Buscar

Prova 2 - parte resolvida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

� �
SEGUNDA AVALIAÇÃO – RAD1306 - Finanças Internacionais 
Questão AUTONUM Explique o que é Exposição Operacional e destacando a diferença com a exposição de transação.
Mede qualquer mudança no valor presente da empresa resultante de mudanças em futuros fluxos de caixa operacional causado por qualquer mudança inesperada na taxa de câmbio. 
Exposição de transação e exposição operacional se diferem em relação a quais fluxos de caixa são observados e por que mudam quando a taxa de câmbio muda.
Questão AUTONUM Há diversas estratégias que as empresas podem adotar de forma a reduzir o impacto da exposição operacional. Cite as estratégias, classificando em operacionais das financeiras, e explique 2 de cada tipo.
	Diversificação das operações (diversificar receita, fornecedores, despesas, etc.);
	Financiamentos de dívidas (capital de terceiros) ou capital próprio;
Alteração nas operações (politicas operacionais como operar em paraísos fiscais, alterar momentos de operações);
Alterações nas politicas de financiamento (hedge natural, empréstimos, casar moedas e fluxos, combinar empréstimos para obter vantagens nas condições e credito fácil).
 
Questão AUTONUM Explique porque uma empresa que possui atuação diversificada pode apresentar vantagens competitivas sobre uma de atuação apenas local.
Questão AUTONUM Cite e explique 2 instrumentos de captação internacional, sendo 1 referente a capital próprio e 1 a capital de terceiros.
	Troca de fluxos de caixa (SWAP) e empréstimos casados.
	
Questão AUTONUM Há uma sequência de etapas para internacionalização que normalmente garante o sucesso ao acesso aos mercados globais. Cite e explique qual é esta sequência e as características de cada uma que auxiliam o processo de internacionalização.
Questão AUTONUM Em 2000 a Embraer fez uma parceria com o governo chinês para um centro de distribuição de peças. No final de 2002, criou uma joint-venture com duas empresas chinesas controladas pelo governo para produção de aviões na china. Atualmente está construindo uma greenfield em Melbourne (EUA) para produção de aviões. Apresente as vantagens e desvantagens de cada uma destas estratégias.
Uma das principais vantagens da joint venture é que as empresas envolvidas partilham os riscos e custos dos projetos, o que é essencial tendo em conta que muitos desses projetos requerem um grande investimento na fase inicial. No entanto, a joint venture pode representar um maior risco de fracasso dos objetivos, porque a dinâmica de trabalho entre duas empresas distintas é sempre mais complicada, e a empresa menos competente poderá ser um empecilho para o sucesso do projeto.
	Os investimentos greenfield são aqueles que envolvem projetos incipientes, ainda no papel. Em vez de investir em uma joint venture ou na aquisição de uma empresa já atuante no setor, o investidor, nesse caso, coloca seus recursos na construção da estrutura necessária para a operação. Esse tipo de negócio é escolhido em três situações: quando o mercado é novo; quando não se chega a um acordo com relação a uma aquisição ou joint venture; ou quando os custos para a aquisição ou joint venture inviabilizam essas opções.
Questão AUTONUM \* Arabic Explique o que é um Swap de moedas, apresente suas principais características e explique porque pode ser utilizado para proteger da exposição operacional? 
É um intercambio de fluxos de pagamento com pagamentos de juros de capitais em moedas diferentes com uma taxa de câmbio acordada. Semelhante ao empréstimo casado, as trocas de fluxo se dão por intermédio de operadores de swap (banco), minimiza os riscos de moeda e permite um acesso mais barato às moedas estrangeiras correspondentes. Dessa forma, o valor da empresa é preservado.
Questão AUTONUM \* Arabic Considerando que um investidor possui uma aplicação no valor de R$ 200.000 pré-fixada a 25%aa para seis meses e decide convertê-la em pós-fixada. Explique a motivação para fazer isso, descreva como é possível implementar esta decisão utilizando o mercado de juros futuro. Apresente os resultados em 3 cenários possíveis para a taxa de juros, considerando valores acima, igual e abaixo de 25%aa, destacando os resultados da aplicação, do contrato no mercado futuro e da operação consolidada.
BOA PROVA

Outros materiais