Buscar

AV2 BIOFÍSICA 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0023_AV2_201402107781 » BIOFÍSICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201402107781 - VERÔNICA FLORESTA DE SANTANA
	Professor:
	THIAGO DUTRA VILAR
	Turma: 9002/AO
	Nota da Prova: 8,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 29/11/2014 17:26:16
	
	 1a Questão (Ref.: 201402351162)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Christian Andréas Doppler descreveu este fenômeno em 1841. O efeito Doppler é uma característica observada nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador. No caso de aproximação, a frequência aparente da onda recebida pelo observador fica maior que a frequência emitida. Ao contrário, no caso de afastamento, a frequência aparente diminui. Um exemplo típico é o caso de uma ambulância com sirene ligada que passe por um observador. Ao estar se aproximando, o som é mais agudo e ao estar se afastando, o som é mais grave. No caso da ultrassonografia, fonte e observador são um mesmo objeto, o transdutor, sendo observadas as estruturas refletoras móveis dentro do corpo. Com base no texto, argumente de que maneira é possível estudar, a partir da aplicação do ultrassom, a presença de trombos em um vaso sanguíneo.
		
	
Resposta: No caso da ultrassonografia, fonte e observador são um mesmo objeto, o transdutor, sendo observadas as estruturas refletoras móveis dentro do corpo, notadamente o fluxo sanguíneo. Desta maneira é possível estudar a presença de fluxo sanguíneo em determinado vaso, ou se este vaso está preenchido por trombo, bem como mensurar a velocidade do fluxo sanguíneo dentro dele, quantificando o grau de estenose que ele apresente, por exemplo.
	
Gabarito: No caso da ultrassonografia, fonte e observador são um mesmo objeto, o transdutor, sendo observadas as estruturas refletoras móveis dentro do corpo, notadamente o fluxo sanguíneo. Desta maneira é possível estudar a presença de fluxo sanguíneo em determinado vaso, ou se este vaso está preenchido por trombo, bem como mensurar a velocidade do fluxo sanguíneo dentro dele, quantificando o grau de estenose que ele apresente, por exemplo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402347098)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na visão normal, a luz entra no olho através da córnea, que é a membrana convexa transparente que cobre a parte anterior do olho. A curvatura da córnea faz com que a luz refrate, ou mude sua direção, de modo a convergir para a retina. A figura a seguir mostra uma das alterações da visão denominada Miopia (dificuldade de enxergar de longe), que se relaciona:
		
	 
	Ao distúrbio do olho que focaliza a luz dos objetos antes que ela alcance a retina;
	
	Ao distúrbio do olho onde o aumento da pressão intraocular, que interfere no fluxo de sangue e de nutrientes para dentro e para fora pelo disco óptico;
	
	Ao distúrbio do olho onde o cristalino se torna opaco, que impede total ou parcialmente os raios de luz de chegarem à retina;
	 
	Ao distúrbio do olho que focaliza a luz dos objetos depois que ela alcance a retina;
	
	Ao distúrbio do olho onde a luz é formada antes da retina porém gerando múltiplos focos
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402175300)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A interferência construtiva sonora é a que menos acontece no nosso ambiente. Quais dos eventos abaixo, podemos definir como interferência construtiva.
		
	
	O barulho do shopping na praça.
	
	O Maracanã lotado em dia de jogo.
	 
	Uma rua com muito tráfego.
	 
	O coral de uma igreja.
	
