Buscar

E geologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 Embora o planeta tenha se esfriado desde o seu início ardente, até hoje continua como um planeta inquieto, mudando continuamente por meio de atividades geológicas. Marque a alternativa correta em relação às atividades geológicas.
R= Terremotos, vulcões e glaciações.
2 Entre as rochas podemos classifica-las em grandes tipos. Assinale o que caracteriza uma rocha magmática:
R= Essas rochas são formadas a partir da cristalização do magma, que é gerado em grandes profundidades.
3 Em relação à Ciência Geológica e a formação da terra é correto afirmar?
R= Ao longo da história geológica, existem registros que ficaram guardados nas rochas. É através desses registros que conseguimos entender essas transformações 
4 Em geologia dizemos que os _________________________________ alteram periodicamente as condições de vida e o balanço entre as espécies.
R= Fenômenos climáticos
5 Explique a Teoria da Tectônica de Placas.
R= A Teoria da Tectônica de Placas é baseada em um modelo simples da Terra. A litosfera rígida, consistindo em crosta oceânica e continental, assim como no manto superior subjacente a elas, é composta de numerosas peças de tamanhos variados, chamadas de placas. As placas variam de espessura. Aquelaas compostas de manto superior e crosta continental possuem 250 km de espessura, enquanto que aquelas feitas com manto superior e crosta oceânica têm espessura em torno de 100Km. A litosfera se sobrepõe à astenosfera, que mais quente e mais frágil, é semiplástica. Considera-se que o movimento resultante de algum tipo de sistema de transferência de calor dentro da astenosfera cause o movimento das placas sobrepostas. Como as placas se movem sobre a astenosfera, elas se separam, principalmente nas cadeias oceânicas. Em outras áreas, tais como nas fossas oceânicas, elas colidem e são subductadas de volta ao manto.
6 Em qual limite tectônico ocorre uma tensão de distensão ou torção que altera a forma da rocha, alongando-a ou fraturando
R= No limite tectônico divergente
7 Em relação ao conceito de Geologia, pode-se afirmar: A Geologia é definida como a ciência que:
R= Estuda a Terra
8

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais