Buscar

AV. PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES 2014

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0574_AV_201402444011 » PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	HENRIQUE VITERBO FARAH
	Turma: 9007/AC
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 14/11/2014 20:25:47
	
	 1a Questão (Ref.: 201402502936)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿De fato, o sucesso de uma organização complexa é substancialmente influenciado pelo desempenho de diversos grupos que interagem entre si por toda a hierarquia da empresa¿, Bowditch e Buono. Conforme os autores, podemos concluir sobre os pequenos grupos:
		
	
	Pequenos grupos são formados apenas quando os grandes grupos os excluem.
	
	Independente da vontade da empresa os grupos buscam se agregar aos objetivos gerais.
	
	Os grupos pequenos estão sempre em conflito com os grandes.
	 
	Que eles são vitais para o desempenho da organização maior.
	
	A empresa deve impor um controle severo aos pequenos grupos em busca do resultado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402724319)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Embora a Psicologia seja uma ciência jovem, o estudo do comportamento é tão antigo quanto a existência do homem. Sobre o assunto, podemos dizer que: I- A Psicologia surgiu como ciência a partir da criação do primeiro laboratório experimental na Alemanha em 1879. II- A Psicologia pré-histórica é caracterizada por usar métodos de observação sistematizados. III- Descartes foi o primeiro filósofo a reconhecer a interação mente e corpo, trabalhando de modo associado. Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	 
	I e III.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	 
	I e II.
	
	II e III.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402536756)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um gerente de uma empresa do ramo de varejo vivenciou o seguinte caso. Uma de suas funcionárias desenvolveu fortes sentimentos amorosos em relação ao mesmo. A situação era delicada, uma vez que a funcionária era casada e sentia-se muito mal em relação aos próprios afetos. Confusa e angustiada, a funcionária lançou mão, inconscientemente, de um mecanismo de defesa para lidar com a questão. Dizia para todos: "O gerente está apaixonado por mim". A Psicanálise denomina este mecanismo de defesa de:
		
	
	racionalização
	
	recalque
	
	censura
	 
	projeção
	
	sublimação
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403070002)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nas organizações, os programas de treinamento estão atrelados ao planejamento estratégico da empresa. Embora a aprendizagem informal também ocorra no ambiente de trabalho, a aprendizagem formal é o objetivo do treinamento. Podemos citar, como exemplos de situação de treinamento:
		
	 
	Preparação de colaboradores para novas funções, adaptação dos colaboradores para novas tecnologias, indicação de terapia para colaboradores .
	
	Integração de novos colaboradores à empresa, , indicação de terapia para colaboradores e ensino de competências e habilidades.
	
	Integração de novos colaboradores à empresa, preparação de colaboradores para novas funções, ensino de competências e habilidades.
	
	Integração de novos colaboradores à empresa, preparação de colaboradores para novas funções, adaptação dos colaboradores para novas tecnologias.
	
	Preparação de colaboradores para novas funções, indicação de terapia para colaboradores e preparação para entrevista demissional.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402717706)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em 1983 Gardner lançou o conceito de inteligências múltiplas, chamando a atenção para a importância de outras habilidades, antes pouco valorizadas. Que tipo de inteligência Gardner se refere as pessoas que possuem uma inteligência voltada a trabalho de equipe? Assinale a resposta correta:
		
	
	Inteligência Corporal
	
	Inteligência Mecânica
	 
	Inteligência Interpessoal
	
	Inteligência Musical
	
	Inteligência Espacial
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402723163)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Deparatamento de Seleção de uma indústria têxtil, encarregado de selecionar novos motoristas de empilhadeira, resolveu avaliar a habilidade dos candidatos na direção de tais veículos. Qual técnica de seleção deverá ser utilizada?
		
	
	Testes Escritos.
	
	Teste de Personalidade.
	
	Entrevista.
	 
	Teste de Simulação de Desempenho.
	
	Dinâmica de Grupo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402528835)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Entre as proposições apresentadas a seguir, é correto afirmar que: I- A Psicologia antes de se tornar ciência pertencia ao campo da Filosofia; II- A Gestalt é uma das três escolas de Psicologia do século XIX; III- O objeto de estudo do Behaviorismo é o inconsciente; IV- O estudo do estímulo-resposta (S-R) é inerente ao Behaviorismo.
		
	 
	I,II e IV estão corretas.
	 
	Apenas a II está correta.
	
	Apenas a III está correta.
	
	II, III e IV estão corretas.
	
	Apenas a I está correta.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402756230)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para que não exista nenhuma interferência no processo de seleção por parte do entrevistador, é necessário que se faça previamente um estudo das funções sobre a vaga em questão. Este levantamento das funções recebe o nome de:
		
	
	Perfil Psicológico
	
	Perfil do Candidato
	 
	Perfil Profissiográfico
	
	Perfil das Competências
	
	Perfil das Tarefas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402553221)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Para liderar de modo eficaz é necessário ter o entendimento da cultura organizacional; do planejamento estratégico da empresa e alinhar sua equipe de acordo com as competências contributivas da cada um para atingir os resultados esperados. De acordo com a abordagem acima quais seriam as principais habilidades do líder?
		
	
Resposta: Ser líder não é o mesmo que ser chefe, somente algumas pessoas tem esse poder...Para liderar é necessário não só impor ordens, mais sim ser uma referência de exemplo para o seu liderado, como foi Jesus Cristo, Dalai Lama... Podemos dizer que uma de suas principais habilidades é ser construtivo, ter a inteligência de lidar com conflitos, envolver as pessoas para um trabalho em equipe, motivar , ser empático ...
	
Gabarito: O aluno deverá pelo menos apontar as característica a seguir para o lider: Ser conciliador (Habil para conciliar os objetivos organizacionais com os individuais); Possuir Autoridade legímada pelo grupo ( que não se confunde com posição hieráquica); Saber reconhecer e empreender os talentos e saber como esses podem contribuir para o sucesso organizacional e pessoal.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402734220)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Psicologia "empresta" várias de suas ferramentas e conceitos que são bastante úteis no trabalho com grupos em meios corporativos. De que modo a mesma poderá favorecer com a sua formação futura? Cite, pelo menos, 2 vantagens neste aprendizado:
		
	
Resposta: Poderá favorecer com o crescimento da corporação, por treinar, capacitar e se importar com a saúde psicológica dos seus colaboradores... Algumas vantagens no aprendizado é o trabalho em equipe,a empatia, a capacitação do profissional, a resolução de dificuldades, o treinamento...
	
Gabarito: O aluno deverá relacionar a psicologia com algumas vantagens tais como: administração de conflitos interpessoais; administração de clima organizacional; gestão da mudança; recrutamento e seleção; aspectos relacionados a treinamento, etc.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes