	Estão corretas as proposições II e III.
	
	Estão corretas as proposições I, II e III.
	 
	Estão corretas as proposições II, III e IV.
	
	Estão corretas as proposições II e IV.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403338928)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e oficial, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada, uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformação evolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das suar classes em luta". Marx, Karl. Disponível em: Acesso em: 28 fev. 2014.
De acordo com a teoria de Karl Marx e levando-se em consideração a citação acima, analise as proposições.
I - No sistema capitalista há uma a oposição de interesses entre o capital e o trabalho.
II - No sistema capitalista há uma convergência de interesses entre o capital e o trabalho.
III - É conflituosa relação entre as diferentes classes sociais no sistema capitalista.
IV - É harmoniosa relação entre as diferentes classes sociais no sistema capitalista.
É correto o que se afirma em:
		
	
	III, apenas.
	 
	II e III, apenas.
	 
	I e III, apenas.
	
	II e IV, apenas.
	
	I e IV, apenas.

Outros materiais

Perguntas Recentes