	A arrebentação das ondas do mar.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402346467)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É um exemplo de grandeza derivada:
		
	
	Tempo
	
	Massa
	 
	Força
	 
	Intensidade de corrente elétrica
	
	Intensidade luminosa
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402158082)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ser humano capta a luz através do olho, um órgão esférico extremamente complexo que em pessoas adultas atinge cerca de 24 mm. O olho é composto por três camadas, ou túnicas: Assinale (v) para a alternativa correta.
		
	
	a esclerótica, que o reveste mas não o protege externamente; a retina, um tecido resistente, transparente e fotossensível; e a coróide, constituída por vasos sanguíneos mas que não alimentam o olho.
	
	a esclerótica, que o reveste e protege externamente; a coróide, constituída por vasos sangüíneos que destroem o olho; e a retina, um tecido não resistente, transparente e fotossensível.
	
	a esclerótica, que o reveste e protege externamente; a retina, um tecido resistente, transparente e fotossensível; e a coróide, com função não definida ainda.
	 
	a esclerótica, que o reveste e protege externamente; a coróide, constituída por vasos sangüíneos que alimentam o olho, e a retina, um tecido resistente, transparente e fotossensível.
	
	a esclerótica, que o reveste mas não o protege; a coróide, constituída por vasos sangüíneos que destroem o olho; e a retina, um tecido não resistente, não transparente e nem fotossensível
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402158188)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Córnea faz parte da estrutura do olho humano, assim é correto afirma: Marque V para a alternativa correta.
		
	
	Córnea é a porção transparente da túnica externa (esclerótica); é circular no seu contorno e de espessura uniforme. Sua superfície é lubrificada pela lágrima, secretada pelas glândulas lacrimais e não é drenada para a cavidade nasal.
	 
	Córnea é a porção transparente da túnica externa (esclerótica); não é circular no seu contorno e não tem espessura uniforme. Sua superfície é lubrificada pela lágrima, secretada pelas glândulas lacrimais e drenada para a cavidade nasal através de um orifício existente no canto interno do olho.
	
	Córnea é a porção de coloração escura da túnica externa (esclerótica); é circular no seu contorno e não tem espessura uniforme. Sua superfície não é lubrificada pela lágrima, secretada pelas glândulas lacrimais e drenada para a cavidade nasal através de um orifício existente no canto interno do olho.
	
	Córnea é a porção de coloração escura da túnica externa (esclerótica); não é circular no seu contorno e não tem espessura uniforme. Sua superfície não é lubrificada pela lágrima, secretada pelas glândulas lacrimais e drenada para a cavidade nasal através de um orifício existente no canto interno do olho.
	 
	Córnea é a porção transparente da túnica externa (esclerótica); é circular no seu contorno e de espessura uniforme. Sua superfície é lubrificada pela lágrima, secretada pelas glândulas lacrimais e drenada para a cavidade nasal através de um orifício existente no canto interno do olho.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402350846)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O mesmo processo que mantém a temperatura do nosso corpo sempre em torno do 36ºC pode nos ajudar a emagrecer, se for usado corretamente. Trata-se do fenômeno da termogênese, ou seja, nossa capacidade de equilibrar a temperatura interna do corpo com a do meio ambiente. Esse processo é parte do mecanismo da termorregulação, que permite a certos seres vivos gastarem energia para produzir e dispersar calor de acordo com as mudanças no meio externo ou com as necessidades internas. A termogênese está estritamente associada ao metabolismo. Todas as células e tecidos do nosso corpo acabam gerando calor no processo de utilizar a energia disponível para seu funcionamento normal. Se o dia estiver quente, por exemplo, a pessoa transpira e perde calor para manter sua temperatura em 36ºC. Se estiver frio, por outro lado, a transpiração diminui e os pelos se eriçam. Nesse caso, a pessoa pode sentir tremores, o que indica que está queimando energia para elevar a temperatura de volta ao normal. Tudo isso é o efeito da termogênese associada ao metabolismo. Em relação ao texto, o poder sentir tremores e a queima de energia proveniente do catabolismo de moléculas orgânicascomo carboidratos e lipídeos, referem-se, respectivamente, aos processos de:
		
	
	a termogênese anabólica e com a termogênese muscular.
	
	a termogênese central e com a termogênese periférica.
	 
	a termogênese mecânica e com a termogênese muscular.
	
	a termogênese elétrica e com a termogênese anabólica.
	 
	a termogênese mecânica e com a termogênese bioquímica.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402161808)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A aplicação de gelo ou compressas geladas é um eficiente meio de refrigerar o corpo, já que a retirada do excesso de calor produzido pelos sistemas biológicos é também um importante método terapêutico. Essa refrigeração ocorre porque o gelo apresenta calor específico diferente do calor específico da água. Qual a relação entre esses calores específicos?
		
	 
	o calor específico do gelo é MENOR do que o calor específico da água
	
	o calor específico do gelo é MAIOR do que o calor específico da água
	
	não existe relação entre o calor específico do gelo e o da água
	
	é uma relação exponencial
	
	o calor específico do gelo é IGUAL ao calor específico da água
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402351126)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Uma dose muito alta de radiação recebida em minutos pode ser mais nociva que a mesma dosagem acumulada durante algum tempo. De acordo com a Associação Nuclear Mundial, uma dose única de 1 sievert provavelmente causará doença da radiação temporária e contagem mais baixa de células brancas, mas não seria fatal. Uma dose de 5 sieverts provavelmente mataria metade das pessoas expostas durante 1 mês. No nível de 10 sieverts, a morte ocorre em algumas semanas. Com base no exposto, argumente acerca dos limites de dose em exposição médica.
		
	
Resposta: As exposições médicas têm como objetivo fornecer um benefício direto ao indivíduo exposto. Se a prática está justificada e a proteção otimizada, a dose no paciente será tão baixa quanto compatível com os propósitos médicos; portanto, não se aplicam limites de dose em exposições médicas.
	
Gabarito: As exposições médicas têm como objetivo fornecer um benefício direto ao indivíduo exposto. Se a prática está justificada e a proteção otimizada, a dose no paciente será tão baixa quanto compatível com os propósitos médicos; portanto, não se aplicam limites de dose em exposições médicas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402351095)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A capacidade de identificar lesões de tamanho mínimo é uma das vantagens do uso da mamografia na detecção de um câncer de mama, antes de ser palpável e de se manifestar clinicamente. Este diagnóstico, feito numa fase muito precoce da doença, é geralmente associado a um melhor prognóstico para a cura e a necessidade de um tratamento menos agressivo para o controle do câncer em alguns casos. Em muitos países, a mamografia de rotina das mulheres é recomendada como um método de triagem para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A US Preventive Services Task Force recomenda a mamografia, com ou sem exame clínico das mamas a cada 1-2 anos em mulheres com 40 anos ou mais. Em conjunto com os testes clínicos, encontrou-se uma redução relativa da mortalidade de 20%. Com base no texto, em relação à mamografia, é correto afirmar que:
		
	
	Na mamografia examinamos tecidos duros. Por este motivo, a técnica radiográfica tem que ser igual à radiologia convencional. O tecido é muito radiossensível, por isto se deve ter uma dose reduzida, tentando maximizar a informação radiográfica.
	
	Na mamografia examinamos tecidos relativamente moles. Por este motivo, a técnica radiográfica tem que ser semelhante à radiologia convencional. O tecido é radiossensível, por isto se deve ter uma dose ajustada, tentando maximizar a informação radiográfica.
	
	Na mamografia examinamos tecidos moles. Por este motivo, a técnica radiográfica tem que ser diferente da radiologia convencional. O tecido é muito radiossensível, por isto se deve ter uma dose aumentada, tentando minimizar a informação radiográfica.
	
	Na mamografia examinamos tecidos moles. Por este motivo, a técnica radiográfica tem que ser diferente da radiologia convencional. O tecido é pouco radiossensível, por isto se deve ter uma dose aumentada, tentando maximizar a informação radiográfica.
	 
	Na mamografia examinamos tecidos moles. Por este motivo, a técnica radiográfica tem que ser diferente da radiologia convencional. O tecido é muito radiossensível, por isto se deve ter uma dose reduzida, tentando maximizar a informação radiográfica.

Outros materiais