Buscar

U fisica 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ulisses prestou um concurso para trabalhar como engenheiro em Furnas Centrais Elétricas, que é uma subsidiária das Centrais Elétricas Brasileiras, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, atuando no segmento de geração e transmissão de energia em alta tensão . Uma das questões do concurso pedia aos inscritos que calculassem o trabalho realizado no ciclo ABCA descrito no gráfico abaixo e caracterizasse o tipo de transformaç o de A-B e de C-A. Apesar de ter estudado muito, Ulisses errou essa questão. Marque a resposta que os candidatos deveriam ter assinalado como correta:
 R: 6,0.105 J, isocórico e isobárico.								
Um bloco metálico está com uma temperatura inicial de 20ºC. Sabendo-se que quando o bloco recebe uma quantidade de calor igual a 330cal, a sua temperatura se eleva para 50ºC. Determine a capacidade térmica do bloco.
 R: (cal/ºC.)								
Um calorímetro de capacidade térmica desprezível tem no seu interior uma pedra de gelo m em fusão com 200 g de massa de água. A esse calorímetro faz-se chegar vapor de água a 100°C, até que a temperatura do sistema seja 60°C. Calcule a massa de água existente nesse momento no calorímetro.
 R:(248,27g)								
Um corpo com uma massa de 400g foi fabricado com um substância de calor específico igual a c=0,5 cal/g.oC. Determine:
O calor necessário para variar a temperatura do corpo entre 10oC e 50oC.R:(8000cal)
A quantidade de calor que o mesmo corpo deve ceder para ter um resfriamento de 20oC. 
R:(4000cal)
O equivalente em água deste corpo. R:(200)
"								
Um corpo de massa igual a 4kg foi preso à extremidade de uma mola, com k = 16N/m, a amplitude de oscilação foi igual a 0,05m. O conjunto  oscilou durante um certo tempo (movimento harmônico simples), podemos afirmar que a velocidade máxima de oscilação foi igual a : Grafico : 
R:(0,1 m/s)								
Um elevado hidráulico composto de dois êmbolos, um com área igual a 3.10-5m2 e outro com área igual a 6.10-5m2. Sabendo-se que sobre o êmbolo de maior área há um carro cuja massa é de 4.103 kg, determine a menor força a ser aplicada no êmbolo menor para erguer o carro. 
R: (20.000N)
"								
Um engenheiro trabalhando em uma indústria que produz eletrodomésticos, deseja resfriar 0,25kg de água a ser ingerida por ele, inicialmente a uma temperatura de 25ºC, adicionando gelo a -20ºC. A quantidade de gelo que deverá ser utilizada para que a temperatura final seja igual a 0ºC, sabendo-se que o gelo se funde e que o calor específico do recipiente pode ser desprezado, deverá ser aproximadamente igual a: Dados : cágua = 4190 J/kg.K Lfusão = 3,34.105 J/kg cgelo = 2,1.103 J/kg.k Q = m.L Q = C.?q Q= m.c. ?q 
R: (69g)								
Um espelho usado em um salão permite que o cliente, bem próximo ao espelho, possa ver seu rosto ampliado e observar detalhes da pele. Este espelho é: 
 
R: côncavo ."								
Um estudante decide construir um termômetro utilizando a dilatação térmica de uma barra metálica, cujo coeficiente de dilatação linear é ? = 5 x 10-3/oC. A barra tem comprimento de 100 cm a temperatura de 25oC. Se um determinado dia a barra mede 105 cm, qual a temperatura daquele dia? 
R: (º C)								
Um fluido escoa no regime estacionário. Isso significa que: 
R:(a velocidade em um dado ponto do fluido não varia com o tempo.)								
Um líquido incompressível de viscosidade desprezível escoa em um cano horizontal de seção reta constante. De acordo com a equação de Bernoulli e a equação de continuidade, a queda de pressão ao longo do cano: 
R:(é zero.)								
Um mergulhador, encantado com a beleza aquática da região de Fernando de Noronha, foi mergulhando e aprofundando-se cada vez mais, é correto afirmar que a medida que seu movimento descendente vertical para baixo foi aumentando, ou seja, cada vez que sua distância com relação a superfície era maior, a pressão foi : 
R:(maior porque para cada 10m acrescentados à profunidade do mergulhador na água, há um aumento de 1 atm na pressão.)								
Um peixe de encontra a 15m de profundidade da superfície de um oceano. Sabendo-se que a densidade da água do mar vale d=1,03x103 Kg/m3, a Patm= 1x105 N/m2 e que g=10 m/s2, podemos afirmar que a pressão suportada pelo peixe vale, em Pa: 
R: (2,55 x 105)								
Um pêndulo simples, constituído por uma mola com k = 30N/m, oscila na vertical, tendo em sua extremidade um corpo de massa igual a 2kg. A elongação vista nesse sistema foi de 0,3m e a velocidade de oscilação foi igual a 0,1 m/s, o valor da energia mecânica envolvida nesse sistema é igual a: 
R:(1,36J)								
Um ponto material de massa igual 0,4kg está preso a uma mola de constante elástica igual a k=1,6p2 N/m. Sabendo-se que a mesma executa um MHS de amplitude 6cm, determine o período da mola.
 R:(1s)
"								
Um ponto material de massa igual 0,4kg está preso a uma mola de k=80N/m. Sabendo-se que a mesma executa um MHS de energia mecânica total igual a 0,4J, determine a amplitude de oscilação, o seu período e o módulo da vmax. 
R:(0,1m)
"								
Um ponto material realiza um MHS sobre um eixo Ox, sendo a função horária dada por x=0,4.cos(pt+3p/2), com x em metros e t em segundos.
Determine.
A amplitude, a pulsação e o período do movimento. 
R:(0,4m)"								
Um trabalho publicado em revista científica informou que todo o ouro extraído pelo homem, até os dias de hoje, seria suficiente para encher um cubo de aresta igual a 20 m. Sabendo que a massa específica do ouro é, aproximadamente, de 20 g/cm3, podemos concluir que a massa total de ouro extraído pelo homem, até agora, é de, aproximadamente: 
R: (1,6.105 Kg)								
Uma barra de comprimento inicial igual a 100m a 200C é aquecida a 30oC. Sabendo-se que seu coeficiente de dilatação linear é de 15.10-8 oC-1. Determine.
A dilatação da barra.R:(1,5.10-2m)
A dilatação relativa. R:(15%)
O comprimento final da barra. 
R:(100,015m)
"								
Uma barra de determinado material com 0,5 Kg de massa deve ser aquecida de 300oC até 500oC. Sendo 0,11 cal/g.oC o calor específico do material em questão, podemos afirmar que a quantidade de calor que a barra receberá vale, em cal: 
R : (11.000)								
Uma barra homogênea de determinado material sofre uma dilatação de 0,0015m quando é submetida a uma variação de temperatuta de 100oC. Sabendo-se que o comprimento inicial da barra era de 3m, encontre o coeficiente de dilatação linear da barra, em C-1. 
R : (0,0015 = 100x3xc 0,0015=300c c=0,0015/300 c=5x10^-6c^-1)								
Uma barra homogênea é aquecida de 100oC até 150oC. Sabendo-se que o comprimento inicial da barra é 5m e que o coeficiente de dilatação linear da barra vale 1,2x10-5 oC-1, podemos afirmar que a dilatação ocorrida, em m, é igual a: 
R: (3x10-3)								
Uma corda está associada a um instrumento vibratório, que produz em 10 segundos, 20 ondas. Sabendo-se que a distância entre duas cristas é de 40 cm, determine:
A frequência da onda.
A velocidade de propagação da onda.
R:( 1 Hz e 20 cm/s)
"								
Uma garrafa de cerveja e uma lata de cerveja permanecem durante vários dias numa geladeira. Quando se pegam com as mãos desprotegidas a garrafa e a lata para retirá-las da geladeira, tem-se a impressão de que a lata está mais fria do que a garrafa. Este fato é explicado pelas diferenças entre: 
R:(as condutividades térmicas dos dois recipientes.)								
Uma grande caixa d'água tem dois furos no fundo, um com o dobro do raio do outro. No regime estacionário, a velocidade da água que sai pelo furo maior é ___________ velocidade da água que sai pelo furo menor. 
R: (igual à)								
Uma grande caixa d'água, aberta na parte de cima, tem um pequeno furo no fundo. Quando o nível da água está 30 m acima do fundo do tanque, a velocidade da água que sai do tanque pelo furo: 
R: (é 24 m/s.)								
Uma onda se propaga segundo a equação abaixo, onde x e y estão em cm e t em segundos. Y=2cos[2?.(5.t-2x)+?/2]
Determine:
A amplitude
da onda. R:(2cm)
O comprimento de onda. R:(0,5 cm)
O período da onda. R:(0,2s)
A velocidade de propagação. 
R:(2,5cm/s)
"								
Uma onda sonora propaga-se no ar com velocidade v e freqüência f. Se a freqüência da onda for duplicada. 
R: a velocidade de propagação da onda dobrará.								
Uma onda sonora propaga-se no ar com velocidade v e freqüência f. Se a freqüência da onda for duplicada. 
R:(a velocidade de propagação da onda dobrará.)								
Uma pedra de gelo a 0°C é colocada em 200g de água a 30°C, num recipiente de capacidade térmica desprezível e isolado termicamente. O equilíbrio térmico se estabelece a 20°C. É correto afirmar que a massa da pedra de gelo vale : Dados ; cágua = 1 cal/g°C, cgelo=0,5 cal/g°C, Lfusão= 80 cal/g 
R:(20g)"								
Uma pessoa sopra horizontalmente acima de um dos lados de um tubo em forma de U, que contém água. O nível da água nesse lado do tubo: 
R:(sobe ligeiramente.)	
Um pêndulo simples executa oscilações de pequena abertura angular de modo que a esfera pendular realiza
um M.H.S.
Assinale a opção correta:
R;o período de oscilação independe da massa da esfera pendular.							
Uma panela contendo 1 litro de água, inicia a fervura (ebulição), neste instante é adicionado 0,5 litro de água à 10°C. Qual a temperatura do equilíbrio do sistema? Dados: Ponto de ebulição da água 100°C; Calor latente de vaporização da água: L=540cal/g Calor específico da água: c=1cal/g.°C Calor específico do vapor: c=0,5cal/g.°C Densidade da água: d:1g/cm³ 1L=1dm³=1000cm³
r;70°C
Uma chapa de prata de 3,0 cm de espessura e 4,5 m² de área tem suas faces mantidas de forma estacionária a 220ºC e 20ºC. Se a condutibilidade térmica da prata é de 427 W/m.K, calcular o fluxo de calor que atravessa a chapa de prata.
r;64,05 KW
Uma chapa de alumínio de 2,0 cm de espessura e 4,0 m² de área tem suas faces mantidas de forma estacionária a 150ºC e 40ºC. Se a condutibilidade térmica do alumínio é de 237 W/m.K, calcular o fluxo de calor que atravessa a chapa de alumínio.
r;52,14 KW
Um gás ideal sofre um processo de compressão isotérmica e para isso foi necessário que ele perdesse 400 J de calor. Qual foi o trabalho realizado por esse gás?
r;-400 j
Uma caixa de volume variável possui um gás ideal em seu interior. Inicialmente o volume da caixa é 3 m^3 e a pressão inicial do gás é 3000 Pa. O volume da caixa é alterado para 5 m^3 mantendo-se a pressão constante. Neste processo o sistema cedeu, em módulo, 3000 J de calor. A variação da energia interna foi de
r;-9000 J
Uma caixa de volume variável possui um gás ideal em seu interior. Inicialmente o volume da caixa é 4 m^3 e a pressão inicial do gás é 2000 Pa. O volume da caixa é reduzido para 9 m^3 mantendo-se a pressão constante. Neste processo o sistema recebeu, em módulo, 2000 J de calor. A variação da energia interna foi de
r;-8000 J
Um objeto de altura 10 cm está situado a 4 cm diante de um espelho esférico, cuja distância focal é igual a 3 cm. Sabe-se que a imagem do objeto é invertida e real. A que distância do espelho encontra-se a imagem do objeto e que tipo de espelho é esse? 
r;12 cm e côncavo
Um dos problemas da utilização da energia eólica é a presença de aves na região onde ficam as turbinas. Marco Antonio Kleinowski, apresentou um invento identificado como barreira óptica contra aves ou espantalho dinâmico. É do conhecimento de todos que os aeroportos, locais onde existem turbinas geradoras de energia eólica e demais áreas restritas necessitam de um equipamento que consiga controlar, inibindo e/ou interferindo na trajetória de bandos de aves, que freqüentemente invadem as plantações e aeroportos, causando prejuízos financeiros e, até mesmo, desastres aéreos. A barreira óptica contra aves, consiste em uma calota esférica eólica, provida de um desenho representando um espiral de Arquimedes e disformes nas paletas. Supondo que essa calota seja capaz de formar uma imagem invertida situada a 2 m de seu vértice e que o objeto em questão esteja posicionado a 4 m do vértice da calota, pode-se afirmar que o seu raio de curvatura será aproximadamente igual a:
r;2,67 m
Um caminhão-tanque com capacidade para 104 litros é cheio de gasolina quando a temperatura é de 30°C. Qual a redução de volume sofrida pelo líquido ao ser descarregado numa ocasião em que a temperatura é de 10°C? (Coeficiente de dilatação volumétrica da gasolina ? =9,6 X 10 - 4 °C- 1.)
r;9,6 litros
Um pêndulo demora 0,2 segundo para restabelecer sua posição inicial após passar por todos os pontos de oscilação,logo sua frequência é:
r;5 Hz
Uma barra metálica tem, a 30°C, comprimento igual a 1m. Eleva-se então sua temperatura para 1030°C. Sendo o coeficiente de dilatação linear do metal da barra igual a 12 • 10-6 °C-1, determine a variação de comprimento sofrida pela barra.
r;12mm
Um objeto de 4 cm de altura é colocado a 30 cm de um espelho côncavo, cuja distancia focal é de 10 cm. Qual a distância da imagem até o espelho? A imagem é real ou virtual? É direita ou invertida? Qual é o tamanho da imagem?
Gabarito: A distância da imagem até o espelho é de 15cm. A imagem é real, pois i>0. É invertida, pois A<0. O tamanho da imagem é de 2cm, pois A = 0,5.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais