A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
GESTÃO DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO:  ESTUDO DE CASO EM CAMPO GRANDE 2017

Pré-visualização | Página 3 de 5

e aplicação efetiva de leis que penalizam a disposição irregular desses materiais, garantem a elevada porcentagem de resíduos reciclados em países como Holanda, Dinamarca e Alemanha (CORREA; BUTTLER; RAMALHO, 2009).
Disposição final
De acordo com Lima (2012), o local de acondicionamento de resíduos deve ser estudado com antecedência, de modo que os agentes transportadores tenham facilidade na remoção. Nesta fase, os principais fatores a serem considerados consistem no quantitativo gerado e tipo de resíduo.
Usinas de reciclagem são, geralmente, a principal alternativa para reaproveitamento de resíduos da construção civil fora do canteiro de obras. Essas podem ser públicas ou privadas, e são dotadas de máquinas capazes de transformar os resíduos em constituintes de componentes da construção (CABRAL, MOREIRA, 2011).
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA CONSTRUÇÃO CIVIL
O conceito de meio ambiente engloba todos os conjuntos de substâncias, circunstâncias ou condições em que vivemos, logo, a construção civil, está intimamente ligada aos fatores que compõem o meio ambiente, causando um impacto relevante.
O modelo de desenvolvimento sustentável propõe a integração entre economia, sociedade e meio ambiente. Dessa forma, o crescimento econômico deve considerar a proteção ambiental e a inclusão social (RIO+20). No âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a indústria brasileira demonstrou-se comprometida com a preservação ambiental.
A CBIC publicou o documento Desenvolvimento com Sustentabilidade, que apresenta desafios do setor da construção civil e a aborda propostas para desenvolver a sustentabilidade na cadeia produtiva brasileira. Entre os desafios apresentados está a inovação tecnológica, pois é desejável uma construção rápida, com pouca geração de resíduos e produtos mais duráveis com menor consumo de água e energia. 
Na perspectiva de minimizar o impacto ambiental causado pela construção civil a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), criou o Programa Construção Sustentável, em 2009, que sugere caminhos para a definição de diretrizes, práticas e prioridades que façam da construção sustentável uma realidade no Brasil.
Conforme Lima (2011), a publicação do programa trata de sete temas prioritários: água, meio ambiente, energia, desenvolvimento humano, materiais e sistemas, infraestrutura e desenvolvimento urbano, mudanças climáticas e resíduos. O programa detalha ações a serem praticadas para que a construção civil evolua de forma sustentável.
De acordo com estudo disponível no site da CBIC: "O Programa Construção Sustentável é uma proposta de convergência e diálogo que visa aperfeiçoar e compartilhar soluções, mostrando à sociedade brasileira que esse caminho é mais do que viável: é inevitável".
MATERIAIS E MÉTODOS
Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas pesquisas, incluindo buscas virtuais, baseadas na coleta de dados relevantes ao tema do trabalho. Foram consultados artigos, trabalhos de conclusão de curso, legislação ambiental, leis municipais, leis federais e resoluções do CONAMA.
Através de entrevistas e visitas técnicas com os sócios da empresa Progemix Resilix do Brasil Ltda, foram obtidos dados sobre a reciclagem de resíduos sólidos da construção civil na cidade de Campo Grande/MS. A recicladora foi escolhida para realização de um estudo de caso, uma vez que utiliza o RCD para produção de blocos, tijolos cerâmicos, telhas, lajotas, entre outros componentes da construção civil. 
Para fins do entendimento desta pesquisa, se fez necessário acompanhar o processo de produção da empresa Progemix. Foram descritos os métodos e produtos utilizados para obtenção da qualidade e características necessárias ao produto final.
 Também foram usadas publicações feitas por órgãos competentes, que legislam o procedimento adequado para o RCD, sendo esses mesmos órgãos que atribuem responsabilidades para cada etapa do processo de destinação adequada do RCD.
As pesquisas bibliográficas e em campo direcionaram a execução deste estudo, permitindo o entendimento do tema proposto e a realização de considerações pertinentes, que contribuem para um desenvolvimento sustentável.
ESTUDO DE CASO 
A empresa Progemix Resilix do Brasil Ltda foi fundada em 2003 e está localizada em Campo Grande/MS, na Avenida Consul Assaf Trad, nº 2.541, bairro Coronel Antonino. Possui área de terreno correspondente a 40 mil m² e consiste em uma unidade de pesquisa, processamento de resíduos minerais e produção de cerâmica sem queima. 
A Progemix Resilix tem por objetivo fornecer destinação sustentável e ecologicamente correta para resíduos descartados e que precisem de tratamento especial, com foco de recebimento voltado para resíduos classe A, ou seja, resto de material da construção. Em 2009, a empresa recebeu premiação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na categoria “Desenvolvimento Sustentável de Micro e Pequena Indústria”. 
De acordo com alvará de localização e funcionamento emitido em fevereiro de 2017 pela Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (SEFIN), a empresa exerce as seguintes atividades:
●	Recuperação de sucatas de alumínio;
●	Recuperação de materiais metálicos (exceto alumínio);
●	Fabricação de outros artefatos e produtos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes;
●	Comércio varejista de materiais de construção em geral;
●	PRODES - Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas.
Características dos resíduos a serem dispostos: origem, composição, restrição e quantidade recebida 
A Progemix recebe majoritariamente resíduos da construção civil dos tipos classe A - resto de material de construção e demolição, resíduos de mineração, carvão mineral e sílicas na mineração de ouro -, e classe B - papéis, plásticos, resto de madeiras em geral e gesso. Também recebe poda de árvores, classificada pela NBR 10004/2004 como resíduo sólido não inerte, classe II.
A principal restrição para recebimento consiste em o resíduo não estar contaminado com nada orgânico. No caso de móveis velhos, por exemplo, a empresa até consegue fazer o processamento da madeira, mas não é o indicado.
O fechamento do aterro de entulho do Jardim Noroeste por interdição judicial, em dezembro de 2016, resultou na disponibilidade de apenas duas empresas para a coleta de caçambas em Campo Grande. Na Progemix são recolhidas mais de 100 caçambas por dia. Apesar do volume considerável, a empresa não possui capacidade suficiente para receber toda demanda.
Descrição do sistema de coleta e transporte do RCD
As empresas construtoras devem fazer uma gestão e treinamento dos operários para realizar a triagem de materiais na própria obra. Geralmente utiliza-se mais de uma caçamba e os pequenos volumes são acondicionados em sacos plásticos ou bags, que devem ser transportados até a recicladora sob responsabilidade da construtora.
A Progemix recebe as caçambas e realiza o processo seletivo dos resíduos, separando-os e armazenando-os de acordo com as proximidades de áreas de produção a que se destinam.
Descrição do processo e tecnologia de reciclagem
Os resíduos de obras são utilizados para a confecção de blocos, telhas, pavers, manilhas, entre outros componentes. É possível fazer praticamente todos os pré-moldados necessários da construção civil. 
A tecnologia utilizada é inovadora e está patenteada no Brasil, Estados Unidos da América (EUA) e em outros países na América do Sul. Em 2000 e 2002, o projeto "Cerâmica Sem Queima" recebeu prêmio da Confederação Nacional da Indústria (CNI). 
Resíduos de papelão, plástico e PVC são encaminhados para outras recicladoras, pois não podem ser aproveitados nas produções da Progemix. O gesso, por conter cálcio, é empregado para correção do solo. Os restos de madeira são triturados e transformam-se em partículas a serem utilizadas para geração de energia elétrica, cuja meta é fornecer o necessário para abastecer a própria empresa e vender para companhia elétrica local. 
Um líquido aglutinante

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.