A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
resposta aula tema 5 Direitos humanos

Pré-visualização | Página 1 de 1

Parte superior do formulário
	Iniciado em
	terça, 14 outubro 2014, 19:53
	Completado em
	terça, 14 outubro 2014, 19:57
	Tempo empregado
	3 minutos 45 segundos
	Notas
	6/6
	Nota
	0.75 de um máximo de 0.75(100%)
Question 1 
Notas: 1 
O poder-dever da Administração Pública de restringir o exercício de direitos em razão do interesse público denomina-se poder: 
Escolher uma resposta. 
	
	a. Vinculado. 
	
	
	b. Disciplinar. 
	
	
	c. De polícia. 
	
	
	d. Discricionário. 
	
	
	e. Hierárquico. 
	
Resposta correta: De polícia. 
Comentário resposta correta: O Poder de Polícia constitui o poder-dever da Administração Pública de restringir o exercício de direitos em razão do interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos, conforme delineado no Art. 78 do Código Tributário Nacional. 
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2 
Notas: 1 
No abuso de poder pela modalidade excesso de poder, o Administrador Público: 
Escolher uma resposta. 
	
	a. Age fora dos limites de suas atribuições, extrapolando o que lhe é permitido, violando o elemento competência do ato administrativo. 
	
	
	b. Age fora dos limites de suas atribuições, extrapolando o que lhe é permitido, violando o elemento finalidade do ato administrativo. 
	
	
	c. Pratica o ato por motivos ou com finalidade diversa da estabelecida em lei, violando o elemento motivo do ato administrativo. 
	
	
	d. Pratica o ato por motivos ou com finalidade diversa da estabelecida em lei, violando o elemento finalidade do ato administrativo. 
	
	
	e. Pratica o ato por motivos ou com finalidade diversa da estabelecida em lei, violando o elemento competência do ato administrativo. 
	
Resposta correta: Age fora dos limites de suas atribuições, extrapolando o que lhe é permitido, violando o elemento competência do ato administrativo. 
Comentário resposta correta: ocorre excesso de poder quando o agente age fora dos limites de sua competência, extrapolando o que lhe é permitido, violando o elemento competência do ato administrativo. Por exemplo: o agente policial que realiza uma prisão ilegal. 
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3 
Notas: 1 
O Ministério Público, por meio dos Procuradores e Promotores de Justiça, é responsável por exercer várias funções relacionadas à defesa dos direitos fundamentais, com destaque para as atribuições de promover o inquérito civil e a ação civil pública. Não incumbirá ao Ministério Público instaurar inquérito civil ou ajuizar ação civil pública nos casos de violações: 
Escolher uma resposta. 
	
	a. Ao patrimônio público e social. 
	
	
	b. A direitos coletivos. 
	
	
	c. A direitos difusos. 
	
	
	d. A direitos individuais. 
	
	
	e. Ao meio ambiente. 
	
Resposta correta: A direitos individuais. 
Comentário resposta correta: O Ministério Público, por meio dos Procuradores e Promotores de Justiça, é responsável por exercer várias funções relacionadas à defesa dos direitos fundamentais, com destaque para as atribuições de promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos (CF, art. 129, III). Portanto, não constituirá objeto de inquérito civil e ação civil pública a violação a direitos individuais, mas somente a direitos difusos e coletivos. 
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 4 
Notas: 1 
Sem qualquer motivação ou fundamento legal, o empresário Marcos Lúcio teve o pedido de alvará de funcionamento de uma filial de sua loja de ferramentas indeferido pela Prefeitura. 
Neste contexto, Marcos Lúcio poderá impetrar: 
Escolher uma resposta. 
	
	a. Habeas data, para assegurar o conhecimento de informações relativas à sua pessoa, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público. 
	
	
	b. Ação civil pública, na defesa de seus direitos difusos e coletivos à livre iniciativa. 
	
	
	c. Habeas corpus, por se achar ameaçado de sofrer coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder. 
	
	
	d. Mandado de injunção, ante a falta de norma regulamentadora que torne viável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania. 
	
	
	e. Mandado de segurança, para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, em face da prática de ilegalidade ou abuso de poder por autoridade pública. 
	
Resposta correta: Mandado de segurança, para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, em face da prática de ilegalidade ou abuso de poder por autoridade pública. 
Comentário resposta correta: O mandado de segurança será concedido para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público (CF, art. 5º, LXIX). 
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 5 
Notas: 1 
Embora tenha origem na Inglaterra, o sistema judiciário ou de jurisdição única encontra seu principal expoente nos Estados Unidos da América, onde prevalece a rule of law, ou seja, a supremacia da lei, com todos se submetendo à jurisdição da Justiça Ordinária, do Poder Judiciário, inclusive o Administrador Público. Ao adotar esse sistema, a ordem jurídica brasileira: 
Escolher uma resposta. 
	
	a. Restringe o controle de constitucionalidade à via de ação. 
	
	
	b. Impede a existência de órgãos de julgamento administrativo. 
	
	
	c. Restringe o controle de constitucionalidade à via difusa. 
	
	
	d. Adota duas jurisdições, uma administrativa e outra para litígios comuns. 
	
	
	e. Estabelece que as decisões administrativas podem ser revistas pelo Judiciário. 
	
Resposta correta: Estabelece que as decisões administrativas podem ser revistas pelo Judiciário. 
Comentário resposta correta: No Sistema Judiciário, nada impede que existam órgãos de julgamento ou tribunais administrativos, apenas que estes não proferem decisões definitivas e conclusivas. Somente as decisões do Poder Judiciário é que fazem coisa julgada. As administrativas podem ser revistas ou anuladas pelo Poder Judiciário, sempre que afrontarem a lei e violarem direitos fundamentais. Eis o sistema adotado pelo Brasil, desde a Constituição de 1891 até hoje. 
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 6 
Notas: 1 
No sistema de fiscalização e controle da atividade estatal sobre os atos da Administração Pública, é importante mencionar a existência de órgãos independentes que exercem papéis fundamentais. A um órgão dessa natureza foi atribuído importante papel na Constituição Federal brasileira de 1988. Trata-se: 
Escolher uma resposta. 
	
	a. Do Conselho de Estado. 
	
	
	b. Da Procuratura. 
	
	
	c. Da Corte de Cassação. 
	
	
	d. Do Ombudsman. 
	
	
	e. Do Ministério Público. 
	
Resposta correta: Do Ministério Público. 
Comentário resposta correta: No sistema de fiscalização e controle da atividade estatal, é importante mencionar a existência de órgãos independentes que exercem papéis fundamentais. Um importante precedente foi a Procuratura soviética, o Ombudsman, originário da Suécia e o Ministério Público, consagrado no sistema brasileiro. 
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.