Buscar

Gestão de contratos nov 2014

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0220_AV_201401318355 (AG) » GESTÃO DE CONTRATOS
	Tipo de Avaliação: AV
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 0        Data: 18/11/2014 17:16:49
	
	 1a Questão (Ref.: 201401411043)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Quando um contrato não é cumprido, o credor tem um direito que pode, uma vez acionado, responder pelos prejuízos decorrentes do inadimplemento. Em outros termos, qual a providência jurídica que pode tomar o credor para compensar o não cumprimento da obrigação pelo devedor.
		
	
Resposta: O credor pode solicitar a apreenção/penhora de bens do dvedor para o pagamento da dívida.
	
Gabarito:
Tomar os bens do devedor, pois pelo inadimplemento das obrigações respondem todos os bens do devedor.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401411047)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Sobre o contrato de doação. Cite, pelo menos, duas das razões pelas quais o doador pode revogar a doação feita, com base na ingratidão do donatário.
 
		
	
Resposta: No caso de o doador seja viúvo e possuir herdeiros. Os herdeiros podem questionar e revogar a doação feita pela viúva. Quando a doação ainda está em processo de inventário.
	
Gabarito:
Podem ser revogadas por ingratidão as doações:
I - se o donatário atentou contra a vida do doador ou cometeu crime de homicídio doloso contra ele; II - se cometeu contra ele ofensa física; III - se o injuriou gravemente ou o caluniou; IV - se, podendo ministrá-los, recusou ao doador os alimentos de que este necessitava.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O doador pode revogar o contrato de doação por ingratidão, ou seja, se o donatário atentou contra a vida do doador ou cometeu crime de homicídio doloso contra ele; ou se cometeu contra ele ofensa física; ou se o injuriou gravemente ou o caluniou; ou se, podendo ministrá-los, recusou ao doador os alimentos de que este necessitava.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401405733)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Tendo em vista o liberalismo econômico, pressupondo o livre funcionamento dos mercados, um instrumento jurídico tornou-se essencial na vida econômica. É ele:
		
	
	O consensualismo.
	
	O relativismo.
	 
	O contrato.
	
	O comércio.
	
	O capital.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401581394)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No que tange à vinculação dos contratos, analise as seguintes assertivas: I- A cláusula da intangibilidade afasta a possibilidade de dissolução do vínculo pela vontade de apenas uma das partes . II- Pela Cláusula pacta sunt servanda, a nenhum dos contratantes é possível se liberar graciosamente da obrigação assumida, pelo que poderão exigir as prestações mutuamente. III- Pela cláusula exceptio non adimplect contractus, uma parte não pode exigir o cumprimento do contrato pela outra se estiver em mora em relação a sua prestação. IV- A cláusula da irretratabilidade, caso uma das partes contratantes tenha sua situação econômica alterada, em virtude de fatores imprevisíveis à sua vontade, e, em função desta, o contrato se torne excessivamente oneroso, será possível a revisão contratual. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	As alternativas II e III estão corretas;
	
	As alternativas II e IV estão corretas;
	 
	As alternativas I e IV estão corretas;
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	As alternativas I e III estão corretas;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401586217)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A escolha da ferramenta adequada vai variar de acordo com a necessidade e o orçamento que a empresa dispõe para fazer tal controle e gestão. A necessidade e o orçamento da empresa determinam as ferramentas utilizadas, a fim de que não haja redundância ou falta de integração entre elas. Assinale a alternativa correta sobre uma das possíveis ferramentas ou recursos utilizados na gestão de contratos que poderão trazer benefícios para empresa.
		
	
	Interface não-transacional - ERP, BD Corporativo, Workflow, BD Eventos, BD Catálogo de Documentos e Gestão de Contratos.
	
	Guarda física de documentos - permite acesso a documentos no formato digital e as empresas de guarda física de documentos costumam fornecer esse recurso. A Microsoft oferece um programa chamado SharePoint, o qual apresenta funcionalidades de workflow adicional.
	
	O sistema GED - permite controlá-los desde o momento de sua criação até o recebimento/pagamento, demanda integração entre os sistemas da empresa e utiliza recursos como catalogação, controle de atividades / eventos e controle de acessos autorizados para permitir a aplicação de melhores práticas de gestão.
	
	O sistema SGC - objetiva manter contratos e outros documentos armazenados em conformidade com a legislação vigente e as políticas da empresa, além de permitir a utilização de recursos internos ou externos. Parece difícil de acreditar, mas, no Brasil, de acordo com o observado pela primeira pesquisa feita pela ANGC, são poucas as empresas que se preocupam com tal tipo de controle.
	 
	O sistema SGC - O Sistema de Gestão e Contratos permite controlá-los desde o momento de sua criação até o recebimento/pagamento, demanda integração entre os sistemas da empresa e utiliza recursos como catalogação, controle de atividades / eventos e controle de acessos autorizados para permitir a aplicação de melhores práticas de gestão.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401407060)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Zaqueu contratou a imobiliária Atlas, com exclusividade, para vender seu apartamento, em noventa dias. Passados pouco mais de sessenta dias, Zaqueu fechou o negócio sem a intermediação da Atlas, com um dos compradores que fora visitar o imóvel em companhia do corretor da Atlas. A imobiliária ajuizou ação contra Zaqueu exigindo o pagamento da comissão de corretagem. Terá sucesso?
		
	
	Sim, pois o bom senso aponta nessa direção.
 
	 
	Certamente, pois o contrato previa a exclusividade e a lei está ao lado dela.
	
	Não, uma vez que o comprador não se decidiu no dia da visita.
	
	Não, a exclusividade não chega a tanto.
	
	Não, Zaqueu, sendo proprietário, pode vender para quem quiser.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401406066)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Houve problemas de colocação de alicerces em obra pública. O terreno era meio alagadiço. Resultado: atraso enorme nas obras e aumento substancial de custos. O Estado resolveu multar a empreiteira. Esta, por sua vez, alegou que o Estado deveria acompanhar e fiscalizar as obras. Quem tem razão?
 
		
	
	A empreiteira tem que fiscalizar, mas a questão técnica é responsabilidade do Estado .
 
	 
	O Estado tem que fiscalizar, mas a questão técnica é responsabilidade da empreiteira.
	
	Quem deu causa ao problema.
	
	Não há culpados, segundo a origem do problema.
	
	Obra de engenharia, muitas vezes é imprevisível, daí não ser possível afirmar.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401434701)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Dr. Freitas alugou um imóvel de sua propriedade ao Estado do Rio de Janeiro, que seria utilizado como escritório de uma empresa pública. Passados alguns meses, Dr. Freitas ajuizou ação de despejo em face do Estado, tendo em vista a falta de pagamento do aluguel. O Estado alegou que não cabia ação de despejo, pois se tratava de ente público. Sobre o impasse podemos dizer que:
		
	
	Não cabe o despejo, haja vista o interesse público predominante.
	 
	Neste caso específico cabe a ação de despejo, normalmente.
	
	O Estado tem razão, tendo em vista a finalidade pública do imóvel.
	
	É possível, desde que o Estado aceite a argumentação.
	 
	O Estado não pode ser despejado, pois a relação locatícia não tem natureza de direito privado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401586416)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta em relação a Doação com cláusula de reversão:
		
	 
	aquela em que o doador estipulaque o bem doado retorne ao seu patrimônio se sobreviver ao donatário, ou seja, estipula que o bem doado voltará ao patrimônio do doador se o donatário falecer antes dele.
	
	impõe ao donatário encargos ou obrigações.
	
	a que, sob aparência de mera liberalidade, revela o propósito do doador de retribuir serviço prestado pelo donatário.
	
	a feita em comum a várias pessoas, distribuída por igual entre elas, sendo obrigação divisível, exceto disposição em contrário que venha a estabelecer que a parte do que faltar acresça à do que vier a sobreviver.
	
	uma constituição de renda a título gratuito
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401432119)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um aparelho foi adquirido por um consumidor, via internet, tendo a empresa remetido algo parecido com o que foi pedido, pois o produto solicitado havia se esgotado. O consumidor recusou o produto. A empresa alegou que o produto remetido era melhor e executou a cobrança, causando prejuízos ao consumidor. Como se resolve isso?
		
	
	Não há regra geral, a questão deve ser resolvida em juízo.
	 
	A questão deve ser interpretada da maneira mais favorável ao consumidor.
	
	Em se tratando de internet, não há como resolver a questão nos moldes tradicionais.
	
	A questão deve ser interpretada imparcialmente.
	
	A interpretação deve favorecer a empresa, pois remeteu um produto superior.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes