Buscar

ÉTICA NA SAÚDE- Tipo de Avaliação_2014.02.AV2

Prévia do material em texto

ÉTICA NA SAÚDE- Tipo de Avaliação: AV2
	 1a Questão (Ref.: 201101994135)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia a reportagem: "O Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou uma resolução que garante aos casais formados por pessoas de mesmo sexo o direito de recorrer à reprodução assistida para ter filhos. A norma anterior já previa que qualquer pessoa poderia ser submetida ao procedimento, mas dentro dos "limites da resolução". (...) A nova resolução (...) explicita o direito dos casais homoafetivos, mas faz uma ressalva ao estabelecer que será "respeitado o direito da objeção de consciência do médico" (O Globo, 08/05/2013). Uma série de ramificações temáticas de cunho ético está associada, de modo mais ou menos direto à questão da reprodução assistida. Assinale a alternativa incorreta:
		
	
	A doação de espermatozoides
	 
	Aborto
	
	Seleção de sexo da criança
	
	Clonagem
	
	A maternidade substitutiva
	
	 2a Questão (Ref.: 201101465897)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As bases filosóficas da bioética começaram após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo ocidental, chocado com as práticas nazistas executadas pretensamente em nome da ciência, cria um código ético para normatizar os estudos e experiências relacionadas a seres humanos. Deste episódio, fortalece-se também a idéia que a ciência (ou qualquer outra forma de progresso) não pode ser mais importante que o homem. Assim, tecnologias e desenvolvimento técnico devem ser controlados para:
		
	 
	acompanhar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	roubar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	cindir a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	paralisar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	atrasar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	 3a Questão (Ref.: 201101588746)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Maria quer doar um rima para sua irmã, mas seu estado de saúde é muito frágil e o médico não quer liberar. Maria está muito chateada com a situação. Nesse caso,de acordo com a legislação de transplantes, podemos afirmar que:
		
	
	Maria pode procurar um outro médico particular e que não faça parte da rede do SUS para realizar a cirurgia de transplante.
	
	Maria pode doar o órgão para sua irmã independente da liberação do médico por vias clandestinas.
	 
	O médico está correto, pois não se pode promover uma doação se a mesma produzir no doador algum tipo de dano ou prejuízo a sua saúde geral.
	
	Maria pode vender o órgão para sua irmã, pois a legislação brasileira permite isso.
	
	O médico está errado, pois se deve promover a doação independente se a mesma produzir no doador algum tipo de dano ou prejuízo a sua saúde geral.
	
	 4a Questão (Ref.: 201101465886)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Ecologia Social, integrando os estudos do homem e de seus ecossistemas através da compreensão da direta correlação entre natureza e cultura, demonstra que as relações deste com a sociedade passam necessariamente pela sanidade de suas relações não só com os demais membros de sua espécie, como também pelo modo relacional que estabelece consigo próprio e com seu ambiente. O esfacelamento deste conjunto inviabiliza qualquer tentativa de:
		
	 
	desenvolvimento
	
	fracasso
	
	nivelamento
	
	atraso
	
	fechamento
	
	 5a Questão (Ref.: 201101588733)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em uma aula de bioética, o professor falou sobre o Julgamento de Nuremberg. Ana, aluna da classe, não entendeu muito bem e questionou sobre o assunto. O professor explicou que o Julgamento dizia respeito a um(a):
		
	
	Comitê de Justiça para organizar os papéis distribuídos na Guerra sobre a ética e a bioética
	
	Comitê de Contas para avaliar os gastos com a Segunda Guerra Mundial.
	 
	Tribunal militar internacional que efetuou os julgamentos dos primeiros criminosos de guerra nazistas.
	
	Tribunal de Avaliação Psicológica para avaliar psicologicamente os tenentes de Guerra.
	
	Comissão de Direitos Humanos para avaliar os tratados escritos no pós guerra.
	
	 6a Questão (Ref.: 201101595565)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ricardo é médico e para ele a atuação médica está fundamentada em dois pilares:
		
	 
	A preservação da vida e o alívio do sofrimento.
	
	A eutanásia e a distanásia.
	
	A criação de sintomas e a dificuldade do sofrimento.
	
	A eutanásia e a criação de medicamentos.
	
	Os ganhos financeiros e a construção de saúde.
	
	 7a Questão (Ref.: 201101588722)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O transplante de órgãos e tecidos implica uma sequência de eventos que, desde a doação até a efetivação do transplante, abarca alguns direitos fundamentais pertinentes ao doador e ao receptor. Ofereça argumentos que esclareçam estes direitos fundamentais.
		
