Buscar

A FISICA 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 A distribuição de cargas elétricas ao longo de uma superfície, relacionada ao campo elétrico produzido em determinado ponto onde estão distribuídas essas cargas, é explicada pela lei de Gauss. Sobre esta teoria, é INCORRETO afirmar que:
R;Para cargas negativas distribuídas em um determinado ponto, o vetor campo elétrico é orientado para fora da superfície
2 A linha de força é um ente geométrico que auxilia na indicação de um campo elétrico. O vetor campo elétrico é, em cada ponto, tangente à linha de força e esta tem o mesmo sentido do campo elétrico. Considere a situação abaixo onde temos as linhas de força radiais.
Com relação à carga da partícula localizada na região central da figura é correto afirmar que:
R;é negativa
3 A figura mostra a configuração das equipotenciais (linhas tracejadas) de um campo eletrostático. Uma carga de 0,02 C deve ser deslocada entre os pontos A e B, pela trajetória indicada por traço cheio, na figura. O trabalho realizado pelas forças eletrostáticas no deslocamento de A para B é de:
R;0,08 J
4 A figura abaixo mostra o movimento de elétrons livres ao longo de um fio de cobre. Desejando-se obter um tipo de movimento exatamente igual ao mostrado na figura, é necessário adotar o seguinte procedimento:
R;conectar as extremidades do fio em uma bateria que gere uma diferença de potencial, sendo que na extremidade esquerda deve ficar o pólo positivo.
5 As unidades de resistência, diferença de potencial e intensidade de corrente elétrica são, respectivamente
 	
R;ohm, volt e ampère;
6 Amperímetro é um aparelho que serve para medir
 	
R;intensidade de corrente elétrica;
7 A figura a seguir representa a ligação de quatro dispositivos D1, D2, D3 e D4 de mesma resistência e que suportam, sem se danificarem, correntes elétricas máximas de 2A, 3A, 5A e 8A, respectivamente. Se chegar ao ponto P do circuito uma corrente de 25A, será(ão) danificado(s)
R;apenas D1, D2 e D3.
8 A figura representa algumas superfícies equipotenciais de um campo eletrostático e os valores dos potenciais correspondentes. O trabalho realizado pelo campo para levar uma carga q = 3.10-6 C do ponto A ao ponto B, através da trajetória y, vale, em joules,
R;9.10-5
9 A teoria de Processos de eletrização nos permite afirmar que não é possível eletrizar uma barra metálica ao
segurarmos a mesma com a mão. Esse fato possui a seguinte explicação:
R;tanto a barra metálica como o corpo humano são bons condutores.
10 A estrutura atômica de uma partícula mostra que os elétrons fazem uma órbita em torno do núcleo, onde se
localizam os prótons. Experimentalmente, concluiu-se que as quantidades de carga elétrica tanto do elétron como
do próton são idênticas em valores absolutos. Podemos afirmar que, em valor absoluto, a carga elementar tanto do
próton quanto do elétron é igual a :
R;1,602 x 10^-19 C
11 As cargas Q e q estão separadas pela distância (2d) e se repelem com força (F). Calcule a intensidade da nova
força de repulsão (F') se a distância for reduzida à metade e dobrada a carga Q.
R= F' = 8 . F
12 A dona de uma casa onde as lâmpadas, ligadas a uma tensão de 110 V, queimam com muita frequência, pensa em adquirir lâmpadas de 220 V ao invés de 110 V como é habitual, supondo que estas terão maior durabilidade. Esse procedimento será
R= 	Válido, porém as lâmpadas terão luminosidade reduzida.
13 A figura mostra a configuração das equipotenciais (linhas tracejadas) de um campo eletrostático. Uma carga de 0,02 C deve ser deslocada entre os pontos A e B, pela trajetória indicada por traço cheio, na figura. O trabalho realizado pelas forças eletrostáticas no deslocamento de A para B é de:
 
R= 0,08 J
14 As propriedades magnéticas de materiais ferrosos já são conhecidas desde a Grécia antiga, onde já era conhecido um minério de ferro, a magnetita, que sendo um ímã permanente, atrai pequenos fragmentos de ferro. Porém podemos também induzir campo magnético através de passagem de corrente por um fio condutor reto, de seção transversal circular. Se colocarmos uma carga puntiforme de teste, sobre a qual atua uma força magnética, temos que essa força terá:
R= Vetor perpendicular à direção da velocidade da carga e do campo magnético induzido
15 As linhas de força de um campo elétrico
R= são linhas imaginárias que saem das cargas negativas e chegam às positivas;
16 A estrutura atômica de uma partícula mostra que os elétrons fazem uma órbita em torno do núcleo, onde se localizam os prótons. Experimentalmente, concluiu-se que as quantidades de carga elétrica tanto do elétron como do próton são idênticas em valores absolutos. Podemos afirmar que, em valor absoluto, a carga elementar tanto do próton quanto do elétron é igual a :
R= 1,602 x 10-19 C
17 As propriedades magnéticas de materiais ferrosos já são conhecidas desde a Grécia antiga, onde já era conhecido um minério de ferro, a magnetita, que sendo um ímã permanente, atrai pequenos fragmentos de ferro. Porém podemos também induzir campo magnético através de passagem de corrente por um fio condutor reto, de seção transversal circular. Se colocarmos uma carga puntiforme de teste, sobre a qual atua uma força magnética, temos que essa força terá:
R= Vetor perpendicular à direção da velocidade da carga e do campo magnético induzido
18 A composição química e estrutura atômica proporcionam a alguns materiais propriedades semelhantes, fazendo com que estes possam ser classificados em categorias. Os materiais que possuem um grande número de elétrons deslocalizados, propiciando as propriedades de condutividade elétrica e de calor, a não transparência, boa resistência mecânica e ductilidade são os:
R= Metais
19 A estabilidade da estrutura cristalina para alguns metais e bem como alguns não-metais é influenciado pela temperatura e pressão extena,um exemplo clássico é encontrado no carbono: Grafita estável na temperatura ambiente e o diamante a pressões extremamente elevadas.Qual tipo de fenômeno relaciona.
R= Alotropia
20 A estrutura atômica de uma partícula mostra que os elétrons fazem uma órbita em torno do núcleo, onde se localizam os prótons. Experimentalmente, concluiu-se que as quantidades de carga elétrica tanto do elétron como do próton são idênticas em valores absolutos. Podemos afirmar que, em valor absoluto, a carga elementar tanto do próton quanto do elétron é igual a :
R= 1,602 x 10-19 C
21 Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta, a respeito de fenômenos eletromagnéticos.
R= Cargas elétricas em movimento geram um campo magnético.
22 A Lei de Faraday-Neumann preconiza que uma força eletromotriz é induzida em um circuito sempre que há variação do fluxo magnético, sendo a força dada pela taxa de variação do fluxo magnético em função do tempo.
Levando-se em conta a Lei de Faraday-Neumann, considere uma espira retangular de dimensões iguais a 20cm e 30cm posicionada de forma perpendicular a um campo magnético uniforme é de intensidade igual a 10-2T. Após 10 segundos, a intensidade do campo magnético é reduzida a zero. Neste contexto, calcule a ¿fem¿ induzida.
R= 6 . 10-3 V
23 A primeira lei de Ohm diz que a tensão elétrica é igual ao produto da corrente elétrica com a resistência elétrica. A respeito dos conceitos de tensão, corrente e resistência elétrica, podemos afirmar que
R= corrente elétrica é o fluxo ordenado de elétrons e é diretamente proporcional à tensão elétrica.
24 A intensidade do campo magnético produzido no interior de um solenóide muito comprido percorrido por corrente elétrica, depende basicamente:
R= do número de espiras por unidade de comprimento e intensidade da corrente
25 A luz é uma energia radiante que impressiona os olhos e é chamada, de forma mais técnica, de onda eletromagnética. Uma onda eletromagnética é:
R= Um tipo de onda formada por um campo elétrico e outro campo magnético que são perpendiculares entre si e que se deslocam em uma direção perpendicular
às duas primeiras.
26 A estrutura atômica de uma partícula mostra que os elétrons fazem uma órbita em torno do núcleo, onde se localizam os prótons. Experimentalmente, concluiu-se que as quantidades de carga elétrica tanto do elétron como do próton são idênticas em valores absolutos. Podemos afirmar que, em valor absoluto, a carga elementar tanto do próton quanto do elétron é igual a :
R= 1,602 x 10-19 C
27 A Lei de Biot-Savart nos fornece o vetor indução magnética elementar dB em um ponto P, originado pela corrente elétrica de intensidade i em um elemento ds do condutor.
Levando em conta a Lei de Biot-Svart, considere duas espiras circulares E1 e E2, concêntricas e coplanares, de raios R1=30p cm e R2=15p cm, que são percorridas por correntes elétricas iguais a i1 (em sentido horário) e i2 (em sentido anti-horário). Nesse contexto, determine o vetor indução magnética originado pela corrente elétrica i1 no centro da espira E1.
 (OBS: Em seus cálculos, considere i1=10A e m0=4p.10-7 T.m/A).
R= 0,7T
28 A resistência elétrica em uma espira circular influenciará: i) o valor da Força eletromotriz induzida, já que a resistência elétrica é diretamente proporcional a corrente elétrica; ii) o valor da Força eletromotriz induzida, já que a resistência elétrica é inversamente proporcional a corrente elétrica; iii) somente no valor da corrente elétrica induzida, já que a Força eletromotriz induzida não depende do valor da resistência elétrica na espira.
R= somente iii está correto.
29 A intensidade do campo magnético produzido no interior de um solenóide muito comprido percorrido por corrente elétrica, depende basicamente:
R= do número de espiras por unidade de comprimento e intensidade da corrente
30 A estrutura atômica de uma partícula mostra que os elétrons fazem uma órbita em torno do núcleo, onde se localizam os prótons. Experimentalmente, concluiu-se que as quantidades de carga elétrica tanto do elétron como do próton são idênticas em valores absolutos. Podemos afirmar que, em valor absoluto, a carga elementar tanto do próton quanto do elétron é igual a :
R= 1,602 x 10-19 C
31 A dona de uma casa onde as lâmpadas, ligadas a uma tensão de 110 V, queimam com muita frequência, pensa em adquirir lâmpadas de 220 V ao invés de 110 V como é habitual, supondo que estas terão maior durabilidade. Esse procedimento será
R= Válido, porém as lâmpadas terão luminosidade reduzida.
32 A grandeza elétrica que, na analogia entre circuitos elétricos e hidráulicos, equivale à diferença de pressão é
R= tensão;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais