Buscar

apol 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A Gestão de RH é altamente estratégica para a organização e não pode ser desvinculada das demais atividades e estruturas organizacionais. Refletindo o papel da Gestão de RH, marque a seguir a afirmativa FALSA.
d - ( ) A organização não é um sistema aberto que permeia com o ambiente.
É uma tecnologia de gestão para identificar boas práticas utilizadas por empresas de sucesso para realizar atividades similares à organização. Essa descrição refere-se à definição de: Selecione uma alternativa:
a) Benchmarking.
Questão 1/5 - Liderança e Coaching
Analise o caso a seguir:
Você é o gestor de RH de uma empresa, foi aprovado pela direção um orçamento para a condução de um programa de desenvolvimento para a equipe vendas. O líder da área participará do programa e você o conduzirá. Para tanto, você opta por utilizar o método de aprendizagem em ação, estrutura estudos de casos, jogos empresariais e dinâmicas de grupo para trabalhar os temas que você levantou no diagnóstico que fez junto à equipe.
Com as informações sobre a equipe de vendas analisadas, com o desenho do projeto elaborado e aprovado pelo líder é hora de implementá-lo. Você coordenará uma série de reuniões previstas no projeto, portanto, sabe que para a condução deste programa deve seguir uma estrutura constituída por cinco etapas.
Tendo em vista o caso acima e o livro base, analise as alternativas e assinale aquela que apresenta a ordem correta das etapas que devem ser seguidas para conduzir tal programa. 
	C
	Etapa 1 - Percepção da equipe sobre seu funcionamento. Etapa 2 - Análise das atitudes vivenciadas pelos integrantes da equipe. Etapa 3 - Elaboração de um plano de ação para melhorar o funcionamento da equipe. Etapa 4 - Execução das ações elaboradas. Etapa 5 - Avaliação do processo.
Questão 2/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Estudamos que o uso adequado de ferramentas de TI (Tecnologia da Informação), pode evitar e/ou solucionar possíveis problemas associados à comunicação entre membros de um grupo, um dos grandes motivos do estabelecimento de conflitos, ainda mais se esse grupo estiver geograficamente separado.
Para a utilização adequada desta tecnologia visando a evitar ou mesmo  transformar conflitos em oportunidades de mudança se faz necessário o planejamento e, portanto, o conhecimento prévio de cada uma dessas TIs disponíveis como as suas aplicabilidades.
 Analise as colunas abaixo e faça a correlação adequada entre a nomenclatura e sua aplicabilidade:
	B
	F, D, B, A, C, E
Uma equipe de trabalho é considerada como um “[...] grupo de pessoas que possuem competências que se complementam e estão envolvidas com uma missão, objetivos de desempenho e abordagens em comum, pelos quais elas próprias se consideram mutuamente responsáveis”.
Assinale a alternativa que apresenta os estágios do ciclo de desenvolvimento, conforme apontado por Kinicki e Kreitner (2006).
Escolha uma: A - Formação – Tumulto – Normatização – Desempenho – Finalização.
No desenvolvimento da equipe do projeto, o processo olha o desenvolvimento técnico e comportamental da equipe, desta forma trata do aprimoramento das competências das pessoas, de um time integrado e de um ambiente de trabalho melhorado para a equipe toda e dessa forma atingir uma melhora em seus desempenhos. O gerente de projeto precisa estar preparado para manter, liderar, servir de inspiração, manter a motivação, ser o responsável por controlar e direcionar a equipe do projeto. As equipes passam por diferentes fases de desenvolvimento: formação, perturbação, ajuste e realização.
Analise a tabela a seguir com as diferentes fases de desenvolvimento de uma equipe:
C - 1-IV, 2-I, 3-II, 4-III. 
Para uma organização dizer que o colaborador é importante, parece motivador, mas para obter o resultado desejado, é necessário que o colaborador se veja parte integrante de uma estrutura que agrega valor à organização, clima organizacional e clientes externos. Mesmo não muito comum de encontrar nos planos de negócios, o recursos humanos é o componente mais importante da organização.
 A - 2.1.4.3.
Questão 3/5 - Liderança e Coaching
Leia o texto:
O profissional de RH ao elaborar programas desenvolvimento de equipes precisa compreender que há uma base para desenvolver equipes, alicerçada em alguns fatores (Escorsin e Walger, 2017, p. 154, Chiavenato, 2010).
O texto acima menciona que há fatores bases que alicerçam o desenvolvimento de equipes.
A partir desta perspectiva, você deve analisar as alternativas abaixo e assinalar aquela que apresenta, de forma correta, alguns dos fatores bases para o desenvolvimento de equipes.
	A
	Filosofia e missão da empresa, estrutura e sistemas organizacionais.
Questão 4/5 - Liderança e Coaching
Analise o caso a seguir:
Você é o gestor de RH da Creare - Consultoria, uma empresa inovadora que atua na área marketing, publicidade e propaganda. Os funcionários são em sua maioria jovens recém-saídos de faculdades, apesar de ter pessoas de diferentes idades, estes convivem de forma harmônica e respeitam as suas diferenças de competências. A empresa apresenta bons resultados, e, cada vez mais, ganha espaço no mercado e a confiabilidade dos clientes.  A direção pretende investir ainda mais em programas de desenvolvimento para as equipes e você, enquanto gestor de RH, precisa identificar os métodos adequados para conduzir tais programas.
Considerando as características da empresa apresentada neste caso e o livro base, avalie as afirmativas a seguir, as quais apresentam os métodos utilizados para desenvolver equipes. Você deve distinguir, entre eles, quais se mostram adequadas para desenvolver as equipes da Creare - Consultoria.
	D
	Apenas as afirmativas II, III e IV.
Questão 5/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Considerando a ética nos negócios, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Um comportamento inadequado de um de seus gestores e/ou de seus colaboradores pode colocar em risco sua credibilidade no mercado, comprometendo suas boas ações e o sucesso de seus negócios.
PORQUE
Uma empresa que se preocupa com a ética e a aplica em suas ações, mostra-se capaz de competir com mais sucesso, consegue excelentes resultados em seus negócios, além da satisfação, da motivação e o respeito dos seus colaboradores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
	D
	A assertiva II justifica e complementa a assertiva I.
Questão 1/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Questão 1/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Estudamos em nossas aulas de Gestão de Conflitos e as Técnicas de Negociação, a seguinte definição: “Gestão de conflitos é a capacidade de prever tensões, identificar as fontes, impedir o crescimento dos Desacordos e encontrar soluções satisfatórias para todas as partes envolvidas.”
Levando essa definição para as duas visões do manejo do conflito, a visão antiga e a atual, analise as afirmativas abaixo 
E depois assinale aquela alternativa que aponta a resposta CORRETA.
A – Apenas as afirmativas I e III estão corretas
Questão 2/5 - Liderança e Coaching
Questão 2/5 - Liderança e Coaching
Líder Coach: modismo ou tendência?
Os negócios tendem a exigir equipes enxutas e multifuncionais sendo conduzidas por líderes capazes de entender os Novos paradigmas que levam aos resultados esperados, e porque não, inesperados e fantásticos? Nesse caminho existe uma evolução no desenvolvimento de competências de liderança adequadas ao perfil do negócio e Cultura da empresa, que estão em constante mutação, considerando oscilações no ambiente econômico, político, social, cultural, entre outros. Dentre essas competências existe a exigência de agregar talentos à equipe. Surge então a necessidade de lapidar o líder do presente e do futuro com capacidades que permitam ser facilitador do Processo de aprendizado dos colaboradores para que eles se tornem mais proativos eajam com coesão e assertividade.
B – II APENAS.
Questão 3/5 - Liderança e Coaching
O coaching, que, muitas vezes é confundido com a consultoria, trabalha com a ideia de autodesenvolvimento profissional, Ou seja, o coach não oferece respostas diretas ao seu cliente (coachee), mas apresenta perguntas, questionamentos, ou situações para que o próprio cliente entenda quais as competências necessárias, traçando objetivos e metas para serem alcançadas.
Já o mentoring é um processo interno organizacional, conduzido por um profissional experiente, que, em geral, já passou Por diferentes níveis hierárquicos da empresa e carrega consigo um alto grau de experiência sobre aquele tipo de negócio, e que utiliza dessa experiência para desenvolver novos talentos e desenvolvê los para a organização ao qual ele trabalha, através de programas de treinamento e desenvolvimento organizacional. E o counseling é puramente um trabalho de aconselhamento. Ele ajuda as pessoas a tomarem decisões, quer de Natureza pessoal ou profissional, com base no seu profundo conhecimento sobre um tema específico.
D- II E III apenas.
estão 4/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Questão 4/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Questão 4/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Estudamos que fazer a gestão da atenção é algo importante, fundamental e necessário para a gestão dos conflitos nas organizações.
Leiam à afirmativa abaixo de Castelo Branco, Hernandes, Mesadri e Pasetto(2010):
“Considerando que há relações da atenção com questões importantes da vida das pessoas e organizações, como: consciência, conhecimento, criatividade, percepção, tomada de decisão, planejamento, fazer a gestão da atenção é fundamental para que conflitos desnecessários não aconteçam.” Agora analisem as afirmativas abaixo e depois marquem a alternativa que apresenta a resposta correta sobre o Pensamento dos autores acima citados:
E – todas as alternativas estão corretas
Questão 2/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
O cenário acelerado de mudanças e a alta competitividade no mercado, provocados pela globalização, impuseram às organizações novos desafios para sua sobrevivência. Nesse contexto, a concorrência e as dificuldades econômicas e financeiras estimularam a perda de posturas éticas nas negociações organizacionais.
A respeito da ética é possível afirmar que:
C - Ter padrões éticos significa ter futuro no mercado profissional, com parceiros e clientes fiéis e de longo prazo.

Outros materiais