	
Resposta: A doação de órgãos tem caráter gratuito. Já os direitos fundamentais em relação ao doador é a não maleficiência, ou seja, o órgão retirado não pode prejudicar a sua saúde. Em relação ao receptor é a beneficiência, ou seja, o bem a saúde que este órgão fará a ele.
	
Gabarito: Os chamados direitos fundamentais estão de tal forma relacionados à dignidade e aos direitos essenciais da pessoa: estes direitos estão associados ao direito à vida, à formação dos direitos de personalidade, à integridade física e ao direito ao corpo, em particular, à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo.
	
	 8a Questão (Ref.: 201101452576)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Maria é uma criança que nasceu de uma gestação complicada. Sua mãe é alcoólatra e vive em uma comunidade de baixa renda. Durante a gestação se alimentava mal e bebia muito. Maria nasceu com raquitismo e disfunção neurológica que pode prejudicar muito seu desenvolvimento. Ela é considerada uma criança com necessidades especiais e precisa de atenção especial no dia-a-dia; sua avó é quem cuida dela. Ofereça argumentos acerca das discussões bioéticas para atendimento a pacientes especiais correlacionando com a sentença.
		
	
Resposta: O Estado tem o dever de oferecer um atendimento digno a qualquer pessoa que precise usar os hospitais do Governo. Por ser uma criança especial é imprescindível o tratamento clínico e fisioterapeutico ajudando no desenvolvimento funcional corporal e proporcionando uma melhor qualidade de vida no seu dia-a-dia para que ela não se sinta excluída da sociedade. O objetivo é a relação vida e saúde. Com o desenvolvimento tecnológico é possivel amenizar os danos causados pelo alcoolismo e incluí-la o mais breve possível na sociedade.
	
Gabarito: A definição de paciente especial, segundo Fourniol (1998), diz respeito a todo indivíduo que possui alteração física, intelectual, social ou emocional - alteração essa aguda ou crônica, simples ou complexa - e que necessita de educação especial e instruções suplementares temporárias ou definitivamente. Na área da saúde, tornam-se mais preocupantes alguns procedimentos e cuidados aplicados a pacientes PNE¿s. Equipes multidisciplinares de modo geral conhecem melhor as necessidades destas pessoas e contam com psicólogos que auxiliam na elaboração de procedimentos, dinâmicas, no entendimento dos sentimentos do paciente e familiares envolvidos e na compreensão dos aspectos psicodinâmicos. O problema principal ainda tem sido a falta de informação e treinamento dos profissionais de saúde para lidar com estes pacientes. Há pouca informação técnica nos cursos de graduação e o número de profissionais que realiza tratamento especializado a pacientes com necessidades especiais é muito reduzido. De modo geral,os casos mais frequentes de atendimentos especiais, se dividem em três grupos: Crianças com necessidades especiais de saúde, idosos e pacientes psiquiátricos. Maria tem direito a atendimento de saúde e educação especializado e sua avó deve ter suporte e ser orientada quanto aos cuidados necessários para a manutenção da vida e o desenvolvimento de Maria.
	
	 9a Questão (Ref.: 201101595588)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um paciente deu entrada no hospital com dengue hemorrágica e necessitou ser internado na UTI, pois seu estado era grave. Levando em consideração a alocação de recursos em situações epidêmicas, é correto afirmar que esta é uma situação em que os leitos hospitalares são recursos indivisíveis homogêneos, por que:
		
	
	Somente os pacientes que entrarem com recurso no juizado especial terão direito ao leito.
	
	O mesmo leito pode ser usufruído por até 5 pessoas.
	
	O leito poderá ser usufruído por apenas 10 pessoas do grupo de pacientes, conforme legislação vigente.
	 
	Apenas um paciente pode usufruir do mesmo recurso que todos necessitam por igual.
	
	Todos os pacientes que necessitam de internação irão usufruir do mesmo leito ao mesmo tempo.
	
	 10a Questão (Ref.: 201101642795)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A abordagem contemporânea da saúde visa uma concepção mais global do ser humano, compreendendo a pessoa como um todo integrado. A atenção aos aspectos subjetivos da doença é um dos critérios do(a):
		
	
	Validação da medicina somática
	
	Valorização do modelo antigo de medicina
	
	Entendimento da multidisicplinaridade
	
	Base do hospitalocentrismo
	 
	humanização do ambiente hospitalar

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes