Buscar

PLANOSSOLO NARTICO

Prévia do material em texto

*
*
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS – CÂMPUS POÇOS DE CALDAS 
PLANOSSOLO NÁRTICO
GRADUANDOS EM GEOGRAFIA
REBECA DE CARVALHO SILVA
POÇOS DE CALDAS
 MG 2015
*
*
O QUE É O PLANOSSOLO NÁRTICO?
	Os Planossolos Nátricos possuem alta saturação por sódio, estrutura prismática ou colunar. O gradiente textura propício à erosão, também favorecida pela baixa permeabilidade do horizonte B, devido à alta concentração de sódio. São de pouca expressão espacial ocorrendo na região semi - árida, no pantanal e nas áreas costeiras de clima seco, geralmente nos terraços de rios e riachos, em áreas de topografia suave.
 
*
*
TERCEIRO NÍVEL CATEGÓRICO DO GRANDES GRUPOS :
OS PLANOSSOLOS NÁTRICOS SÃO CLASSIFICADOS NO TERCEIRO NÍVEL CATEGÓRICO DO SIBCS COMO DEMONSTRADO NO QUADRO ABAIXO, ONDE SÃO RELACIONADAS. AS CARACTERÍSTICAS DESTAS CLASSES DE SOLO E AS IMPLICAÇÕES PARA USO E MANEJO.
*
*
 (SUBGRUPOS):
PLANOSSOLOS NÁTRICOS Carbonáticos
*
*
PLANOSSOLOS NÁTRICOS SÁLICOS
*
*
PLANOSSOLOS NÁRTICOS – REGIÃO DO AGRESTE 
	Estes solos ocorrem como mancha mapeável na região do Agreste, nos municípios de Jataúba e Brejo da Madre de Deus, alto vale do rio Capibaribe. Ocorrem, também, de forma expressiva no Sertão, nos municípios de Arcoverde e Cabrobó e como inclusões e componentes secundários em muitas outras áreas do semiárido mais seco. 
PLANOSSOLO NÁTRICO : sálico típico, A moderado, textura média(leve)/média, fase caatinga hiperxerófila, relevo suave ondulado (SiBCS, 2006).
*
*
PLANOSSOLOS NÁRTICOS – REGIÃO DO SERTÃO 
	Este solo pertence à ordem dos Planossolos, que são solos minerais, imperfeitamente ou mal drenados, com horizonte superficial ou subsuperficial eluvial, de textura mais leve que contrasta abruptamente com o horizonte B imediatamente subjacente. A distribuição geográfica destes está relacionada com as regiões semi-áridas do Estado.
 
PLANOSSOLO NÁTRICO: Sálico típico, A fraco, textura média/argilosa, fase caatinga hiperxerófila, relevo plano (SiBCS, 2006).
*
*
PLANOSSOLO HÁPLICO 
	Planossolos que possuem a característica de serem bem abastecidos de bases, o que lhes confere elevado status nutricional, mas com sérias limitações de ordem física relacionadas principalmente ao preparo do solo e à penetração de raízes devido ao adensamento. Em condições de adensamento e em função do contraste textural , estes solos são muito susceptíveis à erosão.
	Ocorrem em grande parte no Nordeste, no Pantanal, no litoral do Rio de Janeiro e no Sul do Brasil, em áreas que margeiam a Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul, sendo bastante utilizados para pastagem e culturas de arroz neste estado.
*
*
Os solos desta classe ocorrem preferencialmente em áreas de relevo plano ou suave ondulado.
Características:
Alíticos-Solos de baixa fertilidade; Teores muito elevados de alumínio no solo afetando significativamente o desenvolvimento de raízes; atividade de argila igual ou maior do que 20 cmolc/kg de argila.
Alumínicos - Teores muito elevados de alumínio no solo afetando significativamente o desenvolvimento de raízes; atividade de argila menor do que 20 cmolc/kg de argila.
Carbonáticos - Presença de carbonato de cálcio sem que este afete o desenvolvimento da maioria das plantas.
Sálicos - Presença de sais solúveis em água em alguma época do ano, em quantidade tóxica à maioria das culturas.
Distróficos - solos de baixa fertilidade.
Eutróficos - solos de alta fertilidade.
*
*
Base - desargilização vigorosa da parte mais superficial e acumulação ou concentração intensa de argila no horizonte subsuperficial.
Por efeito da vigência cíclica de excesso de umidade, ainda que por períodos curtos, as cores no horizonte B, e mesmo na parte inferior do horizonte sobrejacente, são predominantemente pouco vivas, tendendo a acinzentadas ou escurecidas, podendo ou não haver ocorrências e até predomínio de cores neutras de redução, com ou sem mosqueados, conforme especificado para o horizonte B plânico.
*
*
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Agência Empraba de Informação Tecnológica disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/solos_tropicais/arvore/CONT000gn362j9y02wx5ok0liq1mqwdznmx9.html acesso em: 29/10/2015.
Imagens de Mapas disponíveis em : http://www.colecaomateusrosas.com.br/home/PerfisReferencia acesso em : 29/10/2015.
Perfis Referencias disponível em: http://www.colecaomateusrosas.com.br/home/PerfisReferencia acesso em : 29/10/2015.

Continue navegando