Buscar

AV2 biofisicaa

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0023_AV2_201301068047 » BIOFÍSICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	THIAGO DUTRA VILAR
	Turma: 9010/D
	Nota da Prova: 1,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 25/11/2014 14:26:31
	
	 1a Questão (Ref.: 201301135242)
	Pontos: Sem Correç.  / 1,5
	Descreva os reflexos envolvidos na estabilização do olho no espaço:
		
	
Resposta:
	
Gabarito: O sistema vestibular controla os movimentos oculares durante os deslocamentos da cabeça através do reflexo vestibulococlear. O sistema vestibular estabiliza o olhar durante os deslocamentos do campo visual através do reflexo optocinético e por ultimo o sistema musculoarticular, estimulado pelo deslocamento da cabeça em relação ao tronco, também provoca em reflexo de estabilização do olhar através do reflexo cervico-ocular
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301114483)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O aparelho fonador do homem é composto por: I - Laringe, Cordas vocais, Fossas nasais, Boca, brônquios e bronquíolos. II - Músculos da parede torácica, abdome e diafragma. III - Centros nervosos coordenadores da fala e do canto. IV - Pulmões e Tubo acústico fechado. Marque com V a alternativa correta.
		
	 
	( ) Apenas II e IV;
	
	( ) Apenas I e III;
	
	( ) Apenas II e III;
	 
	( ) Apenas I, II e III;
	
	( ) Apenas I.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301112278)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma onda é uma perturbação causada em um meio elástico. Suas principais características definem seu comportamento. Dentre as suas características está a amplitude que significa dizer:
		
	
	Distância entre duas perturbações, de crista a crista.
	
	Quantidade de enrgia que está transmitindo.
	
	Distância percorrida pela perturbação por unidade de tempo
	 
	Intensidade de cada perturbação, isto é, altura da onda.
	
	Número de perturbações em propagação por unidade de tempo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301302759)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	É um exemplo de grandeza derivada:
		
	 
	Intensidade de corrente elétrica
	
	Massa
	
	Intensidade luminosa
	 
	Força
	
	Tempo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301113806)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Algumas semelhanças são apontadas entre a forma com que um olho e uma câmera fotográfica trabalham, embora o olho seja muito mais complexo e adaptável às condições de luminosidade. Algumas afirmações a respeito são apresentadas abaixo:
(I) No olho a imagem é projetada na retina enquanto que na câmera é projetada no filme.
(II) Tanto no olho quanto na câmera a luz passa através de, pelo menos, uma lente.
(III) tanto no olho quanto na câmera a focalização acontece pelo movimento da lente para trás ou para frente.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmações são corretas
	
	Somente a afirmação (II) é correta
	 
	Somente a afirmação (I) é correta
	 
	Somente as afirmações (I) e (II) são corretas
	
	Somente as afirmações (II) e (III)
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301640990)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os movimentos oculares horizontais de vaivém do nistagmo rotacional são evocados pela estimulação dos canais semicirculares. Mesmo depois da cabeça ter parado de rodar, o liquido endolinfático continua a estimular artificialmente as cristas ampulares em função da enorme inércia. As aferências vestibulares chegam nos núcleos óculo-motores ¿tentando¿ compensar a suposta rotação da cabeça e causa o movimento lento. Nesta situação, qual seria o reflexo voluntário compensatório?
		
	 
	Vestibular
	
	Cervicocervical
	
	Vestibuloespinhal
	 
	Optocinético
	
	Vestibulocervical
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301306698)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Exames de imagem são constantemente realizados em diversos hospitais do Brasil e do mundo, porém, no ano de 2013 alguns pacientes morreram por conta de determinado exame. Depois de quase três meses de investigações, os laudos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e do IC (Instituto de Criminalística) confirmaram a presença do perfluorocarbono, uma substância química de uso externo utilizado para exames específicos no organismo das vítimas. Qual dos exames a seguir deve se administrar (injetar) alguma substancia para melhora a visualização da imagem?
		
	 
	Ressonância Magnética
	 
	Cintilografia
	
	Tomografia computadorizada
	
	Raio X
	
	Mamografia
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301114480)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Córnea faz parte da estrutura do olho humano, assim é correto afirma: Marque V para a alternativa correta.
		
	
	Córnea é a porção de coloração escura da túnica externa (esclerótica); não é circular no seu contorno e não tem espessura uniforme. Sua superfície não é lubrificada pela lágrima, secretada pelas glândulas lacrimais e drenada para a cavidade nasal através de um orifício existente no canto interno do olho.
	 
	Córnea é a porção transparente da túnica externa (esclerótica); é circular no seu contorno e de espessura uniforme. Sua superfície é lubrificada pela lágrima, secretada pelas glândulas lacrimais e drenada para a cavidade nasal através de um orifício existente no canto interno do olho.
	
	Córnea é a porção transparente da túnica externa (esclerótica); é circular no seu contorno e de espessura uniforme. Sua superfície é lubrificada pela lágrima, secretada pelas glândulas lacrimais e não é drenada para a cavidade nasal.
	
	Córnea é a porção de coloração escura da túnica externa (esclerótica); é circular no seu contorno e não tem espessura uniforme. Sua superfície não é lubrificada pela lágrima, secretada pelas glândulas lacrimais e drenada para a cavidade nasal através de um orifício existente no canto interno do olho.
	
	Córnea é a porção transparente da túnica externa (esclerótica); não é circular no seu contorno e não tem espessura uniforme. Sua superfície é lubrificada pela lágrima, secretada pelas glândulas lacrimais e drenada para a cavidade nasal através de um orifício existente no canto interno do olho.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301112915)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O globo ocular humano é formando de diversos meios transparentes que permitem que a luz chegue até a retina. A retina é um tecido constituído por células nervosas sensíveis à luz, uma onda eletromagnética. A sua parte central, é a região que apresenta sensibilidade máxima à luz e onde é formada a visão chamada de central. Essa região é constituída apenas por cones, isto é, não há bastonetes. Qual o nome dessa região?
		
	
	Papila óptica
	
	Íris
	
	Cristalino
	 
	Fóvea
	
	Pupila
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301307491)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Células cancerosas são as mais vulneráveis a radiações X e gama do que as células sadias. Apesar de haver atualmente aceleradores lineares que o substituem, no passado a fonte padrão de terapia por radiação era o radionuclídeo 60Co, que decai em beta num estado nuclear excitado 60Ni, que, imediatamente, decai no estado fundamental, emitindo dois fótons de raios-gama, cada um com energia de aproximadamente 1,2 MeV. A meia-vida do decaimento beta, que é o controlador do processo, é de 5,27 anos. Se uma dose de 50g desta substancia for administrada, quanto tempo levará para que a mesma se reduza a um valor menor de que 1,6g? Mostre o decaimento em cada período até o valor esperado. O gráfico ilustra este decaimento:
 
 
		
	
Resposta:
	
Gabarito:
Pela tabela podemos perceber que levará mais de 80 anos até que se atinja o valor esperado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes