Buscar

CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE GEOG.

Prévia do material em texto

CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE GEOG.
	Tipo de Avaliação: AV
	Professor:
	CLAUDIO BASTOS MERON NEVES
	Turma: 9002/AA
	
	 1a Questão (Ref.: 201303213793)
	
	Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais / Geografia e História. Ensino Fundamental. MEC/SEE 1997 este é um dos objetivos específicos a serem alcançados pela Geografia e a História na 1ª fase do Ensino Fundamental (1º ao 6º ano): reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social. Esse objetivo pode ser construído de modo mais claro, a partir do seguinte conteúdo de Geografia:
Resposta: o bairro em que a criança mora;
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201303213805)
	
	Numa reunião de pais e professores de uma escola ouviu-se o depoimento abaixo: ... "tem um grupo de senhoras do bairro vizinho que todo mês ajuda a gente. Elas trazem compras- arroz, feijão, leite, medicamentos- no mês passado trouxe até cobertor. No dia das crianças trouxe brinquedos para a meninada". A partir desse depoimento, o assunto que melhor se adaptaria para ser trabalhado numa turma de 5º ano seria:
		
	
	
	 
	a situação econômica e social da população;
	
	 3a Questão (Ref.: 201303242455)
	
	Encarar o desafio de trabalhar criticamente com o documento televisual me parece mais produtivo do que o costumeiro exercício de retórica pseudocrítica, no qual alunos e professores falam mal da televisão, do "sistema", da "alienação" durante as aulas e, ao chegar em seus lares, na solidão e no silêncio, se entregam à luz mágica e abismal. (Marcos Napolitano. A televisão como documento. In: O saber histórico na sala de aula.) Desta assertiva, pode-se concluir que :
		
	
	
	
	
	 
	uma das tarefas do ensino de História é a de compreender o funcionamento da linguagem televisiva.
	
	 4a Questão (Ref.: 201303292111)
	
	Os três processos de trabalho ao longo da história são respectivamente: artesanato, manufatura e indústria. Sobre eles podemos afirmar :
		
	
	
	 
	Na manufatura há dois tipos de trabalhadores: os trabalhadores diretos, como os tecelões e trabalhadores indiretos, como supervisores.
	
	 5a Questão (Ref.: 201303292157)
	
	O construtivismo possui vários pressupostos. Identifique a opção que apresenta corretamente um desses pressupostos:
		
	 
	o pensamento é construído a partir de contradições, da necessidade de argumentação;
	
	 6a Questão (Ref.: 201303213790)
	
	Para o domínio de diferentes tipos de localização e orientação espacial, há um longo caminho a ser percorrido pela criança. Nesse processo há dois aspectos essenciais: o esquema corporal e a lateralidade. Identifique a correspondência correta entre o aspecto e o significado:
	
	
	
	
	 
	esquema corporal- exploração do espaço a partir das funções motoras e do espaço imediato.
	
	 7a Questão (Ref.: 201303155874)
	
	Encontramos a seguinte formulação no PCN de História para o Ensino Fundamental: ¿Espera-se que, ao longo do ensino fundamental, os alunos gradativamente possam ler e compreender sua realidade, posicionar-se, fazer escolhas e agir criteriosamente¿ (PCN,1997, p. 41). Marque a alternativa que apresenta um objetivo geral de História para o ensino fundamental, formulado no PCN, para atender essa preocupação.
		
	
	
	 
	Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação política institucionais e organizações coletivas da sociedade civil.
	
	 8a Questão (Ref.: 201303242450)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Talvez muito da indiferença que se nota atualmente pela vida política do nosso país esteja relacionada ao desprezo do passado de nossa vida pública institucional, obscurecida pela prioridade da atualidade cotidiana. Sem um conhecimento sólido do passado, voltado para a ação e para a participação democrática, somos levados à ignorância e à omissão que permitem total liberdade aos detentores do poder. (Maria de Lourdes Monaco Janotti. História, política e ensino. In:O saber histórico na sala de aula.) No texto, a autora defende, em relação ao conhecimento e ao ensino da História, que:
		
	 
	os estudos da História Política precisam retornar, para que a História ensinada contribua com a formação política do cidadão.
	
	 9a Questão (Ref.: 201303299358)
	
	 
Reconhecer semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer.
É um  dos objetivos específicos a ser alcançado pela  Geografia na 1ª fase do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
 Analise-o identificando a sua importância.
	
	
	
Gabarito: Esse objetivo permite ao aluno construir  a noção de cuidado com o meio ambiente. Comparar como as diferentes sociedades se relacionam com a natureza e analisar as consequências é o caminho para a mudança.
	
	 10a Questão (Ref.: 201303299364)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Poderíamos afirmar que a organização do espaço reflete as técnicas materiais e estéticas de cada época.Explique essa afirmativa aplicando-a em duas cidades : Brasília e Ouro Preto.
	
	
	
Gabarito: Brasília, organização e construção da década de 60 e Ouro Preto do período colonial. Ambas com as características das épocas.

Outros materiais