Amazônia em Chamas   RESENHA
7 pág.

Amazônia em Chamas RESENHA


DisciplinaDireito Administrativo I45.572 materiais939.434 seguidores
Pré-visualização2 páginas
\ufffd PAGE \* MERGEFORMAT \ufffd3\ufffd
 	
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL
CAMPUS III \u2013 PALMEIRA DOS ÍNDIOS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
	
AMAZÔNIA EM CHAMAS - FILME
Palmeira dos Índios \u200b- AL
2018
	
AMAZÔNIA EM CHAMAS - FILME
Resenha crítica apresentada a disciplina Sociedade, Natureza e Desenvolvimento ao curso de especialização em ecologia e conservação da natureza da Universidade Estadual de Alagoas \u2013 UNEAL, Campus III. 
Palmeira dos Índios - AL
2018
AMAZÔNIA EM CHAMAS
O referido Filme \u201cAmazônia em Chamas\u201d conta a história de pessoas ricas (investidores) que eram a favor das queimadas pra a criação de gado, exploração de madeira e extração da borracha sem pensarem na destruição da natureza e nem no mal que poderiam causar em nosso planeta e de pessoas mais humildes trabalhadores que eram explorados por eles e que queriam salvar a natureza.
No entanto o sindicato impede que os investidores cortem as arvores e provoquem queimadas atrapalhando com isso os planos deles e por tal motivo os investidores matam o presidente do sindicato causando uma enorme confusão onde os trabalhadores matam um dos membros dos investidores onde a polícia intervém e prende todos os membros do sindicato inclusive Chico Mendes. Isso era tudo que os empresários queriam para poder prendê-los e continuar com a devastação pra obtenção de seus lucros.
Chico foi torturado para parar de atrapalhar os empresários, uma forma de intimida-lo, ele tentou ir embora mais percebeu que estava errado pois estava desistindo de tudo aquilo que ele acreditava e das pessoas que tinham morrido para defender a Amazônia.
Nesse tempo Chico Mendes ainda não sabia a repercussão que os seus atos iriam provocar e que o mundo todo iria saber que sua causa em preservar a Amazônia seria bem vista por quase todos, menos para os que se beneficiariam com sua destruição.
Um cineasta americano procura chico mendes para fazer um documentário sobre as queimadas e o desmatamento da Amazônia pra que o mundo saiba o que está acontecendo na maior reserva florestal do planeta. E a luta de Chico Mendes continua tentando impedir que a devastação da Amazônia continue, com a chegada das chuvas as máquinas que estão sendo usadas para a derrubar as arvores para a construção das estradas vão embora por pouco tempo, mais voltam para que os investidores possam terminar as estradas e lucrar com a venda de suas mercadorias (madeira, carne e etc).
Nesse período Chico Mendes se candidata a Deputado Estadual para poder enfrentar de uma forma melhor os políticos e empreendedores que queriam devastar a Amazônia para obtenção de seus lucros, só que era uma luta quase impossível enfrentá-los pois eles tinham dinheiro e compravam o povo e engana-los dizendo que o que estavam fazendo era trazer a prosperidade e riqueza para aquela região tão sofrida. Chico Mendes sabendo que iria perder resolve ir a Miami convidado pelo seu amigo cineasta para falar sobre o que estava acontecendo na Amazônia para todo mundo em uma reunião da ONU, pedindo assim que os representantes responsáveis os ajudassem para pararem com as queimadas e com o desmatamento pois a Amazônia poderia virar um deserto.
Feito isso Chico Mendes conseguiu que parassem de construir as estradas só que os empreendedores da região não deixaram por isso mesmo, cederam as terras que a estrada iria passar para um fazendeiro da região desde de que ele conseguisse terminar a obra da estrada, isso foi o início de uma grande confusão onde várias pessoas morreram que estavam tentando proteger a mata Amazônica.
Os jornais publicaram o ocorrido, fazendo com que um deputado e um investidor fossem tentar negociar com Chico Mendes a construção das estradas sem violência e sem manifestações para que a imprensa não divulgasse e assim embaraçasse o governo e o pais aos olhos do mundo, mais Chico Mendes não quis um acordo e com isso ele conseguiu garantir que o Governo Federal designasse Cachoeira como a primeira reserva de extração onde foi passada para todo povo da Amazônia.
Assim os fazendeiros perderam suas terras e pararam a construção da estrada só que muitas pessoas ficaram insatisfeitas tornando assim a vida de Chico Mendes ameaçada em Cachoeira, sua esposa e seus amigos pediram que ele fosse embora da cidade, mais ele se negou e terminou sendo assassinado em sua casa pelo filho de um fazendeiro.
Depois de sua morte o governo proibiu desmatamento e queimadas no leste da Amazônia e foi decretado que 2,5 milhões de acres em Cachoeira seriam protegidos por lei de desmatamento, derrubadas e queimadas sendo chamadas de \u201cReserva Chico Mendes\u201d.
Chico Mendes Presenciou o desaparecimento de algumas lideranças envolvidas na luta pela preservação da floresta e, mesmo assim, esteve sempre pronto para continuar na briga. Sabia do poder econômico dos concorrentes, os quais tentaram inclusive corrompê-lo, ainda assim não se deu por vencido. Prosseguiu e, com o passar do tempo, viu um grande número de pessoas se aproximando dele, querendo acompanhar sua batalha, mostrando-se sinceramente favoráveis a sua causa
A Luta de Chico Mendes mostra que vale a pena lutarmos por aquilo que acreditamos só basta-nos ser fortes e perseverantes pois sem sua resistência, sua influência no cenário internacional, e de seu poder de negociar ele não teria conseguido vencer os mais fortes. 
Chico Mendes é um homem que conseguiu tirar o Acre da periferia regional e torná-lo conhecido por todo mundo para aquele que é conhecido como \u201cReserva Chico Mendes\u201d. 
diante do filme assistido se entende que o Direito Ambiental nasce em um contexto que leva em conta, além das relações entre as pessoas, as relações entre gerações e entre a sociedade e o Estado. 
De um lado, o Direito Ambiental surge como um dos direitos humanos fundamentais: o direito que o cidadão tem a uma vida saudável, isto é, direito ao ar puro, a água limpa, ao calor do sol, entre outros fatores que garantem qualidade de vida. De outro lado, também representa um instrumento regulador da relação institucional entre a comunidade e o governo que formula os planos gerais do crescimento econômico e a exploração dos recursos naturais, onde a aplicação penal da pessoa jurídica julga as proporções. 
E ainda, ressalta a importância destes direitos alcançarem as futuras gerações, que passam a ser protegidas pela ordem jurídica com mesma força que as gerações atuais que estão contidas, por exemplo, no art. 225, caput, Constituição Federal. 
Essa pesquisa tem como objetivo abordar os princípios e competências que regem o direito ambiental e suas normas e competências normativas nas esferas municipais e estaduais.
O Meio ambiente é a maior riqueza de sentido na utilização das duas palavras em conjunto, pois esta composição exprime não só o conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que integram a esfera de convivência social, mas também a interação entre esses elementos. 
Podendo citar aqui a Declaração Universal do Meio Ambiente cujo documento declarava que os recursos naturais (água, solo, ar, flora e fauna) devem ser preservados para beneficio das gerações vindouras, e que cada nação deve regulamentar em sua legislação como irá fazer para manter que esses bens sejam preservados.
Essa Conferência produziu a Declaração sobre o Meio Ambiente Humano, uma declaração de princípios de comportamento e responsabilidade que deveriam governar as decisões concernentes a questões ambientais.
Dentro desse contexto \u201cde um mundo sem barreiras\u201d é que proliferam os acalorados debates acerca do tema tratado no filme. nesse direcionamento cito a legislação brasileira \u2013 Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (Lei dos Crimes Ambientais) -, à luz de uma interpretação que permita viabilizar uma aplicação que assegure a função garantista que deve ser inerente ao direito penal como um todo, sem ressalvas quanto a