Buscar

Lista de exercicios tamara

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE FLAVONOIDES
Como deveríamos proceder em uma CCD para separar as seguintes substâncias? Cite e explique a técnica a ser empregada, fase estacionária, polaridade da fase móvel, ordem de eluição de acordo com as condições escolhidas e técnica de revelação.
Desenhe um exemplo de cada tipo flavonoídico destacando a sua peculiaridade (flavonol, flavona, flavanona, diidroflavonol, isoflavona, aurona, biflavonoide, chalcona)
Esquematize a via biossintética dos flavonoides enfatizando os principais precursores, tipo de via, principais reações, blocos construtores, padrões de oxidação.
Explique o que caracteriza cada uma das seguintes etapas de análise dos flavonoides, exemplificando com alguma técnica estudada e enfatizando a sua diferença em relação às demais (ex: identificação – CCD; dosemento – espectofotometria (construção de uma curva de calibração)):
Extração
Caracterização
Identificação
Doseamento
Os agentes de deslocamento como o cloreto de alumínio são muito utilizados para a identificação e doseamento dos flavonoides através da fluorescência. Explique como esses agentes (fluorescência, efeito batocrômico, espectro de absorção de um flavonoide, bandas benzoíla e cinamoíla) auxiliam na identificação dessa classe de compostos. Explique também as diferenças (intensidade e comprimento de absorção) entre as bandas observadas para os diferentes tipos flavonoídicos (slide 52).
Os flavonoides são conhecidos devido a sua vasta aplicação terapêutica (antioxidantes, antiinflamatorios, antitumorais, antitrombóticos, etc). Cite alguma planta rica em flavonoides que é utilizada popularmente e explique sua atividade farmacológica.

Outros materiais