Buscar

O PRINCIPIO CIENCIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 Os materiais formados frequentemente por óxidos, carbetos e/ou nitretos e que são tipicamente isolantes
elétricos e térmicos, são resistentes a alta temperatura e ambientes a abrasivos; são extremamente duros,
porém frágeis são classificados como:
R;Cerâmicas;
2 O que é limite de escoamento?
R;Tensão relecionada a uma deformação plástica convencionada.
3 Os metais são materiais cristalinos, ou seja, apresentam uma ordem microscópica de arranjo atômico repetitiva em longas distâncias, que pode variar em orientação dentro de pequenos volumes denominados de grão. Como sabemos, não só os metais são cristalinos, mas também muitos cerâmicos e alguns polímeros. Aqueles que não apresentam este padrão de repetição a longas distâncias são chamados de materiais amorfos.Na teoria relacionada originada a partir do estudo de materiais cristalinos, define-se número de coordenação, que representa o número de átomos vizinhos mais próximos de átomo.Considerando a teoria cristalográfica, assinale a opção que está CORRETA
R;O número de coordenação de uma célula CFC é 12.
4 O aço revolucionou a construção civil quando no início do século XIX aproximadamente começou a ser utilizado ostensivamente como elemento estrutural na construção de grandes arranha céus; como metal, possui como uma de suas principais características a cristalinidade de sua estrutura atômica, ou seja, possui um padrão de repetição microestrutural em três dimensões. Considerando as características dos metais, assinale a opção que NÃO está correta.
R;Os metais apresentam alta resistência a corrosão, representando a melhor opção para ambientes como plataformas marítimas.
5 O número de coordenação (NC), representa o número de átomos vizinhos mais próximos a uma átomo de referância,em relação a estrutura cristalina do CCC( Cúbica de Corpo Centrado) qual seu número de coordenação.
R;8
6 O cobre-telúrio, assim como o cobre-enxofre e o cobre-selênio (Cu-Se), combinam alta condutividade elétrica com boa usinabilidade. O telúrio, assim como o enxofre e o selênio, forma com o cobre compostos estáveis.
Com relação as características da liga Cu-Te, NÂO podemos citar:
 
R;O cobre é um metal de difícil usinagem e a adição de telúrio não altera sobremaneira esta característica.
7 Os aços comuns e os ferros fundidos são ligas basicamente de ferro e carbono, com os teores de carbono respectivamente na faixa de: (baseado no diagrama Fe-C)
R;0 a 2,0% e 2,0 a 6,7%
8 O cobre é um metal de aparência avermelhada e ponto de fusão 1083°C.
É obtido da natureza em seu estado nativo (in natura) ou a partir de minérios, que podem ser oxidados ou sulfetados.
Com relação aos minérios utilizados para extração do cobre, NÂO podemos citar:
R;Bauxita.
9 Os tratamentos térmicos basicamente consistem em aquecer o metal a uma determinada temperatura, mantê-lo nesta temperatura durante um certo tempo e resfriá-lo a uma taxa apropriada. Este procedimento tem como objetivo alterar a microestrutura do metal, alterando em consequência, suas propriedades mecânicas e tornando-as adequadas a uma determinada finalidade. Por exemplo, se desejarmos obter um aço mais duro, porém mais frágil, poderemos pensar, de forma simplificada, em aquecimento e resfriamento rápido.
Com relação aos tratamentos térmicos, não podemos afirmar que:
 	
