Buscar

AV2 Qualidade de software varias Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A ISO/IEC 15504, conhecida também como SPICE (Software Process Improvement and Capability Determination) consiste em uma norma para definição de processos de desenvolvimento de software. Em relação aos requisitos d norma como ocorreu sua evolução?
R: : Os requisitos da norma são uma evolução da norma ISO/IEC 12207, porém apresenta níveis de capacidade para cada processo.
Por capacidade de processo entende-se a habilidade do processo em ser executado de forma eficiente e eficaz com a presença de algumas características importantes. Observe a afirmativa e cite 3 (três) dessas características:
R: Execução, Flexibilidade , Documentação, Deve ser apropriado, Treinamento, Manutenção, Controle
Em uma organização, vários processos podem ter níveis de capacidade diferentes. A ISO/IEC 15504 define 6 níveis de capacidade sequenciais e cumulativos. Os níveis podem ser usados para avaliar como uma organização está realizando um determinado processo e como um guia para a melhoria de processo. Cada nível de capacidade é descrito basicamente por um nome, definição e atributos. De acordo com a citação responda citando 3 (três) dos 6 (seis) níveis de capacidade:
R: Incompleto, Executado, Gerenciado, Estabelecido, Previsível, Otimizado
Conforme o material de aula e o material de apoio defina o que é RISCO referente a SOFTWARE:
R: Um risco é qualquer evento ou condição em potencial que, se concretizando, pode afetar positivamente ou negativamente um objetivo do projeto.
O modelo de avaliação de processo é organizado em uma arquitetura com dois níveis, sendo o primeiro composto por três categorias de processo. Quais são essas categorias?
R: As categorias são processos: fundamentais, organizacionais e de apoio.
Como um processo de desenvolvimento com qualidade propicia a redução decustos do projeto como um todo?
()menos retrabalho e menor índice de perdas
Para o avanço das organizações intensivas em software (desenvolvimento/aquisição), a prática da melhoria de processo de software tem se mostrado viável, eficaz e eficiente. Consiste a abordagem na prática de ações orientadas para alteração dos processos. Conforme a afirmativa esses processos são aplicados para que?
R: Consiste a abordagem na prática de ações orientadas para alteração dos processos aplicados para: aquisição, fornecimento, desenvolvimento, manutenção e ou suporte de sistemas de software.
As pesquisas em torno da engenharia de software mostram a relevância da resolução de problemas de falhas em projetos basear -se em modelos de melhoria e processo que permeiam três (3) variáveis de suma importância e nenhuma mais importante que a outra, mas conjuntamente expressivas no contexto de desenvolvi mento de software. Conforme a citação responda quais são essas três (3) variáveis?
R: As três variáveis são: processo, pessoas e tecnologia
A norma ISO/IEC 14598 oferece uma visão geral dos processos de avaliação de produtos de software e fornece guias para a avaliação, baseados na utilização prática da norma ISO/IEC 9126. Conforme a afirmativa, pela norma, podem existir três enfoques diferentes para a avaliação da qualidade de produto. Responda quais são esses três enfoques diferentes para a avaliação da qualidade de produto?
R: Os três enfoques diferentes para a avaliação da qualidade de produto são: processo para desenvolvedores, processo para avaliadores e processo para compradores.
A NBR ISO/IEC 12207 ¿ Processos de Ciclo de Vida de Software. Com base nessa norma qual o objetivo em relação ao processo?
R: A norma tem como objetivo o estabelecimento de uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida de software como forma de ajudar as organizações a compreenderem todos os componentes presentes na aquisição e fornecimento de software e, assim, conseguirem firmar contratos e executarem projetos de forma eficaz.
A norma ISO/IEC 14598 coloca que se deve avaliar a qualidade do produto liberado por diversas razões, dentre elas a possibilidade de identificar e entender as razões técnicas para as deficiências e limitações do produto, que podem manifestar-se através de problemas operacionais e de manutenção. Responda de que forma a avaliação da qualidade de um produto de software deverá acontecer segundo a norma citada?
R: A norma citada tem a proposta da avaliação da qualidade de um produto de software da seguinte forma: verificar, através de técnicas e atividades operacionais, o quanto os requisitos são atendidos.
Referente a norma ISO/IEC 14598 deve-se avaliar a qualidade do produto liberado por diversas razões, dentre elas a possibilidade de identificar e entender as razões técnicas para as deficiências e limitações do produto, que podem manifestar-se através de problemas operacionais e de manutenção. Na avaliação da qualidade de um produto de software, qual a finalidade dos requisitos do software?
R: Os requisitos apresentam como objetivo a definição das características de um software, a fim de permitir o exame de seu entendimento.
Referente ao conceito de qualidade de software podemos definí-lo como em relação a um processo sistemático?
R: O conceito de Qualidade de Software pode ser considerado como um processo sistemático que focaliza todas as etapas e artefatos produzidos com o objetivo de garantir a conformidade de processos e produtos especificados, prevenindo e eliminando defeitos.
As ações de disseminação da qualidade promovidas pela SOFTEX visam aumentar a competitividade da indústria brasileira de software, nos mercados interno e externo, através de programas de qualificação de profissionais nesta área e de melhoria e avaliação de processos e produtos de software brasileiros, a um custo acessível às empresas de menos porte. Referente ao MPS. BR responda qual o seu objetivo:
R:Seu objetivo sintetiza a descrição de melhoria de processo do software Brasileiro. 
A NBR ISO/IEC 9126 (produto de software) e a NBR ISO/IEC 12119 (pacote de software). Para Pressman (2002), o uso de um modelo de qualidade apoia a categorização de fatores de McCall (1997). A partir da qualidade interna e externa, a qualidade de software passa a ser categorizada por seis características ou "não funcionalidades". Quais são elas?
R: Funcionalidade; Confiabilidade; Usabilidade; Eficiência; Manutenibilidade; Portabilidade.
Em relação a classificação de riscos de software podemos afirmar que ela se divide em dois grupos. Com base na afirmação responda quais são essas duas classificações:
R: A classificação de riscos de software se divide em: - quanto à Natureza; - quanto à probabilidade e ao impacto.
Muitos estudos são conduzidos na área de qualidade procurando obter um referencial para os custos reais da qualidade , a fim de poderem identificar maneiras de reduzir custos da qualidade e fornecer uma base de comparação entre os demais custos encolvidos no processos de desenvolvimento de software. Os custos operacionais da função qualidade podem ser classificados em quatro categoria: prevenção , avaliação , falhas internas e falhas externas. Identifique as atividades decorrentes de dois deles.
R:Custo de Avaliação: inspeção intra e interprocessos; calibração e manutenção do equipamento; teste.Custo de flahas internas: retrabalho; esforço para reparar ; analise do modo como a falha ocorreu. Caracterizam perdas e prejuízo.

Outros materiais