Buscar

Gestão de Cadeia de Suprimentos e Logística

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - “Prof. José de Souza Herdy”
UNIGRANRIO - ESCOLA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Carlos Henrique Gomes da Silva
Giovanna Moraes Carbone Bezerra
Hellen Regina da Silva Martins
Luís Claudio Ribeiro Motta Filho
Gestão da Cadeia de Suprimentos I
Duque de Caxias
2014
SUPONHA VOCÊS ENGENHEIROS, RESPONSÁVEIS POR ESTA EMPRESA. COMO PROCEDERIAMPARA NÃO HAVER ERRO NA ENTREGA?
Antes de escolher o sistema de distribuição, como no estudo de caso que foi dado como exemplo em que é necessário que haja uma comunicação clara e objetiva entre o estoque , o pedido e a operadora, é necessário prestar atenção a uma etapa anterior. A empresa só poderá começar a transportar depois que a mercadoria tiver sido comprada e estiver pronta para ser embarcada, principalmente se forem itens de reposição contínua. É preciso muita atenção a essa fase. O empresário deve calcular com precisão quanto tempo a mercadoria levará para chegar à sua empresa, considerando fatores como distâncias, prazos de manufatura e tempo de processamento desse pedido pelo fornecedor.
Na hora de entregar seu produto ao cliente, o empresário pode optar por usar transporte próprio ou terceirizar. Salvo raras exceções — clientela reduzida, área de entrega restrita —, recorrer a uma operadora é a melhor opção. Contratar uma distribuidora é a melhor maneira para a empresa adquirir, de forma rápida, uma competência que não domina. Alguns empreendedores hesitam em contratar um distribuidor por temer os custos embutidos nesse serviço. Mas, na ponta do lápis, manter frota própria costuma sair mais caro para o empresário, pois ele tem de arcar com despesas como manutenção do veículo, seguro, combustível, impostos, gastos com possíveis acidentes e multas. Além disso, quem não terceiriza é obrigado a contratar e a manter funcionários responsáveis pela entrega, com todos os encargos inerentes, mesmo em períodos de baixa demanda. A decisão também deve se basear no custo logístico de entrega para os mercados onde o empreendedor deseja atuar. Contratar uma operadora pode ser bastante vantajoso em períodos de grande produção e em picos sazonais, como o Natal. 
Encontrar uma empresa de confiança em um mercado com tantas opções não é tão simples. Para começar, é fundamental verificar o perfil dos seus clientes e o mercado em que sua empresa está inserida. Seus concorrentes cobram frete? Entregam com hora marcada? Esses indicadores de nível de serviço em logística servirão de base para criar o seu sistema de distribuição. E também existem os produtos específicos que requerem transporte especial.
Sabe-se que a firma brasileira tenderia a operar de forma quase manual no começo, evitando investimentos elevados em computação (hardware e software), em equipamentos sofisticados, etc. Mas, sem um sistema operacional automatizado e integrado, esse tipo de operação tem capacidade bastante reduzida e níveis de desempenho nem sempre satisfatórios. Em pouco tempo nossa empresa estaria sendo forçada a automatizar suas operações. E caso não o fizesse por falta de recursos financeiros O QUE ACONTECERIA ? 
A empresa ser forçada a automatizar suas operações teria como motivo principal a forte concorrência de mercado, que normalmente tendem cada vez mais investir em tecnologia, logo teriam uma qualidade e níveis de desempenho melhores. A tendência seria sempre a empresa ser ultrapassada pelas demais concorrentes, até o ponto em que ela fosse obrigada a fechar as portas por falta de investimentos.
Além dos aspectos discutidos, é bom lembrar que, no Brasil, onde falta uma tradição mais pronunciada de negócios a distância (venda por catálogos, por telefone, ou fax), as empresa ponto-com muitas vezes obrigam o cliente a efetuar depósitos bancários antes que o processamento do pedido seja deflagrado. Essa prática está na contramão dos avanços desse tipo de comércio, e também retarda sua expansão no país.Podemos concluir que as expectativas dos consumidores, no comércio eletrônico, tendem a ser mais desafiantes do que nas transações tradicionais. Essas exigências adicionais vêm desafiando os executivos de Logística das empresas ponto-com, exigindo novas soluções. Vocês acham que a tendência é mudar ou não? 
 A tendência e mudar, uma das mudanças que poderiam fazer aqui no Brasil na parte de logística era a Federal Express do Brasil ou outra empresa do ramo fazer o que a Federal Express dos Estados Unidos fazem no caso eles utilizam o conceito de hub-and-spoke (a carga é toda destinada a um centro único de operações – hub –, no qual são feitos a triagem e o redespacho da mercadoria para os vários destinos, ao longo de rotas radiais) que a Federal Express colocou em prática nas suas operações, introduziu, no mercado americano um novo padrão de serviços de entregas rápidas. Esse sistema possibilitou a uniformização dos prazos de entrega para milhares de conexões nos Estados Unidos. Isso permite aos usuários planejar suas atividades com eficiência e economia, reduzindo custos e cumprindo os prazos de entrega prometidos aos clientes. Assim resolvendo os problemas de prazos de entregas que e uma exigência grande por parte dos clientes, assim muitas pessoas poderiam começar a confiar mais nos serviços de compra online, com isso aumentando as compras de produtos por meio das empresas ponto-com.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes