Buscar

ativ 32032 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: PEDAGOGIA - Semestre: 1º - Disciplina: TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EAD
Professora: Maria Dolores Bortolança
 Atividade referente às aulas 1 e 2 Enviar no Portfólio 2
1- Sobre a Tecnologia e Educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as alternativas falsas, após assinale a alternativa correta (0.5). 
( ) As novas tecnologias estão sendo incorporadas ao processo ensino-aprendizagens sendo as ferramentas atuais utilizadas por nossas escolas na construção do conhecimento; 
( ) Dentro desse cenário, é necessário pensar na formação dos professores, bem como nas correntes teóricas para embasar esse processo de ensino, o acesso e a democratização do uso das novas tecnologias;
( ) A escola sempre foi palco para a inserção de tecnologia que, como aponta Oliveira (2001), “são produtos da ação humana, historicamente construídos, expressando relações sociais das quais dependem, mas que também são influenciadas por eles”;
( ) Assim, com o advento das novas tecnologias de comunicação e de informação, o convívio social passa a ter outras maneiras de se relacionar e de se organizar e também de fazer educação.
( ) É necessário pensar na formação dos professores dentro desse novo cenário, bem como nas correntes teóricas para embasar esse processo de ensino, o acesso e a democratização do uso das novas tecnologias.
a) V- V- V - V - V
b) V- F - V - V - V
c) V- V - F - V - V
d) F - V - V - F - V
2 – Leia as afirmativas abaixo: (0.5)
Inatismo ou nativismo: O conhecimento está predeterminado já que desde o nascimento e hereditariedade é capaz de marcar as diferenças individuais tanto no campo psicológico como no físico.
Empirismo: Ao nascer o ser é considerado uma tábua rasa, as ideias vão sendo gravadas a partir das percepções que contribui para as capacidades mais elementares aos comportamentos mais complexos, sendo a inteligência capaz de acumular conhecimento.
Associacionismo: Seu pressuposto consiste na combinação de uma série de condutas simples chegando ao comportamento complexo. Estão presentes nesta corrente as teorias do comportamento reflexo ou estímulo resposta de Skinner.
Estão corretas somente as afirmativas:
a) I e II
b) II e III
c) I e III
d) Todas estão corretas
3 – Após a aula leitura da aula 2, descreva as três perspectivas dominantes que são utilizadas para compreender o ensino-aprendizagem em educação medida pela tecnologia, de acordo com o que foi citada pela autora Andréa Filatro (2009). (1.0)
Perspectiva Associacionista: entende a aprendizagem enquanto mudança de comportamento. 
 
Perspectiva Cognitiva: entende a aprendizagem como alcance da compreensão, 
incluindo nessa tipologia, as teorias construtivistas e sócias construtivistas. 
 
Perspectiva Situada: entende a aprendizagem como prática social.
4 – No campo da teoria da aprendizagem construtivista Vygotsky empreendeu sua análise sobre a aprendizagem desenvolvendo duas categorias fundamentais: Diferencie os conceitos do autor para: (0.5)
Zona de desenvolvimento Real (ZDR) - de forma substancial, constante e classificatória, proveniente do atingimento total dos estágios de desenvolvimento do indivíduo.
Zona de desenvolvimento Proximal (ZDP)- é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes 
Bom trabalho!

Outros materiais