Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Tipos de núcleos metálicos fundidos
*Objetivos:
-Identificar os requisitos para confecção de núcleos metálicos
-Conhecer as técnicas de confecção dos núcleos metálicos.
*Nucleo: o núcleo é utilizado quando já perdeu a porção coronária. Ele da estabilidade. O dente tem que obrigatoriamente estar tratado de canal. A finalidade do núcleo é proporcionar condições adequadas de retenção e suporte contra as forças mastigatórias exercidas sobre uma restauração definitiva cimentada sobre ele. É cimentado em remanescente dental, já tratado endodonticamente.
*O núcleo é constituído de uma porção radicular(pino) e uma porção coronária.
*A porção radicular será cimentada no interior no conduto radicular e a coroa sera cimentada sobre a porção coronária. Pode usar ionômero de vidro, fosfato de zinco para cimentar o núcleo.
*Requisitos para a confecção do núcleo: 
1-Comprimento: o comprimento da porção intrarradicular deve atingir 2/3 do comprimento da raiz e a porção coronária deve ser igual ou menor a porção intrarradicular.
2-Inclinaçao: a inclinação das paredes do núcleo devem ser mais paralelas possíveis. A broca de largo, faz o paralelismo interno das paredes.
3-Diametro: o diâmetro da porção intrarradicular do núcleo metálico é importante na retenção da restauração e na habilidade para resistir aos esforços transmitidos durante a função mastigatória. Quanto maior o diâmetro, maior a retenção e resistência. Não devemos esquecer que se as paredes radiculares remanescentes forem muito finas, poderá ocorrer fratura radicular.
*Nucleos unirradiculares: são núcleos confeccionados em dentes que apresentam apenas um conduto radicular ou onde apenas um conduto sera usado para sua confecção.
*Nucleos birradiculares: devem ser observados os mesmos aspectos do unirradicular. São usados para dentes posteriores. Escolhemos o conduto mais volumoso e entramos uns 2 a 3 mm do outro so para servir de apoio.
*Nucleos trirradiculares: são confeccionados em dentes posteriores(molares), segue a mesma técnica descrita para os outros tipos de núcleo. Desobtura o mais calibroso, o da palatina, e o faz pequenas entradas nos demais.
*Tipos de núcleo: 
-Nucleo simples: é uma peça so cimentada. Temos 2 tecnicas de confecção:
Direto-indireto: faz a radiografia. Mede raiz. Prepara o remanescente coronário. Desobturar 2/3 da raiz com a broca largo. Isolar o conduto e levar o pinjet com resina duralay dentro do conduto. Aguarda um tempo e retira para não deixar a resina polimerizar por completo dentro do conduto. Esculpe a porção coronária.
Tecnica indireta: é a técnica onde o núcleo é confeccionado pelo protético. O dentista faz a moldagem do conduto com silicone de condensação ou adição, e o protético esculpe o núcleo.
-Nucleo bipartido: confeccionado em 2 porçoes quando os canais divergentes. Não se usa mais essa técnica.
*Em núcleos metálicos fundidos, não se faz desgaste nenhum de acabamento na porção radicular. Na porção coronária, faz apenas acabamento e nunca polimento.
*Ligas metálicas utilizadas:
-Ouro
-Cobre alumínio.
-Cobre zinco
-Niquel cromo
-Prata paládio
*O núcleo deve proporcionar retenção e estabilidade para uma restauração protética cimentada sobre ele.

Mais conteúdos dessa disciplina