Buscar

Equivalentes jurisdicionais- conciliação, mediação, arbitragem e autotutela

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Equivalentes jurisdicionais: como o Estado não pode estar em todo lugar ao mesmo tempo, pois não tem o monopólio de solução de conflitos, então para isso dispõe-se de outros meios: AUTOTUTEL, AUTOCOMPOSIÇÃO E MEDIAÇÃO. 
O novo código de processo civil da ênfase na mediação e conciliação -- isso é autocomposição ---- é um meio que o estado encontrou para solucionar os conflitos e assim extinguir o processo por sentença homologatória da autocomposição.
AUTOTUTELA: 	É o sacrifício de um interesse de uma das partes, por causa do exercício da força pela parte vencedora. Força é a imposição da vontade - pode ser aspecto físico, afetivo, econômico e religioso.
Pode autotutela quando há legitima defesa, apreensão de bem com penhor legal, desforço imediato no esbulho. 
A justificativa é que pode ser usada porque o estado não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. A outra justificativa é que a autotutela é o único meio de solução de conflito que pode ser revista pelo poder judiciário- pois a autotutela não é definitiva, sempre podendo ser revista jurisdicionalmente.
AUTOCOMPOSIÇÃO: CONCILIAÇÃO= exitem dois gêneros mais comuns dentro dela: a submissão e a renúncia. 
Renúncia- o titular do pretenso direito simplesmente abdica de tal direito, assim desaparecendo o conflito.
Submissão- o sujeito se submete a pretensão contrária, mesmo que fosse legítima sua defesa;
Transação: é o meio termo para as duas partes- não tem a presença do conciliador.
Pode haver esses três institutos até mesmo durante a fase do processo judicial, o juiz homologará por sentença de mérito a autocomposição, por sentença judicial homologada;
Substancialmente o conflito é resolvido por autocomposição, mas formalmente em razãode sentença judicial homologatória, há o exercício da jurisdição.
MEDIAÇÃO= Na mediação há benefícios mútuos, enquanto na conciliação uma parte sempre tem q se sacrificar. Na mediação tenta preservar plenamente o interesse de ambas as partes. O mediador não propõe soluções de conflito, mas as conduz a descobrir formas de como remover esse conflito e chegarem a uma solução.
ART 165 §§2 e 3= versam sobre os lítigios mais adequados para cada atuação da conciliação e mediação
- para conciliação: preferencialmente quando ainda não tiver havido vinculo anterior entre as partes. Ou seja, conflito de interesses que não envolvam pessoas que têm ou terão relação continuada. Ou serve também para aquelas pessoas que só tem relacionamento por conta da lide. 
-para a mediação: é preferencial que atue em relações entre pessoas que já haviam conexão e relação, ou seja, uma relação continuada. 
ARBITRAGREM: as partes escolhem um terceiro que agirá como um árbitro e será responsável pela solução do conflito, a imposição do terceiro é impositiva, ou seja, resolve o conflito independentemente da vontade das partes.

Outros materiais