Buscar

AV - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 12-11-2014

Prévia do material em texto

Avaliação: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	
	
	
	
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 1        Data: 12/11/2014 21:08:44
	
	 1a Questão (Ref.: 201408312763)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O nome atribuído à organização que surge espontânea e naturalmente entre os ocupantes de posições na organização formal e a partir dos relacionamentos sociais e interações entre as pessoas em função das atividades que executam é:
		
	
	Subordinação.
	
	Organização.
	
	Hierarquia.
	 
	Informal.
	
	Formal.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408404865)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	João Neves, Gerente de Produção da Indústria Metal Leve S.A., comprometeu-se com a direção da empresa em entregar um produto específico, com determinadas especificações de qualidade, até o dia tal, consumindo não mais do que R$ 1,00 por peça. Este R$ 1,00 por peça corresponde a que fase do processo de controle:
		
	 
	mensuração do desempenho
	 
	estabelecimento de padrões de desempenho
	
	operacional ou de execução
	
	ajustar o desempenho
	
	comparação do desempenho atual com o esperado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408366333)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A Auditoria Externa contratada pela Fábrica KETOU, ao final de seu trabalho, entre as recomendações indicadas apontou a necessidade de uma imediata melhoria na qualidade do Controle executado em todos os três níveis de ocorrência (preventivo, simultâneo e posterior). Descreva procedimentos que a fábrica deve adotar para atender às recomendações técnicas .
		
	
Resposta: Preventivo, verificando todo trabalho antes que o processo se realize. Simultâneo, fazendo o acompanhamento imediato. Posterior, conferindo tudo no final para detectar algum suposto erro.
	
Gabarito:
Controle preventivo (pré-controle): foco nos insumos, inspeção da qualidade das matérias-primas consumidas, verificação do quantitativo necessário, dentre outros;
Controle Simultâneo : revisão dos processos de produção, qualificação dos recursos humanos priorizando os que atuam no nível operacional, dentre outros;
Controle Posterior : intensificar a inspeção da qualidade do produto, testar novos modelos de verificação da qualidade, pesquisar padrão de qualidade junto ao consumidor, dentre outros.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): PARCIALMENTE Controle preventivo (pré-controle): foco nos insumos, inspeção da qualidade das matérias-primas consumidas, verificação do quantitativo necessário, dentre outros;Controle Simultâneo : revisão dos processos de produção, qualificação dos recursos humanos priorizando os que atuam no nível operacional, dentre outros;Controle Posterior : intensificar a inspeção da qualidade do produto, testar novos modelos de verificação da qualidade, pesquisar padrão de qualidade junto ao consumidor, dentre outro
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408154656)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobral e Peci (2008, p. 132) dizem que o Planejamento "É a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades." O Planejamento pode ser estratégico, tático ou operacional. Assinale a alternativa correta:
		
	
	O planejamento operacional é feito para longo prazo, aborda a organização como um todo e é genérico e sintético.
	
	O planejamento tático é feito para médio prazo, aborda a organização como um todo, é menos genérico e mais detalhado.
	
	O planejamento tático é feito para longo prazo, aborda cada unidade organizacional em separado e é genérico e sintético.
	 
	O planejamento operacional é feito para curto prazo, aborda cada operação em separado e é detalhado e analítico.
	
	O planejamento estratégico é feito para médio prazo, aborda cada unidade organizacional em separado e é detalhado e analítico.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408713583)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre as principais preocupações que devem nortear o funcionamento da área de operações para manter sua vantagem competitiva, o gerente de operações da empresa XYZ&ABC deve se preocupar com alguns fatores. Marque a opção FALSA referente a esses fatores e seus respectivos objetivos:
		
	 
	LUCRATIVIDADE - fazer com que o negócio não dependa de forma direta da margem de lucro, da escala e dos processos de produção.
	
	FLEXIBILIDADE - buscar vantagem competitiva por sua capacidade de alterar suas operações, ajustando-se às demandas do cliente.
	
	QUALIDADE - zelar pela qualidade dos seus produtos e serviços, uma vez que produtos e serviços de alta qualidade possibilitam maior satisfação do consumidor e ajudam a fazer a diferenciação da empresa entre seus competidores.
	
	CUSTO - tomar todas as providências para manter uma estrutura de custos baixos a fim de que a empresa consiga oferecer produtos e serviços de qualidade a um preço justo e acessível a seus consumidores, mas que também garantam uma margem de lucro compensatória.
	
	RAPIDEZ - tornar-se mais competitiva é reduzindo o período de seu ciclo de atuação, obtendo dessa forma a rapidez na entrega dos seus produtos ou serviços aos usuários.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408372553)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Walter Serpa foi selecionado para ocupar um cargo no nível institucional de uma empresa de comércio exterior. Os examinadores consideraram que ele tem o perfil adequado, pois possui um grau elevado de habilidades:
		
	
	manuais
	 
	conceituais
	
	disciplinadoras
	 
	operacionais
	
	técnicas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408379166)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As atividades planejamento são exercidas nos três níveis hierárquicos de planejamento, ou seja, no estratégico, tático e operacional. O planejamento operacional apresenta a seguinte característica:
		
	
	É voltado para o futuro, preocupa-se com a racionalidade do processo decisório.
	
	Interage dinamicamente com as demais funções administrativas do processo administrativo.
	
	Está relacionado com o controle e a integração das operações atuais da empresa, focalizando a alocação de recursos.
	
	Visa selecionar, entre várias alternativas disponíveis, um determinado curso de ação.
	 
	Tem caráter imediatista, abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408155377)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação e apoio às pessoas, através de uma adequada comunicação, liderança e motivação. Qual a função administrativa que trabalha dando esta orientação?
		
	
	Organização
	
	Planejamento
	
	Controle
	
	Execução
	 
	Direção
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408182394)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Segundo a literatura, coexistem nas empresas uma organização formal e uma organização informal. A partir desse ententimento, como se caracteriza a organização formal?
		
	
Resposta: Ela e a propria organização, possui funcionários e cargos, salas , transporte, ao contrário da informal surge espontânea e naturalmente ocupando posições na organização formal (empresas tercerizadas).
	
Gabarito: Caracteriza-se pelos relacionamentos formais entre pessoas e áreas.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): INCORRETO. Caracteriza-se pelos relacionamentos formais entre pessoas e áreas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408164100)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com as áreas funcionais da Administração, assinale a alternativa que apresenta o Mix de Marketing ou Composto Mercadológico:
		
	
	Produto, Preço, Participação e Promoção.
	 
	Produto, Preço, Praça e Promoção.
	
	Produto, Participação, Praça e Promoção.
	
	Produto, Preço, Praça e Participação.Participação, Preço, Praça e Promoção.

Continue navegando