TDAH/ TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: OBSERVAR E ATUAR
11 pág.

TDAH/ TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: OBSERVAR E ATUAR


DisciplinaPsicopatologia6.633 materiais108.303 seguidores
Pré-visualização3 páginas
UCAM \u2013 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES 
DEUSDETH NUNES DE MELO
 
 
 
 
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: OBSERVAR E ATUAR
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CABECEIRA-GO 
2018 
UCAM \u2013 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES 
DEUSDETH NUNES DE MELO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: OBSERVAR E ATUAR
 
 
 
 
 
 
Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação Especial 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
   
 
 
CABECEIRAS-GO 
2018 
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: OBSERVAR E ATUAR
Deusdeth Nunes de Melo
RESUMO	Comment by Professor: De acordo com a ABNT NBR 6028 (2003, p.1) o resumoé um elemento obrigatório e deve ressaltar o tema/questão problema, o objetivo, a metodologia utilizada na pesquisa, o referencial teórico, bem como os resultados e conclusõesdo trabalho. É constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do artigo. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. Quanto a sua extensão os resumos de Artigos Científicos devem ter no mínimo 100 e no máximo 250 palavras. O Título Resumo entra em caixa alta, centralizado, na parte superior da folha em negrito, depois de um espaço de 1,5 entra o texto. A fonte do texto deve ser Times ou Arial tamanho 10, espaçamento simples.Atenção! O Resumo não deve conter citações. OBS:O resumo é desenvolvido em um único parágrafo; a folha de resumo é contada e numerada. A expressão Palavras-chave: deve ser em negrito. (são relacionadas de 3 a 6 palavras-chave que expressem as ideias centrais do texto, podendo ser termos simples e compostos, ou expressões características). Devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas por ponto.
O tema principal do artigo é o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) o qual é um transtorno recorrente, que ocasiona problemas e obstáculos frequentes. É considerado um problema de saúde mental, sendo um distúrbio bidimensional o qual envolve a atenção e hiperatividade/impulsividade. Esse transtorno é mais notado quando a criança inicia sua vida escolar, mostrando pouco ou nenhum comprometimento e baixo rendimento escolar. O objetivo do trabalho é conhecer um pouco sobre esses distúrbios e auxiliar professores que se depararem com alunos que possuem esses transtornos a lidar com as particularidades. Contudo é importante que o professor procure mais informações sobre o assunto, possibilitando assim buscar caminhos possíveis para trabalhar com alunos com TDAH.
Palavras-chaves: TDAH. Professores. Particularidades.
Introdução	Comment by Professor: Veja a sequência abaixo para escrever sua introdução.1º Apresente o tema, deixando claro para o leitor sobre o que se trata o trabalho, utilizando o verbo no presente do indicativo.2ºApresente também a questão problema. Relate as questões que lhe causam interesse pela pesquisa.3ºArgumente sobre a relevância do estudo, apresentando as razões que te levaram a pesquisar o tema, motivação e importância.4º Faça uma breve exposição da literatura (citação) a respeito do assunto que posteriormente será ampliada no desenvolvimento do Artigo.5º Defina o objetivo central do trabalho, mostrando o norte do estudo, ou seja, o conhecimento acadêmico desejado.6º Apresente também a metodologia utilizada e o referencial teórico.
O tema principal do artigo é o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) o qual é um transtorno recorrente, que ocasiona problemas e obstáculos frequentes. É considerado também um problema de saúde mental, sendo um distúrbio bidimensional o qual envolve a atenção e hiperatividade/impulsividade. Esse transtorno é mais notado quando a criança inicia sua vida escolar, mostrando pouco ou nenhum comprometimento e baixo rendimento escolar.
O TDAH é descrito pelo Diagnosticand Statistic Manual (DSM) IV como um problema de saúde mental, sendo um distúrbio bidimensional o qual envolve a atenção e hiperatividade/impulsividade. Esse transtorno é mais notado quando a criança inicia sua vida escolar, mostrando comprometimento e baixo rendimento escolar.
É de extrema relevância falar e entender sobre o assunto visto que é uma realidade presenciada nas escolas atuais e que precisa de comprometimento a cerca do rendimento escolar.
O jeito como um aluno se comporta é algo observável por todos os professores. No caso das crianças, isso é muito mais fácil de observar, os comportamentos por elas apresentados influenciam diretamente no aprendizado. Normalmente crianças desatentas, inquietas, impulsivas, são verdadeiros desafios para seus educadores.
É importante o diagnóstico bem elaborado, a fim de que o professor, bem como a escola e a família, possam contribuir para que o processo de inserção da criança com TDAH nos ambientes seja o menos traumático para todos, pois se entende que é uma síndrome neurobiológica e não uma escolha de comportamento por parte da pessoa.
O objetivo deste trabalho é informar os professores atuantes e futuros professores a respeito do TDAH, suas limitações e dificuldades relacionadas ao cotidiano em sala de aula. Para tal o trabalho fara um retrospectiva nos livros que delimitam o tema.
Desenvolvimento	Comment by Professor: O artigo de conclusão de curso deve obedecer a critérios da metodologia científica para garantir a fidedignidade da pesquisa e dos resultados obtidos. Para tanto, as ideias apresentadas devem ser suportadas por um bom embasamento teórico e expostas de forma clara, objetiva e articuladas de forma lógica. Lembrando que é necessário criar um diálogo entre as suas ideias e as ideias dos autores apresentados.Insira fundamentações cientificas ao seu trabalho, por meio de citações diretas curtas e longas. O ideal é que o aluno cite no mínimo 3 autores diferentes.Citação Curta:contém até três linhas; deve ser inserida no corpo do texto entre aspas. Exemplo: \u201cA ciência, enquanto conteúdo de conhecimentos, só se processa como resultado da articulação do lógico com o real, da teoria com a realidade.\u201d (SEVERINO, 2002, p. 30).Citação Longa: contém mais de três linhas, nesse caso, deve ser inserido fora do corpo do texto, em bloco, dando dois espaços antes e depois da citação, com recuo de 4,0cm da margem esquerda, espaço simples entre linhas, fonte tamanho 10 (sem aspas), alinhamento justificado. Recuo de 4 cm. Coloque no final da citação, entre parênteses: sobrenome do autor em caixa alta, com o ano e página. 
É de extrema relevância falar e entender sobre o TDAH, pois é uma realidade presenciada nas escolas atuais e que precisa de comprometimento a cerca do rendimento escolar.
De acordo com Mattos (2007), o um indivíduo com TDAH possui algumas particularidades. Para o autor ele não mantém uma mesma opinião o tempo todo, é muitas vezes indeciso, não se interessando por atividades repetitivas e pouco atrativas. Revela também que, algumas dessas pessoas são impulsivas no seu dia a dia, tendem a ter problemas na sua vida acadêmica e na sua vida profissional e familiar. Nota-se que as características atribuídas a pessoa com TDAH podem e são facilmente percebidas por olhares observadores, uma vez que são claramente atípicas aos comportamentos sociais impostos para determinadas ocasiões.
Segundo Barkley (2002), o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno real, que ocasiona problemas e obstáculos reais e que pode ser associado a um desgosto e uma irritação para as pessoas, diante da criança que apresenta os sintomas. Por apresentar atitudes e ações inesperadas facilmente o portador de transtorno de TDAH é confundido com uma pessoa de hábitos ruins, ocasionando conflitos e gerando desgastes para partes envolvidas.
De acordo com o livro escrito por um médico alemão,