Buscar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 2014
	 1a Questão (Ref.: 201303272889)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Qual a característica da avaliação da dinâmica escolar segundo a teoria piagetiana?
	
	Gabarito: A avaliação caracteriza-se por um momento de reflexão crítica e tomada de decisão para o professor. Serve para desvelar o processo para conhecer. Sem avaliar não se conhece e sem conhecer não se pode confiar. Para trabalhar de acordo com a realidade é preciso saber ler essa realidade. Conhecê-la é fator desencadeador de uma decisão consciente e uma organização dos novos rumos da intervenção do professor. A avaliação, segundo Piaget, é um momento de reflexão crítica e tomada de decisão para o professor. Serve para desvelar o processo para conhecer. A avaliação serve para conhecer, diagnosticar a realidade, o avanço, pelo confronto entre os objetivos a serem alcançados, sobre o qual o professor tem de ter clareza, quanto ao percurso feito pelo aluno. Por isso é preciso que o professor conheça a trajetória do aluno e sem avaliar não se conhece e sem conhecer não se pode confiar.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201303267789)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em casa, nas ruas, nos ônibus, na escola, no trabalho, no mundo virtual. Em todos os lugares, os seres humanos estabelecem relações entre si, sejam elas de amizade, afeto ou poder. Mas quem é capaz de compreendê-las? As Ciências Humanas procuram ir fundo naquilo que é mais peculiar em nós e talvez, por isso, mais difícil de ser desvendado: a nossa humanidade. Das alternativas abaixo existe uma que NÃO está de acordo com o modelo cientifico. Qual é?
		
	
	
	
	
	 
	conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração.
	
	 3a Questão (Ref.: 201303058042)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marcos é gerente de um banco localizado na Região Metropolitana de São Paulo. Ao receber muitas reclamações sobre o atraso no atendimento dos caixas bancários, solicitou ao Pedagogo do Banco que realizasse um treinamento com seus funcionários. Após um diagnóstico da situação problema que versava sobre a demora no atendimento ao público, o pedagogo concluiu que os funcionários do banco poderiam trabalhar mais rapidamente e com mais motivação, caso recebessem algum tipo de benefício ou recompensa pela qualidade do serviço prestado. Na intenção de melhorar a qualidade das condições de trabalho e aumentar a produtividade do banco para atender ao público, o pedagogo trabalhou com duas estratégias que seriam extensivas a todos os funcionários: Gratificação salarial de 3% de acordo com a produtividade no atendimento ao público e direito a mais 2 intervalos diários de 15 minutos cada para descanso. Marque a resposta que explica como as duas estratégias foram utilizadas no processo de condicionamento.
		
	Resposta: Foram usados reforços positivos, pois o pedagogo queria condicionar comportamentos mais produtivos e usava como recompensas a gratificação salarial e o intervalo para descanso.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201303058116)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Desde os primeiros dias de aula numa turma de 1º ano do Ensino Fundamental, o professor observou que Paulinho procurava, sistematicamente, depreciar seus colegas. Habilmente, o professor passou a dar mais atenção a Paulinho quando observou que ele não era ainda alfabetizado e podia estar se sentindo diferente dos demais colegas que mostravam seus cadernos, pediam para ler em voz alta, etc. O professor, então, ao refletir sobre o impacto da ideologia dominante que responsabiliza o indivíduo por seu fracasso escolar, concluiu que seu comportamento era provocado, basicamente, por sentimentos de:
		
	 
	incapacidade
	
	 5a Questão (Ref.: 201303274741)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre o papel do brincar no desenvolvimento do psiquismo na Psicologia Histórico-Cultural, é INCORRETO dizer que:
	
	
	 
	o brincar na criança pequena consiste em uma atividade plenamente espontânea, na qual ela atua de modo insubordinado às regras da realidade.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201303302009)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A percepção na teoria da Gestalt possui uma grande importância, a medida que permite com que o professor fique mais atento as razões de determinados comportamentos seus em relação à alguns alunos, pois:
		
	
	
	 
	muitas vezes nossas reações estão associadas a relações passadas, e trazemos para o aqui e agora sem percebermos
	
	 7a Questão (Ref.: 201303610976)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A teoria das inteligências múltiplas não atribui às aptidões medidas pelo quoeficiente de inteligência (QI) a posição superior que elas têm na teoria clássica, mas inter-relaciona diversas aptidões distintas. Com base nessa teoria, a capacidade de controlar e orquestrar o movimento do corpo e de manejar objetos com habilidade refere-se à inteligência:
Resposta: Cinestésica 
		
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201303302003)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"Sou e serei sempre assim, vivo o presente e não me importo com o passado, não ligo para os que me ofendem pois sou o que sou e não o que falam. Sou feliz, alegre e contente por isso vivo a vida alegremente". Amanda Santos.
 Disponível em: http://pensador.uol.com.br/frase/MTUyMzQxMQ. Acesso em 04/08/2014 - O trecho acima indica um pensamento embasado na concepção: INATISTA 
		
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201303095749)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	 
Historicamente, certas controvérsias surgiram na psicologia, porque os psicólogos interessados em problemas funcionais tendiam a falar uma linguagem comportamental, enquanto os interessados em problemas estruturais tendiam a falar uma linguagem cognitiva ou mental. Embora os comportamentalistas pudessem ter estudado os problemas estruturais, do mesmo modo que os cognitivistas poderiam ter estudado os problemas funcionais, os problemas nos quais os comportamentalistas e os cognitivistas estavam interessados tendiam a ser correlacionados com a linguagem que eles empregavam. Explique, com base na visão de Catania, como essa correlação pode ter surgido.
	
Resposta: Embora engloba a produção de conhecimento sobre a condição humana a apartir de discursos especificos a partir de condiçoes determinadas , a linguagem atua como elementos organizador, permintindo construir diferentes cenarios e planos.
	
Gabarito:
PADRÃO DE RESPOSTA
Adequação ao tema: (70% do total da nota)
Se o pesquisador está preocupado com a função, ele estuda as conseqüências de relações particulares entre os eventos ambientais específicos e as ações específicas; essas relações podem ser convenientemente expressas na linguagem comportamental de estímulos e respostas. Se a preocupação do pesquisador é com a estrutura, ele estuda as propriedades de capacidades ou as habilidades particulares; essas propriedades são convenientemente expressas na linguagem cognitiva de conhecimento e mente.
 
LIVRO ¿ CATANIA, Charles A.. Aprendizagem. 4 ed. São Paulo: Artmed/ Bookman, 1999, p.25
 
Coerência: (10% do total da nota) Opinião pertinente; sequência lógica; e precisão vocabular.
 
Coesão: (10% do total da nota) Paragrafação adequada; uso dos conectores.
 
Padrão culto da Língua:(10% do total da nota) pontuação; concordância; ortografia.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201303274781)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A respeito da relação família e escola, em uma perspectiva contemporânea, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	a ausência de suporte dos pais de camadas populares às tarefas escolares funda-se na descrença da capacidade da escolarização para permitir a ascensão social.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes