Buscar

Métodos de Pesquisas Exércícios Unidade I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Exercícios – Métodos de pesquisa
Questão 1. 	
Todas as pessoas que planejam, acreditam ser possível interferir consciente e intencionalmente no futuro. Seja no âmbito existencial, no social ou no científico, todo planejamento requer uma abordagem integrada dos elementos relativos à determinada iniciativa. Por isso, é preciso cuidar do todo sem descuidar das partes e cuidar de cada parte sem perder de vista sua importância no todo. Na obra Cem dias entre céu e mar, de Amyr Klink (2005), encontramos uma excelente metáfora do planejamento:
 [...] Que grande dia seria este! Que significativa vitória para mim! Eu teria, então, provado que meus planos estavam certos e que a mais importante chave para o êxito da travessia estava há muito em minhas mãos: a rota. (1) 
Numa faixa larga, traçada dois anos antes e pintada de vermelho, estava a minha segurança – a certeza de que o projeto era viável. [...]. Apesar da predominância de ventos de sul e da forte tendência de deriva para o norte, o esforço que eu fazia para me manter dentro da rota prevista era menor do que o trabalho que tivera, ainda em terra, para definir a trajetória ideal. (2) 
Dois anos de estudo foram consumidos nesta operação (de definir a trajetória ideal), em que não faltaram discussões apimentadas, dúvidas perturbadoras, [...] intermináveis investigações em bibliotecas e tratados de navegação. (3)
 No mar, o menor caminho entre dois pontos não é necessariamente o mais curto, mas aquele que conta com o máximo de condições favoráveis. [...]. No meu caso, tendo como única propulsão um par de remos, o estudo do regime de ventos e correntes passava a ser fundamental. (4) 
Como os antigos navegadores que, com suas velas quadradas não podiam vencer ventos e correntes contrários e eram obrigados a aceitar os rumos ditados pelo vento, eu me valeria, não da força para ir contra as correntes, mas da astúcia em saber acompanhá-las. Por esta razão, seria necessário um especial cuidado em respeitar os limites da faixa ideal de navegação que eu traçara. (5)
 Cada parágrafo do texto acima (numerado em algarismo arábico) faz referência a algum detalhe do planejamento da viagem marítima de Amyr Klink. A seguir temos um rol de detalhes de um planejamento de pesquisa (numerados em algarismos romanos)
. I − Elaboração do Projeto – definição de objetivos e método. 
II − Relevância do planejamento em relação aos desafios de sua execução.
 III − Processo de definição de objetivos e métodos; levantamento de dados bibliográficos; diálogo com outros pesquisadores. 
IV − Definição das etapas de pesquisa a partir do reconhecimento de obstáculos e oportunidades, dos limites e das possibilidades da investigação proposta. 
V − Reconhecimento de que é preciso dispor-se a rever o planejamento original e realizar ajustes metodológicos, sem, contudo, perder de vista o planejamento original da pesquisa. Relacione cada parágrafo do texto de Amyr Klink com seu correspondente do rol de detalhes de um planejamento de pesquisa e assinale a alternativa correta: 
A) 1 – V.
 B) 2 – III. 
C) 3 – II.
 D) 4 – IV. 	
E) 5 – I.
Justificativa: diante da necessidade de enfrentar dias e dias de luta com o mar, tendo como única propulsão um par de remos, era preciso que Amyr Klink conhecesse de antemão o regime de ventos e correntes (4). Ao desenvolver um projeto de pesquisa, o pesquisador vê-se obrigado a definir as etapas de pesquisa com base no reconhecimento de obstáculos, oportunidades, limites e possibilidades da investigação proposta. Por isso é correto relacionar os itens 4 e IV entre si.
Questão 2. 
Considerado em seu nível lógico, o método orienta o pensamento, podendo ser classificado como indutivo, dedutivo, dialético, hipotético-dedutivo, estruturalista ou dedutivo. Considere as afirmativas apresentadas a seguir.
 I − No método indutivo, eventos particulares são integrados a enunciados gerais, de cunho teórico.
 II − No método dedutivo, a generalização é feita com base em eventos particulares.
 III − No método dialético, um conflito oriundo da contradição entre princípios teóricos ou entre fenômenos empíricos dispara um processo de diálogo entre interlocutores comprometidos com a busca do conhecimento. IV − No método hipotético-dedutivo parte-se de uma hipótese geral, realizam-se desdobramentos dedutivos e então, depois desse exercício intelectual, buscam-se dados de observação empírica. 
V − No método estruturalista há uma estrutura prévia, um conjunto organizado, no qual os novos dados de investigação são inseridos.
Está correto apenas o que se apresenta em: 
A) I e II.
 B) I e V.
 C) II, III e IV. 
D) I, III e IV. 
E) III, IV e V.
 Análise das afirmativas 
I − Afirmativa incorreta. Justificativa: no método indutivo, a generalização é feita a partir de eventos particulares. A generalização é, pois, induzida.
 II − Afirmativa incorreta. Justificativa: no método dedutivo, eventos particulares são integrados a enunciados gerais, de cunho teórico, formulados previamente.
 III − Afirmativa correta. Justificativa: é correto afirmar que no método dialético confrontam-se uma tese e sua antítese, devendo decorrer desse confronto uma síntese elucidativa. 
IV − Afirmativa correta. Justificativa: observemos que o método denomina-se hipotético-dedutivo: o processo de conhecimento apoia-se inicialmente em uma hipótese. Com base nela são desenvolvidos raciocínios dedutivos, ou seja, eventos particulares vão sendo integrados a enunciados teóricos. Somente depois desse procedimento tem início a observação empírica. 
V − Afirmativa correta. Justificativa: de fato, no método estruturalista os dados de pesquisa, à medida que vão sendo coletados, vão sendo inseridos em uma estrutura prévia. 
Assim, a alternativa correta é a E, pois apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas, conforme as justificativas apresentadas.

Outros materiais