Buscar

gabarito AD1 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito AD1 – Fundamentos da Educação I – Coord: Prof. Liliane Sanchez (2014/2)
OBS: Tendo em vista o caráter subjetivo das questões propostas e o fato de serem dissertativas, este gabarito pretende servir apenas como modelo para a análise das respostas, apresentando trechos dos capítulos que apontam os principais conceitos a serem desenvolvidos e abordados em cada questão. No entanto, os tutores responsáveis pela correção das avaliações devem exercer seus potenciais de autonomia reflexiva e interpretativa na realização das correções, considerando as argumentações desenvolvidas por cada aluno, mas, respeitando os conteúdos abordados na disciplina.
Questão (Valor 10 pontos):
Significa que, numa época modelada pelo mercado, pela deificação do lucro, o que interessa é o prático. Pragmático é aquele que só visa a sua utilidade e, em geral, está motivado pelo ganho material. E o relativismo ético significa que, além desse desejo de 
vantagens e ganhos individuais, todos os valores e convicções parecem ser relativos, determinados pelas diversas circunstâncias e/ou conveniências. Assim, o valor da sinceridade ou honestidade subordina-se aos princípios de se “levar vantagem em tudo” (a famosa Lei de Gérson), focando em obter sempre o maior lucro, dependendo da ocasião e do negócio a ser concretizado. Por isso, a sinceridade é um valor relativo na contemporaneidade.
Quando o docente enxerga a relação essencial entre teoria e prática na sua formação ele não se rende a essa lógica egoísta, individualista, anti-social, que provém da distorção de colocar o mercado e o lucro como os “totens da tribo” (isto é, como falsas divindades). Como assinala Libâneo, há outros valores: solidariedade, honestidade, respeito à vida. O autor também frisa o respeito que se deve ter à diversidade e à diferença. O educador deverá, numa sociedade cujos valores estão “em crise”, refletir sobre a ética social e sobre os comportamentos na escola. Para além do individualismo do mercado global, o professor pode refletir com seus alunos sobre a importância de estabelecer relações solidárias e cooperativas. O docente pode assinalar a possibilidade de construir coletivamente o conhecimento, assim como pensar numa sociedade com práticas democráticas. O papel ético do educador é fundamental. Ele pode destacar a importância de uma sociedade plural e inclusiva, que convoque ao diálogo aberto com todos os alunos.

Outros materiais