Buscar

AV 02 METODOLOGIA CIENTÍFICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1) Algumas pesquisas podem ser classificadas em bibliográficas ou pesquisa documentais e são frequentes no ambiente de produção acadêmica. Embora tenham muitas semelhanças no que se refere à natureza do material com o qual trabalham, elas são bem diferentes.
Assinale a alternativa que apresenta uma forma de diferenciar essas pesquisas.
a) As pesquisas documentais ocorrem a partir das chamadas fontes primárias enquanto as pesquisas bibliográficas a partir das fontes secundárias. 
b) As pesquisas bibliográficas ocorrem a partir das chamadas fontes primárias enquanto as pesquisas documentais a partir das fontes secundárias. 
c) Nas pesquisas documentais o pesquisador deve se restringir sua pesquisa a um único autor enquanto nas pesquisas bibliográficas deve explorar diferentes autores. 
d) Nas pesquisas bibliográficas o pesquisador deve se restringir sua pesquisa a um único autor enquanto nas pesquisas documentais deve explorar diferentes autores. 
e) As pesquisas documentais exigem um rigor metodológico, seguindo os mesmos procedimentos de qualquer outro tipo de pesquisa, enquanto nas pesquisas bibliográficas não há essa necessidade. 
2) Sabe-se que o estruturalismo nas Ciências Sociais foi inicialmente aplicado pelo etnólogo Claude Lévi-Strauss, que partiu das premissas do estruturalismo linguístico.
A respeito dessa corrente é correto afirmar que:
a) As análises baseadas no estruturalismo estão centradas apenas nos aspectos observáveis dos fenômenos, sem chegar à sua essência.
b) O estruturalismo foi desenvolvido de modo a superar a contradição entre o que é concreto, palpável e observável do que pode ser objeto da ciência.
c) A preocupação do estudo científico pautado no estruturalismo é a descrição em termos relacionais, dependente do seu processo evolutivo.
d) O estruturalismo busca analisar as contradições da realidade, uma vez que compreende ser essa a força transformadora da natureza. 
e) No estruturalismo é possível observar uma relação constante entre o universal, compreendido como a sociedade, a história e o particular. 
3) Segundo Bastos e Ferreira (2016) citar é mencionar no texto de sua autoria informações advindas de outras fontes, garantindo os direitos autorais, porém comunicando via texto escrito que essa ideia, conceito, ou o que seja, não são de sua elaboração, mas de outra pessoa ou entidade. Existem as citações diretas, indiretas e as citações de citações. 
As citações indiretas são:
a) Aquelas nas quais o autor faz a transcrição literal de partes do texto fonte.
b) Aquelas nas quais o autor se baseia no texto fonte sem transcrever nenhuma parte.
c) Aquelas nas quais o autor se utiliza de uma citação de uma citação já mencionada.
d) Aquelas nas quais o autor faz a transcrição literal de todo o texto fonte.
e) Aquelas nas quais o autor apropria-se das ideias de outros. 
4) Os científicos podem ser classificados em quantitativos ou qualitativos, de modo a indicar o que se espera do estudo. A pesquisa quantitativa, no pensamento científico, apresenta algumas características muito próprias.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das características da pesquisa quantitativa no âmbito do pensamento científico.
a) Ocupa de aspectos que não podem ser quantificados por se tratar de aspectos subjetivos. 
b) Se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado, correspondendo a um espaço mais profundo das relações.
c) Está baseada numa filosofia dialética que supõe a existência de fatos sociais como uma realidade subjetiva.
d) Valoriza a objetividade e o controle científico, enfatizando a aplicação de testes que comprovem a validade dos resultados e sua fidedignidade. 
e) Se opõe a pesquisa qualitativa, uma vez que a realidade do conjunto de dados abrangido não interage de forma dinâmica. 
5) A respeito da definição de paradigma, complete as lacunas da sentença a seguir:
Paradigma é ________ ou _______ que serve para orientar o desenvolvimento de algo. Na ciência, é ______________ originada de uma pesquisa que servirá de modelo para outras pesquisas.
Analise as sentenças a seguir e assinale aquela que corresponde à correta sequência:
a) um modelo; padrão; uma teoria.
b) uma teoria; um teorema; uma conclusão.
c) uma lei; um acordo; uma teoria.
d) um modelo; padrão; uma conclusão.
e) uma teoria; um padrão; uma teoria.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes