Buscar

Avaliando aprendizado aula 10 2014 PD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		Projeto que se caracterizou como um conjunto de políticas destinadas a resgatar o centro da Cidade de Buenos Aires, através da incorporação de antigas áreas abandonadas com investimentos para reverter a degradação e insegurança vivida pelo centro antigo. Estamos falando de:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Plaza Catalunya.
	
	
	La Rambla.
	
	
	Porto Velho.
	
	
	Boulevard.
	
	 
	Puerto Madero.
	
	
	
		2.
		"O ELEVADO DA PERIMETRAL FOI CONSTRUÍDO NA DÉCADA DE 1950 COMO FORMA DE DESAFOGAR O TRÂNSITO CRESCENTE DE QUEM VINHA DA AVENIDA BRASIL PARA CHEGAR AO CENTRO E À ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO". "SEGUNDO A PREFEITURA, A RETIRADA DO VIADUTO É UM MARCO PARA A CIDADE E DEVE IMPULSIONAR A REVITALIZAÇÃO DA ZONA PORTUÁRIA". OS TEXTOS REFEREM-SE A DUAS TRANSFORMAÇÕES NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO NOS ÚLTIMOS SESSENTA ANOS: A CONSTRUÇÃO DO VIADUTO DA PERIMETRAL, NA DÉCADA DE 1950, E, SUA DEMOLIÇÃO PARCIAL, PREVISTA NAS OBRAS DO PROJETO PORTO MARAVILHA. ESSES DOIS MOMENTOS EVIDENCIAM A SEGUINTE MUDANÇA NAS POLÍTICAS DE PLANEJAMENTO URBANO:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	FALTA DE PRIORIZAÇÃO EM POLÍTICAS QUE VISEM O BEM ESTAR DA POPULAÇÃO.
	
	
	COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE CONTROLE DA POLUIÇÃO E REDUÇÃO DAS ESTRUTURAS VIÁRIAS.
	
	
	INTERAÇÃO ENTRE OCUPAÇÃO FABRIL E MODERNIZAÇÃO DOS SERVIÇOS.
	
	 
	EQUIPARAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO DO SETOR DE SERVIÇOS E EXPANSÃO DAS ÁREAS DE LAZER.
	
	 
	INTEGRAÇÃO ENTRE EQUILÍBRIO AMBIENTAL E AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS.
	 Clique aqui para visualizar o Gabarito Comentado desta questão.
	
	
		3.
		Nas operações com granéis líquidos, pelo ponto de vista da natureza e classificação dos produtos, os chamados produtos petrolíferos sâo:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Produtos como o Metanol e alguns tipos de ácidos.
	
	 
	Óleos brutos e seus derivados.
	
	
	Gases, como o Propano e o Butano.
	
	
	Produtos líquidos não combustíveis e nem tóxicos, como água, azeite, etc.
	
	
	Produtos sólidos, não combustíveis e nem tóxicos.
	
	
	
		4.
		A GESTÃO AMBIENTAL DOS PORTOS ORGANIZADOS E DEMAIS INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS DO PAÍS DEVE SE BASEAR NUM MODELO INSTITUCIONAL COM UMA ESTRUTURA GE¬RENCIAL ÁGIL E ADEQUADA, QUE PRIVILEGIE A ARTICULAÇÃO ENTRE TODAS AS AUTORIDADES ENVOLVIDAS E TENHA COMO FUNCIONAMENTO A LEI DE MODERNIZAÇÃO DOS PORTOS E A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. SOBRE ESTE TEMA, FORAM FEITAS AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES: I - O OBJETIVO É ATINGIR ELEVADOS PADRÕES DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DENTRO DE UM CONCEITO DE DE-SENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DE NÚCLEO AMBIENTAL, O QUAL DEVE REUNIR PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA EQUACIONAR PROBLEMAS. II - A INTRODUÇÃO DA QUESTÃO AMBIENTAL NO DIA A DIA DO PORTO FAZ-SE ATRAVÉS DE MEDIDAS DE ORDENAÇÃO COMO A ADOÇÃO DE REGULAMENTOS SOBRE PRESERVAÇÃO, CONSERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. III - DE CUNHO ESTRATÉGICO, A AGENDA AMBIENTAL MOLDA UM DESEMPENHO A SER CUMPRIDO PELAS ADMINISTRAÇÕES DE PORTOS E OUTRAS ENTIDADES EXPLORADORAS DE INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS, DENTRO E FORA DOS PORTOS ORGANIZADOS. ESTÁ(ÃO) CORRETA(S):
		Quest.: 4
	
	
	
	
	SOMENTE I E III
	
	 
	I, II E III
	
	
	SOMENTE II
	
	
	SOMENTE III
	
	
	SOMENTE I
	
	
	
		5.
		Porto Maravilha: um sonho que virou realidade
O Brasil vem apresentando um crescimento consistente nos últimos anos. O Rio de Janeiro dá claros sinais de uma nova dinâmica econômica, impulsionada pelos grandes eventos que vão ocorrer na cidade nos próximos anos. A Operação Urbana Porto Maravilha está preparando a Região Portuária, há muitos anos relegada a segundo plano, para integrar este processo de desenvolvimento.
Analise as alternativas a seguir que tratam do Projeto Porto Maravilha (Rio de Janeiro) e assinale a INCORRETA.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Sua finalidade é promover a reestruturação local, por meio da ampliação, articulação e requalificação dos espaços públicos da região, visando à melhoria da qualidade de vida de seus atuais e futuros moradores e à sustentabilidade ambiental e socioeconômica da área.
	
	
	Para coordenar o processo de implantação do Porto Maravilha, foi criada a Companhia de Desenvolvimento UrBano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP), empresa de economia mista, controlada pela Prefeitura.
	
	 
	A Operação Urbana Porto Maravilha parte do pressuposto de que os atuais moradores devem ser retirados da região portuária.
	
	
	Além de criar novas condições de trabalho, moradia, transporte, cultura e lazer para a população que ali vive, o Programa fomenta expressivamente o desenvolvimento econômico da região.
	
	 
	O Porto Maravilha realizará ações para a valorização do patrimônio histórico da região e de projetos de grande impacto cultural, como o Museu de Arte do Rio de Janeiro (Mar) e o Museu do Amanhã.
	
	
	
		6.
		Considere as afirmativas a seguir:
I - Reintegração de áreas portuárias ao tecido urbano de uma cidade consiste na adaptação para outras finalidades de antigas áreas portuárias que se tornaram obsoletas e deixaram de atender às atuais necessidades de um porto.
II - No Brasil, o arrendamento de áreas portuárias é feito pelas Autoridades Portuárias que determinam os respectivos zoneamentos portuários e abrem licitações para empresas privadas interessadas em atuar naquela especialidade de operação prevista no edital de licitação.
III - As instalações portuárias impactam o meio ambiente, mas não, necessariamente, o poluem.
Estão corretas:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	somente I e II.
	
	 
	todas as afirmativas.
	
	
	somente I.
	
	
	somente II e III.
	
	
	somente I e III.

Outros materiais