Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO EPIDEMIOLOGIA 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIANDO APRENDIZADO 7 EPIDEMIOLOGIA 2018/2
	No Brasil, a Medicina Tropical representou um importante marco na história da epidemiologia e na sua institucionalização. As descobertas do grupo de pesquisadores da Escola Tropicalista Baiana, publicadas na Gazeta Médica da Bahia, fundada em 1866, contribuíram para questionar o ensino médico oferecido pelas tradicionais faculdades de medicina na Bahia e do Rio de Janeiro. Sobre a Escola Tropicalista Baiana e os tropicalistas, leia as afirmativas: I Os pesquisadores da Escola Tropicalista Baiana, chamados de tropicalistas, utilizavam as técnicas mais avançadas da medicina europeia, como a análise de fluidos corporais, a parasitologia e a microscopia. II Os tropicalistas associavam as doenças tropicais à pobreza, desnutrição, ausência de saneamento básico e às más condições de vida de uma forma geral, descartando a hipótese miasmática, ainda usada naquela época para explicar a etiologia das doenças. III A Escola Tropicalista Baiana, criada em meados do século XIX, ainda que não tenha se constituído em uma instituição formal de ensino, dedicou-se à prática médica e à pesquisa da etiologia das doenças tropicais. Assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	
	Somente a afirmativa III está incorreta.
	
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		A pesquisa em epidemiologia no Brasil vem crescendo e adquirindo reconhecimento científico em nível mundial, estando o Brasil entre os seis países de maior produção científica da América Latina. As pesquisas têm sido conduzidas, basicamente, para dois eixos temáticos principais que são:
	
	
	
	
	varíola e peste bubônica.
	
	
	princípios do SUS e imunologia.
	
	 
	gestão de sistemas de saúde e determinantes sociais da saúde.
	
	
	adaptação fisiológica e metabólica.
	
	
	patologia nutricional e epidemiologia genética.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		CNJ divulga dados sobre nova população carcerária brasileira 05/06/2014 em seu site: (http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/28746-cnj-divulga-dados-sobre-nova-populacao-carceraria-brasileira) A nova população carcerária brasileira é de 711.463 presos. Os números apresentados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a representantes dos tribunais de Justiça brasileiros, nesta quarta-feira (4/6), levam em conta as 147.937 pessoas em prisão domiciliar.Com as novas estatísticas, o Brasil passa a ter a terceira maior população carcerária do mundo, segundo dados do ICPS, sigla em inglês para Centro Internacional de Estudos Prisionais, do King¿s College, de Londres. As prisões domiciliares fizeram o Brasil ultrapassar a Rússia, que tem 676.400 presos. Considerando que Saúde Pública se faz para grandes massas e com ênfase na prevenção, aponte a assertiva correta quando nos referimos à população carcerária de homens no brasil:
	
	
	
	
	Todos os presos possuem consultas clinicas regulares.
	
	
	A alimentação é balanceada, colaborando para a diminuição de indivíduos portadores de Hipertensão, Diabetes, Obesidade.
	
	
	A prática de atividade física e diária, corroborando para manutenção de uma boa saúde.
	
	
	No sistema prisional existem oportunidades iguais a de todo cidadão preconizadas pela Universalidade no SUS.
	
	 
	Quando ouvimos "preso tem mais é que sofrer mesmo" esquecemos que a ausência de cuidados com a saúde, acaba fagilidando toda uma sociedade, pois existem visitas e inclusive regime semi aberto onde temos saída do preso ao convívio social e após retorno ao sistema prisional, vide doenças transmissíveis como Tuberculose.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Considerando o aumento da expectativa de vida, temos algumas consequências para o setor da saúde. Aponte a tendência que NÃO se enquadra nesse contexto:
	
	
	
	
	pacientes de longa permanência ocupando entre 10% a 25% dos leitos.
	
	
	taxa de ocupação muito alta de leitos hospitalares.
	
	
	incentivo ao incremento de serviços de reabilitação.
	
	
	desospitalização para humanizar a recuperação do paciente.
	
	 
	menor investimento nas ações de vigilância em saúde.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Para estimar os impactos provocados pelos desastres naturais sobre a saúde da população o Observatório de Clima e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) criou o Sistema de Eventos Extremos no Brasil (www.climasaude.icit.fiocruz.br). Os sistemas do Ministério da Saúde, por sua vez, fornecem informações sobre notificação e investigação de casos de doenças e agravos. Nesse contexto, assinale a única opção que NÃO representa uma ação estratégica:
	
	
	
	
	preparar os serviços de saúde para atender a demanda pós desastre.
	
	
	observar a magnitude dos eventos.
	
	
	ter dados sobre fraturas, óbitos e acidente vascular cerebral (AVC), cuja ocorrência tem aumentado depois dos desastres.
	
	 
	evitar que os eventos naturais aconteçam em determinada região/localidade.
	
	
	capacidade de saber o número de prevalência e incidência de leptospirose , hepatite A e dengue que podem estar associadas a períodos pós desastres.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		O ano de 1990 constituiu um marco para a epidemiologia brasileira devido à realização, em Campinas, do I Congresso Brasileiro de Epidemiologia e a criação do Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI). O tema do congresso foi Epidemiologia e Desigualdade Social: os desafios do final do século. Em 2011, em São Paulo, ocorreu o VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, que trouxe como tema central a Epidemiologia e seu papel na definição de políticas públicas articulado ao conjunto das demais disciplinas do campo da Saúde Coletiva. Sobre os Congressos Brasileiros de Epidemiologia são feitas as seguintes afirmações: I Os congressos oferecem a oportunidade para atualizar e rever as contribuições da epidemiologia para os diversos temas em saúde que interessam à sociedade brasileira. II Os congressos promovem a interação entre a pesquisa realizada tanto no meio universitário quanto nos serviços de saúde. III Os congressos realizados de 1990 até 2011 não ofereceram contribuições para o desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil. IV Os congressos promovem a interação das instituições acadêmicas e serviços de saúde tanto nas áreas de ensino de graduação, pós-graduação e pesquisa, quanto nas ações dos serviços de saúde. Agora, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	 
	Apenas a afirmativa III é falsa.
	
	
	As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		Sobre a pesquisa Epidemiológica no Brasil são feitas as seguintes afirmações: I A pesquisa epidemiológica brasileira vem se consolidando de forma consistente e sendo reconhecida mundialmente. II A epidemiologia brasileira tem demonstrado significativo interesse em desenvolver aplicações para o planejamento e a gestão de sistemas e serviços de saúde. III Os epidemiologistas nacionais têm investigado principalmente os problemas de saúde de grande importância social, estudando amplamente determinantes sociais da saúde. IV O Brasil tem se consolidado como o principal produtor de conhecimento epidemiológico legitimado metodologicamente sobre os determinantes sociais da saúde. Agora, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		Em 1979 foi criada a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), que embora estivesse focada na pós-graduação, sempre atuou nas questões acadêmicas e dos serviços de saúde, incluindo com destaque os temas de pesquisa, formação e intervenção da Epidemiologia. Sobre a contribuição da ABRASCO no desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
	
	
	
	
	A ABRASCO vem contribuindo para o aumento progressivo da produção científica em Epidemiologia tanto nas universidades e centros de pesquisa quanto nos serviços de saúde do Brasil.
	
	
	Os Congressos Brasileiros de Epidemiologia organizados pela ABRASCO representaram marcos para o desenvolvimento da Epidemiologia Brasileira.
	
	 
	A pesquisa no campo da saúde coletiva vem diminuindo visto que os problemas de saúde e suas relações com os determinantes políticos, sociais, econômicos e culturais não refletem o desenvolvimento da pesquisa epidemiológica.
	
	
	A preocupação dos epidemiologistas da ABRASCO com a reorganização dos sistemas de saúde e o engajamento no movimento de Reforma Sanitária, que estava em curso no país e teve seu ápice na época da VIII Conferência Nacional de Saúde, marco da criação do SUS.
	
	
	A influência da ABRASCO na melhoria das condições de saúde da população brasileira foi e continua sendo significativa.

Outros materiais