R;A temperatura de aquecimento não influencia no tamanho de grão.
10 O recozimento pleno tem como objetivo principal:
R;diminuir a dureza, aumentando a usinabilidade
11 O principal objetivo do tratamento térmico de Revenido nos Aços é:
R;aumentar a tenacidade a fratura do aço temperado
12 Os materiais formados normalmente por compostos orgânicos; formados por grandes moléculas através de ligações
covalentes e forças secundárias; possuem baixa densidade, alta resistência específica e são extremamente
flexíveis; são classificados como:
R;Polímeros.
13 O átomos de Césio (Z=55) e Bromo (Z=35) por ligação predominantemente iônica formam o composto CsBr
(Brometo de Césio). Nesse composto os íons Cs+ e Br- possuem configurações eletrônicas iguais a quais
gases nobres? (Dados: ZHe= 2; ZNe= 10; ZAr= 18; ZKr= 36; ZXe= 54; ZRn= 86).
R;Xe e Kr
14 O ensaio de tração é muito utilizado em laboratório para se determinar algumas características dos materiais; consiste em submeter o corpo de prova a uma carga uniaxial, que é aumentada gradativamente, e observar a reação do material até sua ruptura. O comportamento é registrado em um gráfico tensão x deformação. Para que os resultados sejam comparáveis em todo o mundo científico, as características de execução deste ensaio, assim como a de outros, são padronizadas.
Considerando o ensaio tração estudado, assinale a opção CORRETA.
 	
R.O corpo de prova utilizado é padronizado.
15 Os metais são materiais cristalinos, ou seja, apresentam uma ordem microscópica de arranjo atômico repetitiva em longas distâncias, que pode variar em orientação dentro de pequenos volumes denominados de grão. Como sabemos, não só os metais são cristalinos, mas também muitos cerâmicos e alguns polímeros. Aqueles que não apresentam este padrão de repetição a longas distâncias são chamados de materiais amorfos.
Na teoria relacionada originada a partir do estudo de materiais cristalinos, define-se número de coordenação, que representa o número de átomos vizinhos mais próximos de átomo.
Considerando a teoria cristalográfica, assinale a opção que está CORRETA.
R.O número de coordenação de uma célula CFC é 12.
16 Os cerâmicos são compostos de elementos metálicos e não metálicos, com ligações de caráter iônico ou covalente, dependendo das eletronegatividades dos materiais envolvidos. É comum, portanto, se definir o percentual de caráter iônico de uma determinada cerâmica. Duas características dos componentes estruturais da cerâmica influenciam os aspectos microestruturais de uma cerâmica cristalina: a carga presente nos íons de sua composição e o tamanho dos mesmos. Considerando as cara cerâmicos, assinale a opção que NÃO está correta.
R;Os cerâmicos são menos resistentes a altas temperaturas e a ambientes corrosivos que os metais e os polímeros.
17 Os materiais formados por duas fases (uma matriz e uma dispersa), podendo ser uma combinação de materiais diferentes ou não, aliando as propriedades de ambos são classificados como:
R;Compósitos
18 Os materiais sólidos podem ser classificados de acordo com a regularidade segundo a qual seus átomos ou íons estão arranjados em relação aos outros. Aqueles materiais em que este arranjo se mostra regular e repetido podem ser classificados como:
R;Cristalinos
19 O coeficiente de Poisson é a razão entre a deformação:
	
R;Transversal e longitudinal na região elástica.
20 O padrão cristalino repetitivo de alguns materiais possibilita a ocorrência do fenômeno de difração de raio-X de uma forma proveitosa, ou seja, através da utilização de uma amostra pulverizada do maior de interesse, poderemos gerar picos de interferência construtiva das pequeníssimas partículas e utilizá-los como uma espécie de assinatura de identificação do material.
Um outro aspecto importante da teoria cristalográfica é a definição de Fator de Empacotamento Atômico (FEA), que expressa a razão entre o volume de átomos no interior de uma célula unitária e o volume da própria célula unitária.
Considerando a teoria cristalográfica e a definição de FEA, calcule este fator para uma célula cúbica de face centrada (CFC).
 		
