Buscar

AV. FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL 2014

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0569_AV_201402444011 » FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	ANA CLAUDIA AUGUSTO PINHEIRO
	Turma: 9006/AB
	Nota da Prova: 3,5        Nota de Partic.: 1,6    Data: 10/11/2014 20:27:58
	
	 1a Questão (Ref.: 201402732943)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O deferimento do processamento da recuperação judicial de que trata a Lei 11.101/2005 (Nova Lei de Falência) suspende , em regra, o curso da prescrição e das ações e execuções em face do devedor, inclusive aquelas dos credores particulares do sócio solidário, pelo prazo improrrogável de:
		
	 
	180 (cento e oitenta) dias.
	
	360 (trezentos e sessenta) dias.
	 
	90 (noventa) dias.
	
	120 (cento e vinte) dias.
	
	30 ( trinta) dias.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402732368)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa incorreta no que se refere a desconsideração da personalidade jurídica:
		
	
	Permite ao juiz a extensão dos efeitos de certas relações de obrigações aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica.
	 
	Não pode ser aplicada no caso em que o vínculo juridico decorre da relação de consumo.
	
	A desconsideração inversa , também aplicada no Brasil, consiste na legitimidade do credor pessoal de um dos sócios , desconsiderar o sócio para atingir os bens da sociedade.
	
	Poderá ser efetivada quando houver falência, provocada por má administração.
	
	Poderá ser efetivada quando houver encerramento ou inatividade da pessoa jurídica quando provocada por má administração.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402502000)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Descreva as características de um comerciante.
		
	
Resposta: Comerciante é aquele que viza o lucro através da circulação ou produção de bens e serviços. Na compra e venda de mercadorias, tendo uma ligação com o fornecedor , os clientes ou usuários.
	
Gabarito: O comerciante deve ter capacidade civil, isto é, deve poder dispor livremente de sua pessoa e de seus bens; ser intermediário, isto é, situar se entre o produtor e o consumidor; ter a intenção de lucrar; exercer sua atividade de forma não esporádica, isto é, habitual e profissionalmente; e atuar no próprio nome e por conta própria.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403058482)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa correta em relação à sociedade limitada.
		
	
	não existe responsabilidade subsidiária na sociedade limitada, tendo em vista que os sócios podem ser exigidos pelas dívidas da sociedade antes mesmo da sociedade.
	 
	os sócios possuem responsabilidade patrimonial limitada ao valor das quotas adquiridas, porém, todos respondem solidariamente pelo valor que deve ser integralizado.
	
	os sócios possuem a responsabilidade ilimitada, ou seja, respondem com seu patrimônio pessoal sobre as obrigações contraídas pela sociedade da qual ele é sócio.
	
	independentemente de o capital social estar integralizado, os sócios possuem a responsabilidade limitada ao valor de suas quotas adquiridas.
	
	os sócios respondem de forma limitada, sendo assim, o patrimônio pessoal dos sócios não responde pelas obrigações assumidas e realizadas pela sociedade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402499940)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São cláusulas obrigatórias do contrato social da sociedade limitada, EXCETO:
		
	
	o endereço da sede e das filiais da sociedade
	
	indicação dos sócios, com seu nome e qualificação e a cota de cada sócio no capital social, como a referência ao modo da sua realização
	
	o capital social, expresso em moeda corrente e a denominação da sociedade
	 
	a sede, prazo da sociedade e a indicação de que o capital social é dividido em ações
	
	a participação de cada sócio nos lucros e perdas e as pessoas naturais incumbidas da administração, com seus poderes e atribuições
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402722544)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quais as formas de classificadas as sociedades anônimas?
		
	 
	aberta e fechada.
	
	aberta e semi-fechada.
	
	mista e composta.
	
	semi - aberta e semi-fechada.
	
	controlada e administrativa.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402732154)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a opção incorreta em relação ao nome empresarial.
		
	 
	É vedada a alienação pura e simples do nome empresarial.
	
	A alienação do estabelecimento não importa em concessão de uso do nome empresarial, salvo disposição contratual diversa.
	 
	O nome empresarial é próprio das sociedades empresárias, não havendo proteção legal à denominação adotada pelas sociedades simples.
	
	As sociedades que tiverem exclusivamente sócios com responsabilidade ilimitada somente podem operar sob firma que ostente o nome de pelo menos um deles.
	
	A sociedade limitada pode operar com firma social ou denominação.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402715985)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Conforme nos ensina o Código Civil, intitula-se empresário "quem que exerce profissionalmente atividade economicamente organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços". Aponte qual das afirmativas abaixo responde adequadamente a questão:
		
	
	Qualquer pessoa física pode ser designado de empresário, independente de ter outra profissão
	 
	Qualquer pessoa que se organiza para realizar a circulação de mercadorias com o intuito de lucro
	
	Apenas aqueles que exercem atividades comerciais há mais de 10 anos
	
	Somente profissionais intelectuais como professores e advogados podem exercer a função
	
	Somente aqueles que registram as suas atribuições no Registro Civil das Pessoas Jurídicas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403056402)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Partindo do significado de Titulo de Crédito é todo documento que o portador necessita ter em mãos para poder exigir ou provar o seu direito de crédito contra aquele que assinou o título, dentro dos limites dos valores, datas e segurança de vícios contidos nesse título. Assim os Títulos de Crédito são classificados. Assim os Títulos de Crédito são classificados, quanto à circulação como:
		
	
	Não causais: títulos cuja criação independe de uma origem específica. Exemplos: nota promissória e cheque. Causais: necessitam de uma origem para sua criação. Exemplo: duplicata mercantil.
	
	Promessa de Pagamento: o título apresenta duas relações jurídicas, o emitente sacador e o beneficiário tomador. Exemplo: nota promissória. Ordem de Pagamento: título em que há três relações jurídicas: a do sacador que dá a ordem; a do sacado destinatário da ordem; e a do tomador beneficiário da ordem. Exemplos: cheque e duplicata.
	 
	Ao portador: títulos em que o emitente não identifica seu beneficiário. Estão praticamente abolidos desde o início dos anos 90. Nominativos: títulos em que o emitente identifica o beneficiário, registrando-o em livro próprio. Exemplo: ações nominativas das S/A. À ordem: títulos passíveis de endosso, em branco (lança-se a assinatura sem indicar a favor de quem se endossa) ou em preto (endosso com indicação do nome do beneficiário).
	
	Ao portador: títulos em que o emitente não identifica seu beneficiário. Estão praticamente abolidos desde o início dos anos 90. Promessa de Pagamento: o título apresenta duas relações jurídicas, o emitente sacador e o beneficiário tomador. Exemplo: nota promissória.
	
	Livres: não existe um padrão definidos para sua confecção, podendo ser emitidos de forma livre, observados os requisitos da lei. Exemplos: nota promissória e letra de câmbio. Vinculados: a lei atribuiu um padrão específico, não permitindo sua livre confecção. Exemplos: cheque e duplicata.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402725320)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Fundamento das regras de governança corporativa é a busca de segurança na administração dascompanhias, razão por que se considera conveniente?
		
	
Resposta: Considera-se conveniente porque suas regras são direcionadas a segurança das companhias e seus acionistas.
	
Gabarito: Que se privilegiem esquemas de colaboração entre os acionistas, quando o interesse social puder ser afetado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes