Buscar

Mitocondrias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
 
 
*
*
As mitocôndrias são organelas citoplasmáticas com formas variáveis , ( ovoides ,esféricas ,ou de bastones) , medem 3 m de comprimento e têm um diâmetro de 0,5m. 
Na micrografia eletrônica a seguir aparecem constituídas por duas membranas e dois compartimentos , 1 membrana externa lisa , 1 membrana interna com dobras para o interior , que dão lugar a dois compartimentos o espaço intermembranoso e a matriz mitocondrial , formando as cristas mitocondriais , preenchida pela matriz mitocondrial , onde são encontrados Ribossomos , proteínas e o DNA mitocondrial.
 
*
*
*
*
Liberação de energia : A mitocôndria é abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como oxigênio e glicose , as quais processa e converte em energia na forma de ATP (composto rico em energia (nucleotídeo) responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas, e fornece para a célula hospedeira. 
Respiração celular , processo em que moléculas orgânicas de alimento reagem com gás oxigênio (O2), transformando-se em gás carbônico (CO2) e água (H2O) e liberando energia.
*
*
Remoção de Ca2+ do citosol : quando a concentração do o Ca2+ aumenta no citosol a níveis perigosos para a célula , entra em ação uma bomba Ca2+ - ATP ase localizada na membrana interna das mitocôndrias que , ao bombear o Ca2+ para a matriz mitocondrial , o retira do citosol .
Síntese de aminoácidos : A partir de determinadas moléculas intermediárias do ciclo de krebs , nas mitocôndrias dos hepatócitos ocorrem algumas etapas metabólicas que levam a síntese de vários aminoácidos. 
*
*
Síntese de esteróides: os hormônios esteróides são produzidos a partir do colesterol. O processo ocorre na membrana interna, voltada para o lado da matriz mitocondrial, onde a enzima P450scc quebra a cadeia lateral do colesterol formando os hormônios sexuais masculinos e femininos .
*
*
As mitocôndrias estão presentes praticamente em todos os seres eucariontes, sejam animais, plantas, algas, fungos ou protozoários relacionam-se com os processos energéticos. Podem existir centenas ou até milhares numa única célula. Apesar de seu tamanho reduzido ( 3 µm de comprimento e 0,5 µm de diâmetro), as mitocôndrias são visíveis ao microscópio óptico, podendo ser coradas em células vivas. 
*
*
As mitocôndrias se reproduzem para substituir as que desaparecem , e seu número é duplicado antes de cada divisão celular .
Nas células que não possuem interfaces prolongadas , as mitocôndrias envelhecem e são degradas por fagolisossomos, apesar disso, seu número se mantém estável porque se formam outras mitocôndrias . Além disso , antes que as células se dividam todos os seus componentes se duplicam , inclusive as mitocôndrias .
*
*
A reprodução das mitocôndrias não ocorre como consequência de um encaixe espontâneo dos componentes que as compõem e sim pela divisão de mitocôndrias preexistentes , para a qual previamente duplicam seu tamanho . Esse processo é denominado fissão binaria.
A divisão das mitocôndrias ocorre durante todo o ciclo celular , tanto na interfase como na mitose , nem todas as mitocôndrias se multiplicam e , por isso , algumas devem se dividir , repetidas vezes , no curso de um mesmo ciclo para compensar a falta da divisão por parte de outras .
*
*
DNA
*
*
*
*
A composição química também varia com o tipo de tecido e a espécie estudada. No total tem aproximadamente ¾ de proteínas para ¼ de lipídios. A densidade da matriz é maior quanto mais atividade respiratória houver. O número de cristas é maior quanto mais atividade respiratória houver.
As mitocôndrias evoluem 20 vezes mais rápido do que as células normais. A nossa relação com elas são: as nossas células fornecem oxigênio para a organela e elas retribuem com energia
*
*
 Obrigada pela atenção
Alunos :
 Pedro Alexandre
 Carina Cardoso 
 Nayara Cruz

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes