Buscar

AV2 HISTORIA DA ENFERMAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0011_AV2_201407022636 » HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
	Tipo de Avaliação: AV2
	Alun
	Professor:
	CRISTINA ALVES DE LIMA
ALEXANDRO ALVES RIBEIRO
	Turma: 9004/BK
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 22/11/2014 11:01:53
	
	 1a Questão (Ref.: 201407070525)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	No seu leito de inválida, Florence Nightingale pensou na aplicação do Nightingale Found, recolhido enquanto esteve na Guerra da Crimeia, e que era chegada a hora de fundar a Escola para Enfermeiras. Foi escolhido o Hospital Saint Thomas, em Londres, para abrigar a escola que abriu com quinze alunas que eram avaliadas por um ano e, dependendo da avaliação, cursariam mais um ano para tornarem-se Lady Nurses. Qual o significado de Lady Nurses?
		
	
Resposta: Enfermeiras
	
Gabarito: Lady Nurses eram alunas provenientes de classe social elevada, custeavam seus estudos e eram preparadas para liderar a Enfermagem numa escala internacional.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407047997)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Compreendendo o CUIDAR de forma mais ampla, parece mais claro visualizá-lo anteriormente à Enfermagem. Diante desta afirmação, marque a CORRETA sobre cuidar:
		
	 
	Cuidar significa comportamentos e ações que envolvem conhecimento, valores, habilidades e atitudes empreendidos no sentido de favorecer as potencialidades das pessoas para manter ou melhorar a condição humana no processo de viver e morrer.
	
	Cuidar é um ato de reparação que nem sempre assegura a continuidade da vida tendo como fim limitá-la.
	
	O cuidar pode ser, unicamente, um ato individualizado que apenas desconsidera cada pessoa, isoladamente, no seu contexto de vida.
	
	Cuidado como um fato isolado é um conhecimento oriundo do presente sem convicções históricas.
	
	Cuidar é um ato isolado de toda a inserção social.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407048009)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A prática de saúde associa-se à prática religiosa, numa luta de milagres e encantamentos contra demônios causadores dos males do corpo e do espírito. Assim, o sacerdote exercia o papel de mediador entre os homens e os deuses, investindo-se em atributos das divindades e do poder de cura, da vida e da morte (GEOVANINI, 2002). Desta forma, era proibido em alguns povos a dissecção de cadáveres em virtude de suas crenças. Portanto, marque a sentença CORRETA sobre o motivo desta afirmação:
		
	
	A crença era baseada no respeito aos vivos e na proximidade da religiosidade em suas vidas.
	
	Era em virtude da teoria humoral que preceitua a ignorância do conhecimento em detrimento do estudo científico para o avanço da ciência.
	 
	Havia a plena convicção de que as doenças eram um castigo de Deus, ou efeitos do poder diabólicos exercido sobre os homens. Tais crenças levaram os povos primitivos a recorrer a seus sacerdotes e feiticeiros.
	
	Em virtude do monoteísmo que preceitua a crença em um só Deus sendo desfavorável abrir cadáveres para estudos científicos que nada ajudavam as crenças dos povos antigos.
	
	Em virtude de sua terapêutica rudimentar e nem sempre lógica, que consistia em cerimônias conjuratórias que afirmavam a existência de uma Farmacopeia, seria o suficiente para a prática da saúde.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407048045)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A necessidade de auxílio e de redenção aos sofrimentos, aliada à sensibilidade mística do povo, encontra expressão na religião cristã que começou a progredir (GEOVANINI, 2002). Diante desta afirmação, marque a alternativa CORRETA sobre as abadessas do Período da Unidade Cristã:
		
	
	Desconsideravam a importância da água em sua terapêutica.
	
	Consideravam proibido a mulher obter instrução e conhecimentos.
	
	O diaconato representou uma falsa revolução social pelo conjunto de serviços e assistências organizadas e mantidas pela generosidade dos primeiros cristãos.
	 
	Davam importância à água para terapêutica.
	
	Recomendavam que era dispensável atuarem no progresso dos hospitais e dos cuidados dispensados aos doentes.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407048126)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A enfermagem tem-se desenvolvido numa estrutura particular de referência e, portanto, num tipo "particular" de conhecimento. Dizemos "particular" pois não se enquadra totalmente dentro do preconizado "conhecimento científico". Com base no trecho acima, assinale com um X as mudanças folclóricas da enfermagem no seu âmbito religioso e cultural.
		
	 
	Imagem Folclórica da enfermeira trazida dos tempos primitivos, Imagem Religiosa da enfermeira herdada do período medieval e Imagem Servil da enfermeira criada pela Ética protestante, capitalista do século XVI ao século XIX.
	
	Imagem Religiosa da enfermeira trazida dos tempos primitivos, Imagem Religiosa da enfermeira herdada do período medieval e Imagem Servil da enfermeira criada pela Ética Dogmática, capitalista do século XIX ao século XX
	
	Imagem Folclórica da enfermeira trazida dos tempos primitivos, Imagem Religiosa da enfermeira herdada do período medieval e Imagem Servil da enfermeira criada pela ética protestante, capitalista do século XV ao século XX.
	
	Imagem Folclórica da enfermeira trazida dos tempos modernos, Imagem Religiosa da enfermeira herdada do período medieval e Imagem Servil da enfermeira criada pela Ética Calvinista, capitalista do século XVI ao século XIX.
	
	Imagem Religiosa da enfermeira trazida dos tempos primitivos, Imagem Religiosa da enfermeira herdada do período medieval e Imagem Servil da enfermeira criada pela Ética Dogmática, capitalista do século XVI ao século XIX.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407048980)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dos escritos de Florence Nightingale, o meio ambiente emerge como conceito principal e engloba os elementos externos ao paciente que afetam a saúde do mesmo e o processo de cura. Baseado na presente afirmativa, marque a resposta verdadeira.
		
	 
	Ventilação, iluminação, calor, odor, alimentação, ruído e limpeza.
	
	Ventilação, iluminação, calor, recreação, odor, alimentação e limpeza.
	
	Iluminação, ventilação, saúde, calor, odor, limpeza e alimentação
	
	Ventilação, doença, iluminação, calor, ruído, limpeza e odor.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407044098)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O século XIX assinala para o Brasil duas de suas características, que não só têm vigorado até o presente, como têm-se intensificado cada vez mais: a penetração da medicina na sociedade, que incorpora o meio urbano como alvo da reflexão e da prática médica, e a situação da medicina como apoio científico, indispensável ao exercício do poder do Estado (SANTOS et al., 2001). Diante desta afirmação, marque a opção CORRETA sobre a Enfermagem no Brasil:
		
	 
	José de Anchieta não se limitava apenas à Catequese. Como professor, médico e enfermeiro, acudia a duas necessidades urgentes do povo: Educação e Saúde.
	
	O cuidado de enfermagem, desde os primeiros séculos, já se encontrava sistematizado e organizado, o que facilitava bastante o trabalho de jesuítas e escravos que cuidavam dos doentes nas Santas Casas espalhadas pelo Brasil.
	
	José de Anchieta era um jesuíta que trabalhava especificamente os aspectos relativos à catequização dos índios, não assumindo nenhum dos trabalhos relativos aos cuidados dos doentes na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.
	
	Francisca de Sande foi a primeira voluntária o Brasil de enfermagem, viveu na Bahia no fim do século XVII, dedicando sua viuvez nos cuidados aos ricos.
	
	Além do serviço voluntário, os religiosos usavam os serviços de pessoal remunerado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407071194)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Cruz Vermelha Brasileira é uma Sociedade Civil Filantrópica e reconhecida oficialmente pelo ComitêInternacional da Cruz Vermelha, em Genebra. Quem foi o primeiro presidente e quais as realizações da Cruz Vermelha Brasileira?
		
	
Resposta: Foi Osvaldo Cruz.
	
Gabarito: R: O primeiro presidente foi o médico Oswaldo Cruz. As realizações foram: fundação de hospitais de crianças e de emergência em época de epidemias; criação de cursos de socorristas e escolas para profissionais e auxílio às vítimas de desastres, secas e inundações.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407199604)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com relação a Florence Nightingale assinale a afirmativa incorreta:
		
	
	Florence aprendeu a enfermagem intuitivamente porque era uma pessoa de grande inteligência e capacidade de observação da realidade.
	
	A enfermagem profissional no Brasil e no mundo foi erigida a partir das bases científica propostas por Florence Nightingale, influenciada diretamente pela sua passagem nos locais onde executava o cuidado de enfermagem leigo e fundamentado nos conceitos religiosos de caridade, amor ao proximo, doação e humildade.
	 
	Para Florence, um dos aspectos fundamentais naquelas enfermeiras era que seu cuidado fosse laico, longe do Amor a Deus e da presença da igreja.
	 
	Florence se destacou pela sua capacidade administrativa e organizacional, além do conhecimento sobre medidas de higiene, nutricionais, de preocupação com o ambiente, a privacidade e o lazer dos que estavam sob seus cuidados.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407047872)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Governo americano, em concordância com o governo brasileiro, na pessoa de Carlos Chagas, então Diretor do Departamento Nacional de Saúde Pública, manda para o Brasil algumas Enfermeiras que organizam, em 1923, a primeira Escola de Enfermagem baseada na adaptação americana do modelo Nightingaleano. Baseado nessa afirmativa, qual foi a escola de Enfermagem organizada?
		
	
	Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras
	 
	Escola de Enfermagem Anna Néry
	
	Escola de Enfermagem Alfredo Pinto
	
	Escola de Enfermagem Carlos Chagas

Outros materiais