Buscar

Fundações construcao de edificios

Prévia do material em texto

TIPOS DE FUNDAÇÕES
Daniela Lopes Carvalho[1: Graduanda do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Mineiros-GO – Unifimes; daniela.carvalho@marfrig.com.br]
Estefania Firmiano da Conceição[2: Graduanda do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Mineiros-GO – Unifimes; estefaniafirmiano@gmail.com]
Karolayne Alves[3: Graduando do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Mineiros-GO – Unifimes; karolaynealves939@gmail.com]
RESUMO
Com o atual avanço da construção civil e das novas tecnologias implantadas as construções crescem cada dia mais. Na construção civil as fundações são os elementos estruturais de grande importância, responsáveis pela transmissão de todas as cargas verticais e horizontais da estrutura física. Este artigo tem como objetivo demonstrar por meio de estudos e imagens quais são os diferentes tipos de fundações utilizados nos dias de hoje e como deve ser definida a utilização de cada modelo. 
Palavras-chave: Construção Civil. Fundações. Solo. 
INTRODUÇÃO
Segundo a NBR 6122/1996, os elementos de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, principalmente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação. Nesse tipo de fundação incluem-se as fundações do tipo sapata, estaca, estaca tipo broca, tubulão e outros.
Pode-se observar que existem diferentes tipos de fundações, porém para determinar qual será utilizada em um projeto, deve ser levado em consideração alguns fatores como: em qual tipo de solo que irá ser realizada a fundação, qual o tamanho do projeto que será executado, o tempo da obra, o local da obra, se tem disponibilidade de material próximo ao campo e outros.
O passo mais importante para se determinar o tipo de fundação é levar em consideração o solo em que será executada a fundação. Para esse reconhecimento, aconselha-se fazer um teste de sondagem, conhecido como sondagem à percussão ou sondagem de simples reconhecimento, o SPT (Satandard Penetration Test).
2. Fundação superficial
Fundações superficiais também podem ser chamadas de rasa ou direta, e como o próprio nome da deduz, são definidas quando as cargas da edificação são transmitidas ao solo logo nas primeiras camadas sem precisar fazer longas perfurações, por isso são consideradas fundações mais simples de ser executada e com custo mais baixo.
Porém para esse tipo de fundação ser utilizada, é necessário que o solo tenha uma boa resistência para suportar toda estrutura que estará sobre ele. Daí a importância do teste de SPT para se determinar o tipo de solo que se está trabalhando. O teste dará resultados sobre a composição das camadas do solo e sua resistência. 
3. Dois tipos de fundações
3.1 Fundações rasas
	O que caracteriza uma fundação rasa ou direta é fato da distribuição da carga aplicada pelo pilar para o solo ocorrer pela base do elemento de fundação, e a carga que é pontual no pilar é transformada e carga distribuída, de modo que o solo seja capaz de suporta-la.
3.1.1 Sapata
	Segunda NBR 6122/1996, as sapatas são elementos de fundação superficial de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas não sejam resistidas pelo concreto, mas sim pelo emprego da armadura. Pode possuir espessura constante ou variável, sendo sua base em planta normalmente quadrada, retangular ou trapezoidal.
Figura 1: Sapata
Fonte:http://konstruir.com/fototeca/tema/Cimentaciones/imagen0000000002Armado%20de%20zapata%20de%20caliz,%20para%20pilar%20prefabricado.html
3.1.2 Baldrames
Essa fundação pode ser de concreto simples ou pedra argamassada indicada basicamente para pequenas cargas, distribuídas linearmente sobre o terreno, com tensão admissível acima de 0,2 Mpa. Geralmente a viga baldrame conecta sapatas isoladas para melhor distribuição dos pesos da construção. Ela também contribui no travamento das colunas ou pilares.
Figura 2: Baldrame
Fonte: http://blogpraconstruir.com.br/etapas-da-construcao/viga-baldrame/
3.1.3 Radier
Quando a soma das cargas da estrutura dividida pela taxa admissível do terreno excede a metade da área a ser edifi cada, geralmente é mais econômico reunir as sapatas num só elemento de fundação, que toma o nome de radier. É uma sapata associada, tipo laje armada, onde descarregam todos os pilares ou outras cargas. Recorre-se a esse tipo de fundação quando o terreno é de baixa resistência e a espessura da camada do solo é relativamente profunda.
Figura 3: Radier
Fonte: http://www.sh.com.br/blog/2016/o-que-e-fundacao-radier/
3.2 Fundação profunda
Esse tipo de fundação é dividido em estacas, tubulões e caixões e são aquelas que se caracterizam por transmitir a carga ao terreno pela base, por sua superfície lateral ou por uma combinação das duas e que está apoiado em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta e no mínimo 3 metros.
			Figura 4: tipos de fundação profunda
				Fonte:http://blog.mepassaai.com.br/tipos-de-fundacoes-e-terminologia/
3.2.1 Estacas
É um tipo de fundação profunda, que utiliza de ferramentas e equipamentos sem que haja necessidade da descida do operário em nenhuma parte de sua execução. As estacas se subdividem em vários modelos, como por exemplo: estacas escavadas, estacas escavadas retangular, estacas broca, estaca raiz, estaca hélice contínua e outras. A pesar de terem vários tipos, o conceito é o mesmo, só modifica os materiais que são empregados para cada tipo de perfuração.
			Figura 5: Estacas pré moldadas de concreto
Fonte:http://www.jlfundacoes.com/engenharia-defundacoes/estacas-pre-moldadas/estacas-pre-moldadas-de-aco/estacas-pre-moldadas-de-concreto-quadrada-itu
3.2.2 Tubulões
Esse tipo de fundação se difere dos outros pois apresentam características de transmissão de carga ao sub solo diferentes das outras estacas. Elas transmitem carga para o sub solo através do contato da base com o solo de apoio. Pelo menos uma vez na etapa final é necessário a descida do operário. Essa fundação se subdivide em dois tipos, pode ser feito a céu aberto ou sob ar comprimido. 
 				 Figura 6: tubulão a ar comprimido
Fonte:http://infraestruturaurbana17.pini.com.br/solucoes-tecnicas/20/artigo271662-3.aspx
Figura 7: tubulão a céu aberto
Fonte: https://www.escolaengenharia.com.br/tubulao-a-ceu-aberto/
3.2.3 Caixões
De acordo com a NBR 6122/1996, é um elemento de fundação profunda de forma prismática, concretado na superfície e instalado por escavação interna. Na sua instalação pode-se usar ou não ar comprimido e sua base pode ser alargada ou não.
			 Figura 8: fundação tipo caixão
 Fonte: http://construindodecor.com.br/fundacoes/
4. Investigações
Para a realização de projeto e execução é necessário seguir alguns parâmetros para se ter uma garantia de eficiência no trabalho que será realizado.
Os parâmetros são: medição de águas subterrâneas, ensaios de penetração para conhecimento do tipo de solo e sua resistência, sondagens conforme a NBR9603, realização de provas de carga no terreno e análise físico química de amostras de água.
	
5. Parâmetros para escolha da fundação
Existem diversas variáveis que devem ser consideradas para a escolha do tipo de fundação. É necessário analisar os critérios técnicos que condicionam a escolha por um tipo ou outro de fundação. 
5.1 Topografia da área
A topografia da área influencia diretamente na escolha da fundação deve-se levar em consideração alguns itens básicos como: dados sobre taludes e encosta do terreno ou que possam atingir a área, carência de cortes ou aterros, características físico-químicas do solo.
5.2 Característica do maciço do solo
	As características do solo como variedade e profundidade das camadas, posição do nível d’agua, resistência, compressibilidade, existência ou não de camadas adensáveis impactam no tipo de fundação a ser construída.
5.3 Dados da estruturaA arquitetura, o tipo de construção e a utilização influenciam na decisão de fundação a ser utilizada, além disso deve-se levar em consideração a estrutura das construções vizinhas.
5.4 Aspectos econômicos
	Além do custo direto para a execução do serviço, deve-se considerar o prazo de execução. Há situações em que uma solução mais custosa oferece um prazo de execução menor, tornando-se mais atrativa. Para realizar a escolha adequada do tipo de fundação, é importante que a pessoa responsável pela contratação tenha o conhecimento dos tipos de fundação disponíveis no mercado e de suas características. Somente com esse conhecimento é que será possível escolher a solução que atenda às características técnicas e ao mesmo tempo se adeque à realidade da obra.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
O melhor tipo de fundação é aquele que se adéqua a cada tipo de solo e que suportam as cargas que serão transmitidas com segurança, levando também em consideração as construções vizinhas. O custo de uma fundação envolve uma variável importante, como o prazo da execução e os parâmetros técnicos, que determina e limitam cada escolha, assim não se pode afirmar qual é o mais econômico, pois depende muito de cada projeto.
TIPOS DE FUNDAÇÕES
Daniela Lopes Carvalho1
Estefania Firmiano da Conceição2
Karolayne Alves3
ABSTRACT
With the current advance of the civil construction and the new implanted technologies the constructions grow every day more. In civil construction the foundations are the structural elements of great importance, responsible for the transmission of all vertical and horizontal loads of the physical structure. This article aims to demonstrate through studies and images what are the different types of foundations used today and how to define the use of each model.
Keywords: Construction. Foundations. Ground.
REFERÊNCIAS
http://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/conheca-os-tipos-de-fundacoes-de-uma-construcao/
https://www.escolaengenharia.com.br/tipos-de-fundacoes/
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAtqAAL/projeto-fundacoes?part=4
http://redefederal.mec.gov.br/images/pdf/setec_orientacoes_sobre_escolha_de_fundacoes.pdf
https://docente.ifrn.edu.br/valtencirgomes/disciplinas/construcao-de-edificios/apontamentos-fundacao

Outros materiais