Buscar

AV2 bioquimicaa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0235_AV2_201301068047 » FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	JOELMA FONSECA DE OLIVEIRA FERNANDES
	Turma: 9005/E
	Nota da Prova: 3,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1        Data: 25/11/2014 15:25:33
	
	 1a Questão (Ref.: 201301150982)
	Pontos: Sem Correç.  / 1,5
	João, 54 anos, procurou o ambulatório de nutrição com a queixa principal de aumento de peso e cansaço. Durante a anamnese o paciente relatou que é sedentário e fumante. Após a realização de análises bioquímicas foram detectadas alterações no metabolismo das lipoproteínas, como, níveis séricos elevados de LDL (lipoproteína de baixa densidade) e de VLDL (lipoproteína de muito baixa densidade) e níveis reduzidos de HDL (lipoproteína de elevada densidade). Essas alterações no metabolismo das lipoproteínas estão associadas ao processo de aterosclerose e demonstram que o paciente apresenta um sério risco de sofrer um infarto agudo do miocárdio. Dessa forma, o paciente deve ser orientado a modificar seu estilo de vida. A prática regular de exercícios físicos promove uma série de benefícios ao organismo humano. Com base nas alterações no metabolismo das lipoproteínas do paciente, explique a relação entre a prática regular de exercícios de endurance (aeróbios) e a atividade da enzima lipase lipoproteica (LPL).
		
	
Resposta:
	
Gabarito: A atividade da enzima lipase lipoproteica (LPL) é intensificada pelo condicionamento físico, permitindo maior captação da VLDL circulante para oxidação no músculo durante o exercício. É importante destacar que a enzima LPL é o regulador mais importante da lipogênese, ou seja, da deposição dos triglicerídeos no tecido adiposo. Através da hidrólise dos triglicerídios das lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL) e dos quilomícrons, os ácidos graxos liberados são captados pelos adipócitos. A prática regular de exercícios de endurance (aeróbios) aumenta o nível de atividade local da LPL facilitando a captação de ácidos graxos pela célula, que serão utilizados para geração de energia no músculo e para a ressíntese dos triglicerídeos armazenados no músculo. Além disso, o aumento do gasto energético e a perda de gordura corporal pelo exercício aeróbio, aumentará a ação da LPL e os níveis de HDL.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301134918)
	Pontos: Sem Correç.  / 1,5
	Atualmente no mercado de suplementos alimentares existem diversos produtos que são comercializados com pressupostos de melhora da perfomance, emagrecimento, hipertrofia muscular dentre outros. Suponha que determinado produto contribua para a maior oxidação de lipídios pelo músculo esquelético durante a prática do exercício físico. Nesse caso ao dosarmos a concentração de lactato no sangue de dois corredores de meia-maratona logo após a prova o mesmo deve estar mais elevado no atleta que ingeriu o referido produto (atleta A) ou no atleta que não ingeriu o produto (atleta B)? E o glicogênio muscular, deve estar mais elevado no ¿atleta A¿ ou no ¿atleta B¿? Justifique a sua resposta.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Partindo do pressuposto que a ingestão de tal produto incrementa a participação das gorduras como fonte de energia durante o exercício podemos concluir que este produto diminui a participação dos carboidratos como substrato energético durante esse exercício. Dessa forma, a síntese de lactato, oriundo exclusivamente do metabolismo de carboidratos, estará diminuída no atleta que ingeriu tal produto. Por outro lado, no atleta que ingeriu o produto o conteúdo de glicogênio muscular estará elevado, pois o mesmo será degradado em menor taxa uma vez que os lipídios terão maior participação para a síntese de ATP. De acordo com o exposto à cima podemos concluir que no atleta ¿A¿ a concentração de lactato estará menor e o conteúdo de glicogênio estará maior quando comparado ao atleta ¿B¿.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301307994)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As moléculas de acetil-CoA, oriundas no período de jejum da beta oxidação dos ácidos graxos, acumuladas no fígado devido à redução da velocidade do ciclo de Krebs, serão utilizadas para:
		
	
	Cadeia respiratória mitocondrial
	 
	Cetogênese
	
	Lipogênese
	 
	Glicogênese
	
	Glicogenólise
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301672297)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A partir da reflexão abaixo, escolha a alternativa INCORRETA: "Muitas enzimas possuem moduladores alostéricos, capazes de regular sua atividade. Essa regulação pode alterar alguns parâmetros relacionados à dinâmica enzimática."
		
	
	Regular a atividade da enzima, podendo torná-la mais ou menos ativa.
	
	Promover a interação com outras estruturas intracelulares.
	 
	Promover a degradação enzimática.
	
	Alterar a afinidade pelo seu substrato.
	 
	Alteração conformacional da enzima.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301303016)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os triglicerídios (TG) ou triacilgliceróis (TAG) constituem a principal forma de armazenamento energético nos adipócitos do tecido adiposo subcutâneo. São constituídos por três moléculas de ácidos graxos e uma molécula de glicerol, por isso são ésteres de ácidos graxos e glicerol. Com relação à estrutura química e às fontes alimentares dos ácidos graxos NÃO podemos afirmar que:
		
	
	O ácido eicosapentaenóico (EPA) (C20:5, n-3) é sintetizado no organismo humano a partir do Ácido alfa-Linolênico (C18:3, n-3).
	
	O Ácido Linoléico (C18:2, n-6) é encontrado nos óleos vegetais e o α-Linolênico (C18:3, n-3) está presente em algumas sementes (linhaça e soja) sendo também encontrado nos peixes de água fria e salgada ¿ salmão, atum, bacalhau, arenque, sardinha e nos óleos desses peixes.
	
	Os ácidos graxos monoinsaturados são aqueles que possuem apenas uma dupla ligação e são encontrados principalmente no óleo de oliva (azeite) e de canola, no abacate, em sementes oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes, avelãs).
	 
	O Ácido Linoléico (C18:2, n-6) e o Ácido α-Linolênico (C18:3, n-3) não são ácidos graxos essenciais pois podem ser sintetizados no organismo humano.
	
	O ácido araquidônico (C20:4, n-6) é sintetizado no organismo humano a partir do Ácido Linoléico (C18:2, n-6).
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301095644)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O cianeto é um dos venenos mais perigosos e rápidos de que se tem conhecimento. Ele liga-se ao Fe3+ da enzima citocromo oxidase (Complexo IV), que catalisa a última etapa da cadeia de transporte de elétrons na mitocôndria. A morte celular ocorre rapidamente, tendo como principal causa: morte por anóxia tecidual do sistema nervoso central. Assinale a alternativa que mostre porque a ligação do cianeto no Complexo IV ocasiona morte celular:
		
	
	Interrupção do fluxo de elétrons sem afetar a síntese de ATP
	
	Transporte de elétrons normalizado sem afetar a redução do oxigênio
	
	Transporte de elétrons normalizado afetando a redução do oxigênio
	
	Interrupção do fluxo de elétrons sem afetar a redução do oxigênio
	 
	Interrupção do fluxo de elétrons afetando a síntese de ATP
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301095841)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) apresentando dificuldades de expiração, provavelmente irá desenvolver:
		
	
	Uma alcalose metabólica devido a uma alta concentração de bicarbonato
	
	Uma alcalose respiratória devido a uma alta concentração de dióxido de carbono
	
	Uma acidose metabólica devido a uma alta concentração de bicarbonato
	
	Uma acidose respiratória devido a uma alta concentração de íons hidrogênio
	 
	Uma acidose respiratória devido a uma alta concentração de dióxido de carbono
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301311050)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É a reserva energética de carboidratos em fungos e animais. Nosseres humanos é armazenado no fígado e músculos estando sob a influência dos hormônios reguladores da glicemia. A molécula destacada no parágrafo é denominada:
		
	
	maltose
	 
	glicogênio
	
	amido
	
	frutose
	
	glicose
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301311082)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Denomina-se metabolismo (do grego metábole, mudança, transformação) o conjunto de processos e reações químicas que ocorrem nas células, implicando na manutenção da vida de um organismo. Classicamente divide-se o metabolismo em: Reações (i) → que liberam energia para o trabalho celular a partir do potencial de degradação dos nutrientes orgânicos; Reações (ii) → que absorvem energia aplicada ao funcionamento da célula, produzindo novos componentes. As reações discriminadas em (i) e (ii) são classificadas, respectivamente, em:
		
	 
	anabólicas e oxidativas.
	
	hidroxilativas e peroxidativas.
	
	redutoras e catabólicas.
	 
	exergônicas e endergônicas.
	
	catabólicas e anabólicas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301106417)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A regulação do ciclo da uréia pode ser de forma lenta ou rápida. A regulação lenta acontece em duas situações: com uma dieta de teor de proteína muito alto ou em jejum prolongado. No caso da dieta rica em proteínas, o excesso de aminoácidos são oxidados, dando origem a cetoácidos, e os grupos aminos resultam em um aumento na produção de uréia. No caso do jejum prolongado, a degradação das proteínas dos músculos vão ser intensificadas, já que as cadeias carbônicas desses aminoácidos vão ser utilizadas na neoglicogênese; e a eliminação dos grupos aminos restantes vai aumentar a excreção de uréia. Portanto nas duas situações vai ocorrer um aumento da síntese de enzimas do ciclo da uréia e carbamoilfosfato sintetase. A regulação rápida, também chamada de alostérica, ocorre quando a carbamoilfosfato sintetase é estimulada por N-acetilglutamato, que é um composto produzido a partir de glutamato e acetil-coa. Esta reação é catalisada pela N-acetilglutamato sintase, que é ativada por arginina (que é um intermediário do ciclo da uréia). Portanto se a produção de uréia não conseguir eliminar toda a amônia produzida pela oxidação de aminoácidos, vai haver o acúmulo de arginina. Em relação ao texto, o acúmulo de arginina poderá provocar:
		
	
	Um decréscimo da concentração de N-acetilglutamato, acarretando a estimulação da carbamoilfosfato sintetase, essa enzima vai fornecer um dos substrato do ciclo da uréia. Assim a arginina vai adequar a velocidade de formação de amônia à sua conversão em uréia.
	 
	um aumento da concentração de N-acetilglutamato, molécula esta que então vai estimular a carbamoilfosfato sintetase, essa enzima vai fornecer um dos substrato do ciclo da uréia. Assim a arginina vai adequar a velocidade de formação de amônia à sua conversão em uréia.
	
	um aumento da concentração de N-acetilglutamato, acarretando a estimulação da carbamoilfosfato desidrogenase, essa enzima vai fornecer um dos substrato do ciclo da uréia. Assim a arginina vai adequar a velocidade de formação de amônia à sua conversão em urato.
	
	um aumento da concentração de N-acetilaspartato o qual vai estimular a carbamoilfosfato sintetase, essa enzima vai fornecer um dos substrato do ciclo da uréia. Assim a arginina vai adequar a velocidade de formação de amônia à sua conversão em uréia.
	
	um decréscimo da concentração de N-acetilaspartato, acarretando a inibição da carbamoilfosfato sintetase, essa enzima vai fornecer um dos substrato do ciclo da uréia. Assim a arginina não vai adequar a velocidade de formação de amônia à sua conversão em uréia.

Outros materiais