R;0,74
21 Os aços comuns e os ferros fundidos são ligas basicamente de ferro e carbono, com os teores de carbono respectivamente na faixa de: (baseado no diagrama Fe-C)
R;0 a 2,0% e 2,0 a 6,7%
22 O aço é o material estrutural que revolucionou a indústria de construção civil, representando a possibilidade de obtenção de edificações estruturalmente maiores e de arquitetura mais complexa. Com relação aos aços, assinale a opção CORRETA.
R;Baixas temperaturas são nocivas às propriedades dos aços baixo carbono.
23 Os aços podem ser classificados segundo as normas da SAE (Society of Automotive Engineers - EUA, nas quais uma possibilidade de classificação inclui a nomenclatura "SAE 10XX" para aços carbono, ou seja, sem elementos de liga, onde XX representa o teor de carbono no aço em questão.
Com relação a esta nomenclatura, assinale a alternativa CORRETA.
R;O aço SAE 1020 possui 0,20% de C.
24 O advento do aço representou uma das maiores revoluções tecnológicas já vistas na humanidade, permitindo a construção de estruturas de maior porte, capazes de suportar cargas não consideradas compatíveis às edificações. Como aço, consideramos todas as ligas Fe-C com teores de C inferiores a 2,11%, podendo ocorrer em sua microestrutura a presença de várias impureza. Com relação aos aços, assinale a opção INCORRETA.
R;O S, o Si, o P e o Al e o Au são impurezas normais nos aços.
	
25 O aquecimento da peça de aço acima da zona crítica e seu rápido resfriamento é denominado de têmpera. A estrutura que se obtém é acicular, ou seja, assemelhando-se a agulhas. O Material obtido possui alta resistência mecânica, necessitando em algumas situações de tratamento térmico para alívio das tensões microestruturais. Com relação têmpera, só PODEMOS afirmar que geralmente a mesma atua:
R;Aumentando a dureza do aço.
26 O aço carbono é largamente utilizado na construção civil devido ao baixo custo comparativo aos demais aços. Isto ocorre em decorrência da ausência ou quase completa ausência de elementos de liga nesta liga Fe-C.
Com relação aos aços de baixo carbono, assinale a opção INCORRETA.
R;Geralmente apresentam teor de carbono superior a 1,5%.
	
27 O processo de corrosão de um material é a deterioração de um material ou das suas propriedades, devido à reação com o meio envolvente. Para ocorrer a corrosão, são necessários alguns fatores combinados de reações do material quando da exposição ao meio. Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta que descreva a área onde ocorrerá as reações de oxidação do metal:
R;Área Anódica
28 O tratamento térmico de têmpera é comumente utilizado na indústria mecânica para aumentar a dureza de componentes frabicados de aço. Quando o processo de têmpera produz tensões residuais internas no material, essas são aliviadas através de outro tratamento térmico, denominado revenido, o qual além de aliviar tensões aumenta:
r;aumenta a ductibilidade do material
29 O Alumínio ocupa relevante importância nos utensílios utilizados naws cozinha domésticas, por ser um metal leve, de fácil conformação, não é tóxico (como metal), não provador de faíscas e de excelente aspecto estético. Com relação ao Alumínio, NÃO podemos afirmar:
R;Pode ser utilizado em temperaturas superiores a 750oC, que a forma do recipiente será mantida.
	
30 O engenheiro muitas vezes é chamado a participar de perícias nas quais deverá manifestar suas opiniões embasando-as tecnicamente. Com relação ao fenômeno da corrosão, uma vez identificada a ocorrência deste fenômeno, devem-se geralmente estudar e investigar as seguintes características, com EXCEÇÃO de:
R;O procedimento técnico do operador do componente corroído.
31 O desenvolvimento da microestrutura em ligas ferro-carbono é uma função da composição da liga e da taxa de resfriamento. No diagrama de fase a seguir, tem-se na linha vertical a qual estão associadas duas microestruturas representadas esquematicamente. Com relação ao contexto da figura, NÃO PODEMOS AFIRMAR que:
 
R;Acima da temperatura de 727oC, tem-se a fase denominada de cementita e abaixo, tem-se ferrita e austenita.
	
32 O aço é uma liga de ferro e carbono em proporções definidas, originando diversas possibilidades de materiais com propriedades mecânicas mais adequadas a construção de estruturas que o ferro puro. Com relação ao ferro, ferro fundido e aço, podemos afirmar, com EXCEÇÂO de:
R= 	O aço e o ferro fundido apresentam a mesma composição química, variando apenas as fases alotrópicas.
33 O advento do aço representou uma das maiores revoluções tecnológicas já vistas na humanidade, permitindo a construção de estruturas de maior porte, capazes de suportar cargas não consideradas compatíveis às edificações. Como aço, consideramos todas as ligas Fe-C com teores de C inferiores a 2,11%, podendo ocorrer em sua microestrutura a presença de várias impureza. Com relação aos aços, assinale a opção INCORRETA.
R= O S, o Si, o P e o Al e o Au são impurezas normais nos aços.
34 O Tratamento Isotérmico tipo Austêmpera consiste no aquecimento dos aços a temperaturas acima da zona crítica seguido de esfriamento rápido de modo a evitar a transformação da austenita. Atingida essa condição, mantêm-se a temperatura constante até a formação da bainita. No entanto, esse tratamento não é indicada para aplicação em peças de aço carbono e ligas com determinadas espessuras. Assinale a alternativa correta:
R = Aço carbono com espessura superiores a 5mm e ligas admite-se até 25mm
35 O aço carbono é largamente utilizado na construção civil devido ao baixo custo comparativo aos demais aços. Isto ocorre em decorrência da ausência ou quase completa ausência de elementos de liga nesta liga Fe-C.
Com relação aos aços de baixo carbono, assinale a opção INCORRETA.
R= Geralmente apresentam teor de carbono superior a 1,5%.
36 O processo de corrosão de um material é a deterioração de um material ou das suas propriedades, devido à reação com o meio envolvente. Para ocorrer a corrosão, são necessários alguns fatores combinados de reações do material quando da exposição ao meio. Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta que descreva a área onde ocorrerá as reações de oxidação do metal:
R= Área Anódica
37 Os tratamentos térmicos basicamente consistem em aquecer o metal a uma determinada temperatura, mantê-lo nesta temperatura durante um certo tempo e resfriá-lo a uma taxa apropriada. Este procedimento tem como objetivo alterar a microestrutura do metal, alterando em consequência, suas propriedades mecânicas e tornando-as adequadas a uma determinada finalidade. Por exemplo, se desejarmos obter um aço mais duro, porém mais frágil, poderemos pensar, de forma simplificada, em aquecimento e resfriamento rápido.
Com relação aos tratamentos térmicos, não podemos afirmar que:
R= A temperatura de aquecimento não influencia no tamanho de grão.
38 O tratamento térmico de têmpera é comumente utilizado na indústria mecânica para aumentar a dureza de componentes frabicados de aço. Quando o processo de têmpera produz tensões residuais internas no material, essas são aliviadas através de outro tratamento térmico, denominado revenido, o qual além de aliviar tensões aumenta:
R= aumenta a ductibilidade do material
39 O recozimento pleno tem como objetivo principal:
R= diminuir a dureza, aumentando a usinabilidade
40 O Alumínio ocupa relevante importância nos utensílios utilizados naws cozinha domésticas, por ser um metal leve, de fácil conformação, não é tóxico (como metal), não provador de faíscas e de excelente aspecto estético. Com relação ao Alumínio, NÃO podemos afirmar:
R= Pode ser utilizado em temperaturas superiores a 750oC, que a forma do recipiente será mantida.
41 O cobre foi encontrado de forma abundante na antiguidade na ilha de Chipre é foi denominado pelos romanos de "cyprium"; mais tarde, assumiu a forma latina "cuprum", o que originou o símbolo químico Cu. Na metalurgia moderna, o homem aprendeu a ligar o cobre com diversos outros elementos, entre os quais o cromo.
Com relação as características Cu-Cr, NÂO podemos citar:
Quest.: 1
R= Cobre-Cromo (Cu-Cr), com teor de cromo por volta de 0,8%, não pode ter suas propriedades mecânicas melhoradas por tratamento térmico de solubilização devido a posição macroestrutural ocupada pelos átomos de Cr.
42 O alumínio é um metal leve (2,7 kgf/dm³), macio, porém resistente, de aspecto cinza prateado e fosco, não é tóxico (como metal), não cria faíscas quando exposto a atrito e, quando
exposto à temperatura ambiente, é um sólido. Possui temperatura de fusão igual a 658oC.
Com relação ao Alumínio, NÃO podemos afirmar:
 
