Buscar

Trabalho Artigo Toyota

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ICEC – Instituto Cuiabano de Ensino e Cultura
Curso: Administração – 7º Semestre
Trabalho Leitura do Artigo “A Toyota e o Bolo da Vovó”
Professora: Ms. Mário Sérgio Viana
Acadêmica: 
Segundo o paradigma fordista-taylorista, explique como ocorre a aprendizagem a Área de produção e qual o seu principal pressuposto.
Aprendizagem na área de Produção essencialmente da capacidade dos engenheiros em desenvolver métodos mais eficientes e eficazes de trabalho, seja por meio da análise do trabalho desempenhado pelos operadores em suas empresas ou por Bencharmarkings externos e incorporá-los aos procedimentos que deverão ser seguidos pelos operadores. O pressuposto é que todo Know How envolvido em uma determinada operação pode ser explicitado por meio de normas, fluxogramas e esquemas.
Tal pressuposto se mantém válido? Explique.
Não. Porque esse pressuposto era verdade na virada do século IX para o século XX, mas no atual ambiente produtivo, no qual a competitividade está direta, relacionada com a capacidade de resolver rapidamente problemas de alta complexidade, não é mais. Entretanto a maioria das organizações americanas e brasileiras ainda acredita nesta possibilidade. Os Japoneses em geral, e a Toyota, especificamente, não.
O que significa Conhecimento Tácito e quais são as formas de conhecimento segundo Nonaka e Takeuchi? Explique.
Conhecimento Tácito é aquele conteúdo que nós dominamos, sabemos usá-lo para produzir um resultado, mas nunca nos preocupamos em defini-lo.
As formas de conhecimento são: Exteriorização, Combinação, Interiorização, Socialização. Quando utilizado de forma conjunta e envolvendo diferentes níveis, ou seja, individual, da equipe, organizacional e interorganizacional, estas 4 formas de conversão constituíram o que os autores definem como sendo a espiral do aprendizado, como grande segredo.
Exteriorização: conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito.
Combinação: conversão de conhecimento em uma sala de aula convencional; o aluno aprendeu por meio de raciocínio lógico.
Interiorização: aluno desenvolve o próprio conhecimento tácito, no que foi aprendido na teoria; necessita de ter laboratório nas faculdades para cada área de ensino.
Socialização: processo de conversão do conhecimento direto, baseado na prática, ignorado pela abordagem fordista-taylorista, pratica nas oficinas da produção artesanal.
Expliquem porque os autores Nonaka e Takeuchi afirmam que há uma diferença de desempenho entre as indústrias japonesas e as indústrias ocidentais.
Causada principalmente pelo fato do ocidente ignorar a socialização como forma de transferência de conhecimento e achar que a exteriorização é capaz de transformar todo o conhecimento tácito em conhecimento explícito.
Após a leitura do Artigo, avaliem se a Produção Enxuta (PE) implementada pelas empresas brasileiras é diferente da PE da Toyota.
Sim. Totalmente diferentes. Vejamos: 
Os trabalhos realizados para melhoria da empresa para Toyota são os operadores acompanhados pelos supervisores. Já no Brasil são os analistas de processos ou engenheiros industriais, com contribuição dos operadores no final do processo, quase próximo da auditoria.
Considerando a formação, a Toyota contrata ensino médio completo. Já no Brasil as vezes nível fundamental.
Quanto tempo é de treinamento e como é: na Toyota são 5 meses de treinamento. Sempre acompanhado outro experiente, no Brasil varia entre 1 a 2 semanas dependendo do setor e da urgência.

Outros materiais