Buscar

aula2 exercicio1

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	São princípios da Governança Corporativa, segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa: I. Responsabilidade corporativa; II. Transparência ; III. Tratamento igualitário; IV Prestação de contas
		
	
	Somente a opção I está correta
	 
	Todas estão corretas
	 
	Somente a opção III está errada
	
	Somente a opção IV está correta
	
	Somente as opções I e IV estão corretas
	 2a Questão
	
	
	
	
	São pilares da Governança Corporativa, exceto:
		
	
	Conselho Fiscal
	 
	Boas Práticas
	
	Gestão
	
	Propriedade
	
	Conselho de Administração
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O ITGI (2007) descreve a Governança de TI, como:
		
	 
	"Responsabilidade dos executivos e da alta direção, consistindo em aspectos de liderança, estrutura organizacional e processos que garantam que a área de TI da organização suporte e aprimore os objetivos e as estratégias da organização".
	
	"Responsabilidade da gerência intermediária e do CIO, consistindo em aspectos de liderança, estrutura organizacional e processos que garantam que a área de TI da organização suporte e aprimore os objetivos e as estratégias da organização".
	
	"Responsabilidade dos executivos e da alta direção, consistindo em aspectos de liderança, estrutura organizacional e processos que garantam que a área de RH da organização suporte e aprimore os objetivos e as estratégias da organização".
	
	"Responsabilidade dos executivos e da alta direção, consistindo em aspectos de liderança, estrutura organizacional e processos que garantam que a organização possa aumentar seu faturamento".
	
	"Responsabilidade da gerência intermediária e do CIO, consistindo em aspectos de liderança, estrutura organizacional e processos que garantam que a organização possa aumentar seu faturamento".
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Modelo de melhores práticas base de conhecimentos em gestão de projetos:
		
	
	PMI
	
	ITIL
	
	ISO 27001
	 
	COBIT
	 
	PMBOK
	 5a Questão
	
	
	
	
	"Uma ferramenta que nos permite transferir objetivos entre as áreas de uma organização, fazendo com que todos caminhem juntos rumo aos mesmos objetivos." - Estamos falando de:
		
	
	COBIT
	
	CMMi
	
	PMBOK
	
	Governanca de T.I.
	 
	BSC
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Senhora Gorette é executiva da área de seguros de uma grande organização e acaba de contratar uma consultoria para mapear a situação atual da empresa (onde a empresa se encontra) e assim tornar possível a análise de (X) entre o cenário atual (avaliação de onde a empresa se encontra) e sua visão e objetivos de negócio (para onde a empresa quer ir). Segundo o exposto no parágrafo anterior, a opção que melhor preenche (X) é:
		
	
	Defeito.
	
	Pack.
	 
	Gap.
	
	Falha.
	
	Gate.
	 7a Questão
	
	
	
	
	"Governança de TI: de quem é a responsabilidade? Pesquisa mostra que nem mesmo dentro das companhias existe uma definição clara sobre quem deve ser o responsável principal pelo tema ou mesmo como medir seus resultados". Com base na afirmativa marque a opção correta em que os responsáveis pela Governança de TI são citados:
		
	
	Analistas dizem que governança de TI é responsabilidade do CEO, ao passo em que é componente da governança em geral. Para outros, a responsabilidade é mesmo do PROGRAMADOR.
	 
	Analistas dizem que governança de TI é responsabilidade do CEO, ao passo em que é componente da governança em geral. Para outros, a responsabilidade é mesmo do CIO.
	
	Analistas dizem que governança de TI não é responsabilidade do CEO, ao passo em que este não é componente da governança em geral. A responsabilidade também não do CIO.
	
	Analistas dizem que governança de TI não tem um responsável definido. A responsabilidade é voluntária de qualquer participante do projeto.
	
	Analistas dizem que governança de TI é responsabilidade do PROGRAMADOR, ao passo em que é componente da governança em geral. Para outros, a responsabilidade é mesmo do CIO.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	03) Os modelos de governança corporativa, especialmente os resultantes da separação da propriedade e da gestão, conferem ao estabelecimento e ao funcionamento de conselhos de administração um papel fundamental como força interna de controle. Nessa perspectiva, afirma-se que o Conselho de Administração é o guardião...
		
	
	da estratégia da empresa para os próximos anos.
	
	das decisões de gestão corporativa da empresa.
	
	do orçamento e da estratégia empresarial.
	 
	do objeto social e do sistema de governança corporativa.
	
	das informações contábeis confidenciais

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes