Buscar

Prova Objetiva Instituições e Organização do Estado 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina(s): 
Instituições e Organização do Estado
Data de início: 26/07/2018 09:02
Data máximo entrega: 26/7/2018 10:02
Data de entrega: 26/07/2018 09:45
Questão 1/12 – Instituições e Organização do Estado
Na grande maioria dos países europeus, o governo é exercido por um primeiro ministro. Neste caso, o presidente da república vê-se propositalmente enfraquecido perante o legislativo e, em alguns casos, tem função quase simbólica. A mesma ausência de harmonia e independência é verificada em monarquias com a britânica e a japonesa. 
Estamos falando do:
A) Sistema de Governo Parlamentarista
Você acertou!
Questão 2/12 – Instituições e Organização do Estado
O liberalismo clássico, na prática, acabava legitimando um individualismo egoísta, voltado para a proteção do interesse pessoal. Pouco a pouco, pressionados pelos movimentos sociais, diferentes países começaram a ampliar a função do Estado. Percebeu-se que a liberdade somente pode ser alcançada se temos a possibilidade de fazer coisas dignas de mérito e de usufruir dos prazeres que a vida nos oferece. Seguindo esta linha, a percepção do Estado mínimo começou a ser redirecionada “pois a sua função passa a ser a de removedor de obstáculos para o autodesenvolvimento dos homens” (STRECK; MORAIS, 2001, p.57). Esta tendência de aumento da intervenção do Estado na sociedade, baseada na noção de “justiça social” ficou conhecida como Estado de Bem Estar Social.
Abaixo assinale a alternativa que indica um fator relacionado fortemente à ascensão do Estado de Bem Estar Social:
B) A queda da Bolsa de Valore de Nova York no final da década de 20.
Você acertou!
Questão 3/12 - Instituições e Organização do Estado
As fronteiras do Estado – os seus limites – criam um ‘interior’ e um ‘exterior’. O que acontece no ‘interior’ é atribuição do Estado; nenhuma autoridade ‘exterior’ tem jurisdição ali, pelo menos sem aquiescência dele. (...) Os Estados (...) passam a reivindicar a posição de derradeira fonte de poder político dentro de seus domínios. E isto se torna um aspecto distintivo dos Estados Modernos. Ao reivindicar poder exclusivo dentro das suas fronteiras, o Estado passa a ser autor de suas próprias leis e a negar os efeitos das leis promulgadas por outros países. Assim, por exemplo, as bulas papais deixam de ter efeitos sobre Estados soberanos quando em conflito com as normas inteiras. Sob outro ângulo, “todos os que se encontram dentro das fronteiras de um Estado (...) estão sob sua jurisdição e são obrigados a obedecer suas leis”.
O enunciado acima está se referindo à noção de:
C) Soberania
Você acertou!
Questão 4/12 - Instituições e Organização do Estado
Do ponto de vista jurídico, visando à patenteabilidade, as leis dos diferentes países, normalmente, não conceituam o que seja invenção. Está aparente omissão é justificável, pelo fato de que qualquer definição seria imprecisa e capaz de gerar, diante de casos concretos, efeitos jurídicos indesejáveis para o sistema. Por outro lado, a impossibilidade prática de se conceituar objetivamente o que seja uma invenção é um dos aspectos que vem permitindo a ampliação do campo de abrangência das matérias patenteáveis. 
Assim, podemos dizer que são exemplos de invenção sujeitas a patenteabilidade:
E) Uma criação intelectual que oferece “uma solução técnica para um problema técnico”
Você acertou!
Questão 5/12 – Instituições e Organização do Estado
Pelo princípio da ___________ entende-se que o causador do dano (além do pagamento de eventuais multas) deve ser o único responsável pela obrigação de recuperar a área afetada pela sua atividade (tanto nos aspectos ambientais quanto sociais). Já o princípio da ___________ serve para evitar a consumação de danos ao meio ambiente cujos resultados sejam conhecidos. 
Assinale abaixo as expressões que complementam o conceito do princípio mencionado.
D) reparação; prevenção.
Você acertou!
Questão 6/12 – Instituições e Organização do Estado
Os homens, ao firmarem o contrato social, abrem mão do direito de fazer justiça com as próprias mãos, mas conservam seus direitos naturais fundamentais: vida, propriedade e liberdade. O Estado nasce com poderes limitados, tanto que o cidadão conserva um “direito de resistência” contra ele. O próprio rei (titular do Poder Executivo) deve se submeter ao Parlamento (Poder Legislativo). A propriedade, como um direito natural, encontrava sua justificativa na utilização dos bens de forma produtiva e lucrativa. Assim, um proprietário ou empreendedor disposto a realizar os melhoramentos justificava seu direito de propriedade ainda que pela exploração produtiva da sua terra pelo trabalho de outras pessoas. Podemos dizer que o enunciado da questão reflete as ideias de:
C) Locke
Você acertou!
Questão 7/12 – Instituições e Organização do Estado
Podemos caracterizar o Estado Moderno exceto por ser:
D) Adepto da justiça privada, onde as pessoas realizam a justiça com as próprias mãos.
Você acertou!
Questão 8/12 – Instituições e Organização do Estado
De acordo com a Lei complementar nº 140/2011, é um procedimento de natureza administrativa e que se destinada a autorizar determinadas atividades ou empreendimentos que irão lançar mão de recursos ambientais, que de modo efetivo ou potencialmente são poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental. (art. 2º; Brasil, 2011). 
O enunciado da questão está se referindo a realidade do/a:
A) licenciamento ambiental.
Você acertou!
Questão 9/12 – Instituições e Organização do Estado
É importante compreender que existe um forte peso ideológico nas questões relacionadas à regulamentação de bens intelectuais e mesmo quanto ao seu emprego. Consequentemente, embora as normas sobre PI estejam hoje bastante homogêneas nos quatro cantos do mundo, a questão ainda levanta muitos debates. Por exemplo os avanços tecnológicos têm gerado conflitos acalorados nos campos da religião e também da liberdade de expressão. 
Um dos mais relevantes debates neste cenário ergue-se sobre as relações de trabalho, aponta-se neste caso, a ameaça milhões de postos de trabalho pelo: 
B - Significativo aumento da automação
Você acertou!
Questão 10/12 – Instituições e Organização do Estado
A partir da década de 70, com o processo de estagnação econômica, passou-se a defender que os encargos sociais assumidos pelo Estado, assim como a regulamentação da economia destruíam “a liberdade dos cidadãos e a petição, sem as quais não há prosperidade” (CHAUI, 2010, p.499). O Estado precisaria encolher novamente, dedicando sua atenção à estabilidade da moeda e à reforma tributária, com vistas a facilitar a vida das empresas. 
Combate-se o intervencionismo econômico, por considera-lo implicitamente totalitário (HEYW OOD, 2010, p.98). 
Estas receitas econômicas, que buscam adaptar o liberalismo econômico às características do capitalismo moderno, formaram uma doutrina que costuma ser chamada de: 
 
B) Neoliberalismo
Você acertou!
Questão 11/12 – Instituições e Organização do Estado
Relacionada a ideia de sistemas e regras que moldam diferentes trajetórias de desenvolvimento econômico e social. Vistas como sistemas duradouros e sedimentados de regras sociais que estruturam as interações sociais, temos como exemplo, a linguagem, o dinheiro. Podem ser vistas como condicionamentos criadas pelo homem e que estruturam as interações humanas. 
O enunciado da questão está se referindo a conceito de:	
D - Instituição
Questão 12/12 – Instituições e Organização do Estado
Tradicionalmente, o Brasil é um país cujas empresas investem muito pouco em tecnologia. Os motivos desta deficiência são muitos, a incluir a falta de recursos financeiros dos nossos empreendedores e os riscos de investir em avanços tecnológicos que logo poderão ser suplantados por empresas estrangeiras maiores e mais dinâmicas. Por conta disto, o Estado brasileiro frequentemente se vê obrigado a assumir o papel de desenvolvedor de novas tecnologias, missão que nos países ricos geralmentecabe às empresas privadas e universidades. Podemos dizer que um exemplo desta realidade (o Estado o protagonista de novas tecnologias) foi: 
B) A criação do Programa Nacional do Álcool – Pró-Álcool

Outros materiais