R= Depois do Ferro, o Alumínio é o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre.
43 Os aços comuns e os ferros fundidos são ligas basicamente de ferro e carbono, com os teores de carbono respectivamente na faixa de: (baseado no diagrama Fe-C)
R= 0 a 2,0% e 2,0 a 6,7%
44 O aço é o material estrutural que revolucionou a indústria de construção civil, representando a possibilidade de obtenção de edificações estruturalmente maiores e de arquitetura mais complexa. Com relação aos aços, assinale a opção CORRETA.
R= 	Baixas temperaturas são nocivas às propriedades dos aços baixo carbono.
45 Os aços podem ser classificados segundo as normas da SAE (Society of Automotive Engineers - EUA, nas quais uma possibilidade de classificação inclui a nomenclatura "SAE 10XX" para aços carbono, ou seja, sem elementos de liga, onde XX representa o teor de carbono no aço em questão.
Com relação a esta nomenclatura, assinale a alternativa CORRETA.
R= O aço SAE 1020 possui 0,20% de C.
46 O advento do aço representou uma das maiores revoluções tecnológicas já vistas na humanidade, permitindo a construção de estruturas de maior porte, capazes de suportar cargas não consideradas compatíveis às edificações. Como aço, consideramos todas as ligas Fe-C com teores de C inferiores a 2,11%, podendo ocorrer em sua microestrutura a presença de várias impureza. Com relação aos aços, assinale a opção INCORRETA.
R= O S, o Si, o P e o Al e o Au são impurezas normais nos aços.
47 O aquecimento da peça de aço acima da zona crítica e seu rápido resfriamento é denominado de têmpera. A estrutura que se obtém é acicular, ou seja, assemelhando-se a agulhas. O Material obtido possui alta resistência mecânica, necessitando em algumas situações de tratamento térmico para alívio das tensões microestruturais. Com relação têmpera, só PODEMOS afirmar que geralmente a mesma atua:
R= Aumentando a dureza do aço.
48 O aço carbono é largamente utilizado na construção civil devido ao baixo custo comparativo aos demais aços. Isto ocorre em decorrência da ausência ou quase completa ausência de elementos de liga nesta liga Fe-C.
Com relação aos aços de baixo carbono, assinale a opção INCORRETA.
R= 	Geralmente apresentam teor de carbono superior a 1,5%.
49 O processo de corrosão de um material é a deterioração de um material ou das suas propriedades, devido à reação com o meio envolvente. Para ocorrer a corrosão, são necessários alguns fatores combinados de reações do material quando da exposição ao meio. Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta que descreva a área onde ocorrerá as reações de oxidação do metal:
R= Área Anódica
50 O principal objetivo do tratamento térmico de Revenido nos Aços é:
R= aumentar a tenacidade a fratura do aço temperado
51 O recozimento pleno tem como objetivo principal:
R= diminuir a dureza, aumentando a usinabilidade
52 O recozimento pleno tem como objetivo principal:
R= diminuir a dureza, aumentando a usinabilidade
53 O Alumínio ocupa relevante importância nos utensílios utilizados naws cozinha domésticas, por ser um metal leve, de fácil conformação, não é tóxico (como metal), não provador de faíscas e de excelente aspecto estético. Com relação ao Alumínio, NÃO podemos afirmar:
R= Pode ser utilizado em temperaturas superiores a 750oC, que a forma do recipiente será mantida.
54 O engenheiro muitas vezes é chamado a participar de perícias nas quais deverá manifestar suas opiniões embasando-as tecnicamente. Com relação ao fenômeno da corrosão, uma vez identificada a ocorrência deste fenômeno, devem-se geralmente estudar e investigar as seguintes características, com EXCEÇÃO de:
R= O procedimento técnico do operador do componente corroído.
55 O cobre-telúrio, assim como o cobre-enxofre e o cobre-selênio (Cu-Se), combinam alta condutividade elétrica com boa usinabilidade. O telúrio, assim como o enxofre e o selênio, forma com o cobre compostos estáveis.
Com relação as características da liga Cu-Te, NÂO podemos citar:
 
R= O cobre é um metal de difícil usinagem e a adição de telúrio não altera sobremaneira esta característica.
56

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais