AD2 Ciência e Educação 1 2017.2 para envio
2 pág.

AD2 Ciência e Educação 1 2017.2 para envio

Pré-visualização1 página
Fundação Centro de ciências e Educação a Distância do estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estados do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Avaliação à Distância 2
Disciplina: Ciência e Educação 1
Coordenador: Erivaldo Pedrosa dos Santos
Data de entrega limite:
17/10/2017
Aluna: Brígida Augusta Velasco

Matrícula nº 15212080558

Pólo: Nova Iguaçú

QUESTÕES

Hora, D., Santos, E. ao discutir a Mediação Didática na Aula 13, fazem comentários a respeito da produção de conhecimentos hoje. Quais mudanças aconteceram na década de 1990 que transformaram o Ensino de Ciências?

A escola apresentava os conceitos isolados da história, conceitos desvinculados de seus produtores, que valorizava o conceito, o resultado, sem mencionar o conceito, a pesquisa. Só a partir de 1990, os livros didáticos se preocuparam com as referências bibliográficas e históricas, assim como em apresentar seus próprios autores. Os professores passaram a construir uma nova forma de abordagem dos conceitos científicos, não esquecendo que o conhecimento escolar é resultado da luta com os diversos saberes sociais.
 �

A crise no Ensino de Ciências tem colocado para os alunos uma série de desafios dentre eles:

entender Ciência e Tecnologia como cultura.,

O desafio do professor é propiciar condições para que o aluno tenha conhecimentos de forma que os incorpore, permitindo que esse saber se construa como cultura, e é por meio da divulgação científica em espaços educativos não formais como museus e espaços educativos, aberto à população.

construir práticas interdisciplinares.

É um dilema para o professor que fica entre trabalhar um tema de forma interdisciplinar, que ajuda o aluno a desenvolver uma percepção de como as disciplinas juntas passam a fazer mais sentido para se compreender um problema ou limitar-se a aplicação dos conteúdos específicos da disciplina, construindo uma base sólida do conhecimento de ciência para depois aplicá-lo.

Discuta a seguinte contribuição que o Enfoque CTS podem trazer para a Educação Tecnocientifica: os desenvolvimentos dos artefatos tecnológicos são transformados em novos instrumentos no trabalho com os conteúdos das Ciências e das Tecnologias.

As práticas educacionais em CTS devem acompanhar a mesma direção dos trabalhos, já que em todas as temáticas estabelecidas se colocam ações educativas correlatas. Se a sociedade está preocupada com os impactos ambientais da tecnologia, é na educação que tais questões precisam ser discutidas e refletidas em primeiro lugar.

 Valor das Questões:

 Questão 01 e 03 = 3,0 pontos cada questão
 Questão 02 = 4,0 pontos

