Buscar

P PRINCIPIO DA CIENCIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 Para uma liga de cobre, a tensão de escoamento é de 550 MPa e o módulo de elasticidade é de 110 GPa. a) Qual a carga máxima que pode ser aplicada a um corpo de prova com uma área de seção reta de 10 x 45 mm sem que ocorra deformação plástica? b) Se o comprimento original do corpo de prova é de 250 mm, qual o comprimento máximo para o qual ele pode ser esticado sem que haja deformação plástica?
Gabarito: a) A tensão é definida como força/área aplicada. A tensão máxima aplicada sem que haja deformação plástica é um pouco menor que a tensão de escoamento. Portanto, utilizando a tensão de escoamento e a área do corpo se tem que a carga máxima a ser aplicada é um pouco menor que 67.500N. b) Sendo o módulo de elasticidade igual a tensão/deformação (obedece a lei de Hooke), e a deformação sendo igual a variação do comprimento/comprimento inicial, e utilizando a tensão de escoamento como a máxima possível, têm-se que a deformação máxima é um pouco menor que 251,25 mm. Ou seja, o corpo pode alongar 1,25 mm sem deformar.
2 Para se observar a natureza das muitas propriedades sensíveis à microestrutura dos materiais de engenharia, precisaremos estudar como a microestrutura é desenvolvida, ou seja, que microestrutura deverá existir em determinada temperatura para determinada composição do material. Para tanto, utilizamos os diagramas de transformação de fases e tratamentos térmicos.
Analisando o gráfico a seguir, PODEMOS afirmar que:
R= 	As linhas pontilhadas indicadas por A, B, C, D, E e T indicam tratamentos térmicos através de resfriamentos contínuos.
3 Para realizar a proteção das instalações da casa de máquinas de um parque aquático, deseja-se construir uma grade de aço, que será pintada de branco posteriormente, e que tem como objetivo manter as crianças que frequentam o parque distantes. Tendo em mente que o parque encontra-se deficitário, que há um esforço para se reduzir os custos e que não há maiores exigências estruturais ou físico-químicas associadas a esta aplicação, determine o aço MAIS ADEQUADO a ser utilizado.
R= Aço carbono.
4 Para que o processo da corrosão seja realizado são necessários alguns fatores combinados, os quais influenciam diretamente na reação em questão, sendo a ocorrência dos mesmos: área nódica, área catódica, eletrólito e circuito metálico. Com relação a área nódica, assinale a alternativa correta:
R= 	Área onde ocorrerá reações de oxidação do metal
5

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais