Buscar

O fisica 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O caminhão utilizado para transportar equipamentos eletrônicos de uma indústria possui motor a gasolina, em média consome 10000 J de calor e realiza 2000 J de trabalho mecânico em cada ciclo. O calor é obtido pela queima de gasolina com calor de combustão Lc = 5,0.104 J/g. Com base nessas informações, é correto afirmar que a quantidade de calor rejeitada e a quantidade de gasolina queimada em cada ciclo são respectivamente iguais a : Dados : Q = m.L Q = m.c.?q W = P. ?V ?U = Q – W 
R:(-8000 J e 0,20g)
"								
O escaravelho africano Stenaptinus insignis é capaz de jorrar substâncias químicas pela extremidade móvel de seu abdômen; seu corpo possui reservatórios com duas substâncias diferentes, quando sente que está sendo ameaçado, esse pequeno animalzinho jorra essa substância que é misturada em uma câmara de reação, produzindo um composto que varia sua temperatura de 20ºC para até 100ºC pelo calor da reação, tendo uma alta pressão. Sabendo-se que o calor específico do composto disparado é igual a 4,19.103 J/kg.K e sua é massa é 0,1 kg, o calor da reação das substâncias é igual a :Dados : Q = m.L Q = m.c.?T W = P. ?V 
R: (33 520J)"								
O estudo da Física traz consigo informações que são importantes em diversas áreas do conhecimento. A exploração sísmica de petróleo e gás natural, por exemplo, se utiliza de uma propriedade geral das ondas - reflexão e refração. Quando a luz penetra em um meio mais denso, ele é deslocada em direção a uma linha perpendicular à superfície. Durante o trabalho de avaliação de uma área na região Nordeste do país, para uma possível exploração da energia eólica, alguns técnicos utilizaram um equipamento que possuía em sua montagem, lentes de vidro. Pode-se afirmar que essas lentes focalizam a luz por meio de uma propriedade óptica chamada:
R: (refração da luz)								
O estudo da refração da luz através de applets despertou  bastante interesse nos estudantes de engenharia da Estácio. Em uma das verificações, os estudantes obtiveram os resultados mostrados na figura abaixo. Sendo o meio 1, o ar (n1=1) e o meio 2 um cristal (n2=1,61), com o ângulo de incidência igual a 30 graus. Determine o valor do ângulo de refração visto na simulação. 
R : (n1 = 1 1 = 30 graus 1,61 = x x = 30/1,61 x = 18,7 graus)								
O freio hidráulico e o macaco hidráulico se baseiam em um princípio da pressão dos fluidos, segundo o qual: 
R:(as variações de pressão são transmitidas igualmente a todos os pontos de um fluido.)								
O nitrogênio é muito utilizado nos laboratórios. Os microscópios eletrônicos necessitam de nitrogênio a baixa temperatura, geralmente essa temperatura fica na marca dos 77K. Um estudante de iniciação científica ficou com a tarefa de alimentar o microscópio eletrônico de varredura de seu laboratório sempre que esse fosse utilizado, porém, no recipiente contendo o nitrogênio a temperatura marcada estava em graus Celsius, o estudante deve utilizar o nitrogênio contido no recipiente que estiver marcando a temperatura de: 
R : (-196°C)								
O quíntuplo de uma certa indicação de temperatura registrada num termômetro graduado na escala Celsius excede em 6 unidades o dobro da correspondente indicação na escala Fahrenheit. Esta temperatura, medida na escala Kelvin, é de:
 R: (323K)								
O Sol, estrela mais próxima da Terra, nos presenteia com sua beleza e energia. É constituído, principalmente dos gases hidrogênio e hélio, os dois gases mais leves que temos. Recebemos dessa estrela entre outras radiações, , luz vermelha, luz azul, raios gama e raios X. Podemos afirmar que todas essas radiações têm em comum, no vácuo, a (s), o (s) : 
R : (a velocidade de propagação).								
O índice de refração de um material é a razão entre:
r;a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no material.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais