Buscar

EMPRESAS PÚBLICAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EMPRESAS PÚBLICAS 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Alunos: Alane Carla França 
 Alison Arthur Silva
 Jessica Mayara da Silva 
	Lidian Santos Silva 
	Luana Aparecida Lima
	Rayana Claudia da Silva 
	Tamires Vital Alves 
 
EMPRESAS PÚBLICAS 
Conceito 
 É a pessoa jurídica  administrada exclusivamente pelo Poder Público, constituída por capital exclusivamente oriundos de recursos públicos. Aquela que possui personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio e capital exclusivo do Estado, sendo criada mediante lei específica e administrada pelo Estado, para suprir suas necessidades.
Finalidade 
	
É prestar serviço público à sociedade, e sob esse aspecto serão Pessoas Jurídicas de Direito Privado com regime jurídico muito mais público do que privado. Outra finalidade está na exploração da atividade econômica, o que será em caráter excepcional, pois de acordo com a Constituição Federal o Estado não poderá prestar qualquer atividade econômica. 
No Brasil as empresas públicas, que se subdividem em duas categorias: empresa pública unipessoal e empresa pública de vários sócios governamentais minoritários. 
CRIAÇÃO E EXTINÇÃO
A criação de empresas públicas depende de lei específica autorizativa, nos termos do art. 37, XIX, da Constituição Federal. A lei específica autoriza o Poder Executivo a, por ato próprio (um decreto), proceder à instituição da entidade. 
A extinção de uma empresa pública é feita pelo Poder Executivo, mas dependerá também de lei autorizadora específica, em respeito ao princípio da simetria jurídica. A iniciativa dessa lei é, igualmente, privativa do Chefe do Poder Executivo.  
REGIME JURÍDICO
As empresas públicas são entidades de natureza híbrida.
REGIME JURÍDICO
As empresas públicas são entidades de natureza híbrida.
São Pessoas Jurídicas de Direito Privado.
REGIME JURÍDICO
As empresas públicas são entidades de natureza híbrida.
 Pessoas Jurídicas de Direito Privado.
Onde essa Pessoa Jurídica caracteriza a entidade que passa a ser detentora de direitos e obrigações e à qual se atribui personalidade jurídica, aptidão de adquirir direitos e contrair deveres, que segue o Direito Privado.
As empresas públicas atuam na exploração de atividades :
de produção ou comercialização de bens;
de prestação de serviços de natureza econômica.
 Só se submetem as normas de Direito Público naquilo em que a Constituição expressamente determine, ou quando houver disposição legal especifica.
Terá regime jurídico distinto: 
	a) aquelas que se dedicam à exploração de atividade econômica sujeitam-se ao regime jurídico próprio das empresas privadas, previsto no art. 173 da Constituição Federal; 
	
Terá regime jurídico distinto: 
b) aquelas que se dedicam à prestação de serviços públicos sujeitam-se ao regime administrativo, próprio das entidades públicas, nos termos do art. 175 da Constituição Federal. 
FUNÇÃO
A sua principal função é permitir o Estado atuar no domínio econômico por meio da figura excepcional de agente econômico. Esta intervenção somente é legitimada quando necessária aos imperativos de segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definido em lei (art. 174, caput, CF). No entanto, a empresa pública, além de permitir a exploração da atividade econômica pelo Poder Público, podem desempenhar serviços públicos em seu nome. 
OBJETO 
	As empresas públicas são criadas com o objetivo precípuo de permitir ao Estado a exploração de atividades de caráter econômico.  É sabido que, na forma em que estabelecidos os princípios gerais da ordem econômica na atual Constituição, o Estado só excepcionalmente está autorizado a dedicar-se à exploração direta de atividade econômica.
	O art. 173 da Constituição não deixa dúvida a respeito, ao prescrever que a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.  
PATRIMÔNIO E RESPONSABILIDADE CIVIL 
Patrimônio  Os bens pertencentes às pessoas jurídicas de Direito Privado são considerados bens privados. Embora possuam esta característica, às vezes o seu patrimônio recebe proteção idêntica àquela decorrente das normas do Direito Público. É o que se verifica nas empresas públicas prestadoras de serviço 
Responsabilidade Civil  Em regra geral as empresas públicas, por serem pessoas jurídicas de direito privado, se sujeitam ao sistema de responsabilidade subjetiva.público. 
EMPRESAS PÚBLICAS NO BRASIL 
A administração das empresas públicas no Brasil  é feita por dirigentes nomeados pelo presidente da República, sendo pessoas do próprio quadro funcional. A partir da Emenda Constitucional nº 19 de 1998, contemplou-se como princípio basilar à atuação da empresa pública o princípio da eficiência, cujo objetivo é uma maior credibilidade e celeridade operacional dos atos praticados por elas. O ingresso na carreira do emprego público se dá somente por meio de concurso público, assegurado o acesso por todo brasileiro ou estrangeiro naturalizado. 
EMPRESAS PÚBLICAS EM ALAGOAS 
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CAIXA) é uma instituição financeira sob a forma de empresa pública, criada nos termos do Decreto-Lei nº 759, de 12 de agosto de 1969, vinculada ao Ministério da Fazenda, com sede e foro na capital da República, prazo de duração indeterminado e atuação em todo o território nacional. 
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou, simplesmente, Correios, é uma empresa pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil.
						
 FOTO DA SEDE EM ARAPIRA-AL

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais